Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / TRISTE

Luto! Diretor de 'Chiquititas' e 'Carrossel', Luiz Antônio Piá morre aos 81 anos

Diretor de novelas consagradas morre após sentir fortes dores; velório está acontecendo nesta quarta-feira (13) em Santana de Parnaíba

Renata Garre

por Renata Garre

rnogueira_colab@caras.com.br

Publicado em 13/09/2023, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luto! Diretor de 'Chiquititas' e 'Carrossel', Luiz Antônio Piá morre aos 81 anos - Reprodução/SBT
Luto! Diretor de 'Chiquititas' e 'Carrossel', Luiz Antônio Piá morre aos 81 anos - Reprodução/SBT

Triste notícia! O diretor Luiz Antônio Piá, conhecido por comandar novelas de sucesso nas principais emissoras de televisão do Brasil, morreu na última terça-feira (12), aos 81 anos. O velório está acontecendo nesta quarta-feira (13) em sua cidade natal, Santana de Parnaíba, Região Metropolitana de São Paulo, ao lado do cemitério municipal, desde às 10h.

As informações são do perfil do MBRTV (Museu Brasileiro de Rádio e Televisão). Vale lembrar que a causa da morte ainda não foi divulgada, porém, familiares relataram que Luiz Antônio havia fraturado o fêmur e vinha sofrendo com fortes dores na perna nos últimos meses. 

Nascido em 9 de dezembro de 1941, Luiz Antônio Tupinambá Teixeira Braga se dedicou a vida inteira à arte e televisão, suas grandes paixões. Ele iniciou a carreira na Globo e entre 1979 e 1984 dirigiu novelas, seriados e minisséries na emissora carioca, como Plantão de Polícia, Lampião e Maria Bonita,Bandidos da Falange, Eu Prometo e Partido Alto.

Na sequência, realizou alguns trabalhos na Record TV e na extinta Manchete. No canal de Edir Macedo, comandou a novela Estrela de Fogo (1998) e as minisséries Do Fundo do Coração (1998) e O Desafio de Elias (1997). Na Manchete, esteve à frente de A Turma do Arrepio (1997) e da novela Mania de Querer (1986).

Depois, em sua primeira passagem pelo SBT, dirigiu as novelas Maria Esperança, Os Ricos Também Choram e Esmeralda entre 2004 e 2007. Em seguida, foi contratado pela Band, onde comandou os folhetins Água na Boca (2008) e Dance Dance Dance (2007).

Por fim, Piá voltou para o canal de Silvio Santos em 2009 e dirigiu Corações Feridos, Amor e Revolução, Uma Rosa com Amor e Vende-se Um Véu de Noiva. Entre 2012 e 2015, emplacou sucessos infantis, como Carrossel, Chiquititas e Cúmplices de um Resgate.

PERDA NO JORNALISMO 

O Brasil perdeu uma referência do jornalismo na última quinta-feira (7): Raimundo Varela. Apesar da causa da morte ainda não ter sido revelada, o que se sabe até o momento é que ele estava internado há mais de uma semana em um hospital localizado em Salvador, na Bahia.

Vale lembrar que Raimundo Varela ficou conhecido após criar o famoso noticiário Balanço Geral, um dos mais assistidos na Record. Antes de se dedicar à comunicação, ele chegou a atuar em profissões distintas, como peão e até jogador de futebol. 

Em 2026, Varela passou por um transplante de rim e fígado. Mais tarde, em 2020, 14 anos depois do procedimento cirúrgico, ele deixou o comando do Balanço Geral, mas continuou no programa como comentarista dos acontecimentos informados na atração.