Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / Emoção!

Gugu Liberato: família divulga carta lida em cerimônia antes da doação dos órgãos

Família de Gugu emociona ao revelar conteúdo de carta escrita para a hora da doação dos órgãos

Redação Contigo! Publicado em 24/11/2019, às 16h39 - Atualizado às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gugu Liberato: família divulga carta lida em cerimônia antes da doação dos órgãos - Record
Gugu Liberato: família divulga carta lida em cerimônia antes da doação dos órgãos - Record

A família do apresentador Gugu Liberatocomoveu os fãs na tarde deste domingo (24) ao divulgar uma nota oficial com as informações mais recentes sobre a última despedida.

Desta vez, os familiares divulgaram as cartas que foram lidas no ritual realizado pelo hospital antes da doação dos órgãos.

Os médicos pediram para os familiares escreverem uma carta que seria lida na sala de cirurgia antes da retirada dos órgãos. Na mensagem, os familiares decidiram escrever em primeira pessoa, como se fosse Gugu agradecendo pela vida que teve e pela oportunidade de ajudar outras pessoas que estão na fila do transplante.

Para começar, leia a carta escrita pelo hospital para a família:

“Momento de honra, neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas.  Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida.  Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos.  Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro.  Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”

Agora, confira a carta escrita pela família, em primeira pessoa:

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.

Aos meus familiares eu agradeço por terem  realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu”

A nota à imprensa ainda revelou que a família teve a vontade de doar algum dos órgãos do apresentador para um paciente brasileiro, mas o pedido não pode ser atendido. "Receptores dos órgãos: Familiares de Gugu perguntaram à equipe médica se seria possível doar algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, porém foram informados que não seria possível por questões da distância e tempo de conservação dos órgãos doados. A doação de órgãos era um desejo do apresentador e poderão beneficiar cerca de 50 pessoas". 

Na sequência, a família informou sobre o translado do corpo e os tramites legais. 

"Terminada a cirurgia de retirada dos órgãos, o corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos (o equivalente ao IML no Brasil) onde, por lei, são encaminhados todos os corpos de falecidos de morte não natural. Nesse local um médico legista fará o exame necessário. Nossa expectativa é que esse exame deve ser feito amanhã (segunda-feira). Somente depois disso será liberado para a retirada pela agência funerária, possivelmente no período da tarde.

Ainda não temos mais informações sobre os próximos passos: dia e horário da liberação do corpo na funerária, translado para o Brasil, velório e sepultamento. Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, João Augusto Liberato, 18 anos, é quem assina todos os papeis referentes as autorizações para os tramites necessários".