Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / Pegou mal

Globo é acusada de yellowface em 'Cara e Coragem' e atriz contratada critica: "Assim fica difícil"

Pegou mal: Globo faz cena sem atores asiáticos e é acusada de yellowface nas redes sociais; entenda

Leandro Fernandes Publicado em 05/08/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Globo é acusada de yellowface em 'Cara e Coragem' - Reprodução/TV Globo
Globo é acusada de yellowface em 'Cara e Coragem' - Reprodução/TV Globo

A Globo está sendo acusada de fazer yellowface na novela Cara e Coragem.

Nesta quinta-feira (04), a influenciadora Bruna Tukamoto publicou um vídeo em que critica a decisão da emissora de fazer uma sequência na novela em que Paolla Oliveira e Marcelo Serrado interpretam dublês de Bruno de Luca e Ana Clara, que por sua vez estão interpretando personagens asiáticos.

"Pat e Moa serão convocados para uma nova gravação em #CaraECoragem. Desta vez, eles serão os dublês de ação de ninguém mais, ninguém menos que Ana Clara e Bruno de Luca, num set todo inspirado na cultura oriental. Eu já amei", diz a publicação feita pelo Gshow nas redes sociais.

Bruna critica o uso da palavra "oriental", que é considerada racista por si só, e aponta o absurdo de, mais uma vez, colocar atores brancos em papéis que poderiam ser de atores asiáticos. "Todos os atores são brancos. Como vocês podem perceber, eles estão 'fantasiados' de 'orientais', que é um termo bem problemático, inclusive'", criticou.

"Um caso claro de yellowface, né?", completa, e sugere, irônica: "Já que não tem elenco amarelo pra isso, melhor não fazer essa cena". A atriz Ana Hikari, contratada pela emissora e que acabou de fazer a novela Quanto Mais Vida Melhor, também se indignou:

"Assim fica difícil de te defender", disparou nas redes sociais. Depois, ela publicou emojis de palhaço e soltou: "Esse emoticon é a minha foto do crachá de atriz contratada da casa cada vez que a empresa faz uns yellowface/whitewashing/abordagens racistas e eu tenho que fingir que tá tudo certo".

Ela completa: "Lembrando que isso nao é um ataque pessoal a nenhum ator ou atriz ok? Essa questão é muito maior do que uma questão individual".

A cena ainda não foi ao ar na novela das sete. Entramos em contato com a assessoria da Globo, mas até o momento não tivemos resposta. Confira:

NO SUSTO

A apresentadora Ana Maria Braga precisou armar um esquema às pressas para conseguir homenagear o apresentador, humorista e escritor Jô Soares.

É que o Mais Você exibido nesta sexta-feira (5) está gravado. Assim, ela precisou correr para a Globo, onde entrou ao vivo. O esclarecimento foi realizado no encerramento do Encontro. 

"O Mais Você de hoje é gravado, mas ela vai, no final, dar um recadinho ao vivo para esse momento tão emblemático e emocionante da televisão brasileira", disse Manoel Soares.