Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / PODCAST

Da Antiguidade ao pioneirismo da TV Globo: 5 curiosidades sobre a tecnologia

Saiba mais sobre a evolução da comunicação através da mídia e confira também curiosidades surpreendentes

Pâmella Gomes, sob supervisão de Victória Gearini Publicado em 03/08/2022, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Gerd Altmann por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Gerd Altmann por Pixabay

Sabemos que a mídia vem dominando cada vez mais o meio de comunicação. Tudo sobre as noticias, conhecimentos e informações estão baseadas na tecnologia. A cada ano que passa a troca de informação nas revistas, jornais, e TV vem ganhando força através da internet.

No entanto, você já parou para pensar em como tudo isso aconteceu? De onde surgiu tanta tecnologia que hoje é tão importante para o nosso dia a dia? Pensando nisso a Contigo!, separou 5 curiosidades sobre este tema. Confira abaixo:

1. Placas de argila

Antigamente para registrar a comunicação, tudo era feito através de placas de argila, ou seja, toda leitura sobre os assuntos do momento acontecida de forma gratuita. Para vocês terem uma ideia, era como se fossem recebidos, porque tudo era debatido na rua. Só na Idade Média, a carta se tornou o meio de comunicação mais utilizado entre os nobres, em especial comerciantes, banqueiros e governantes. 

2. Programação limitada

Com o passar do tempo à comunicação se tornou um elemento muito forte, conquistando espaço através do impresso, da rádio, televisão, internet e mais recentemente por meio das redes sociais. Contudo, no começo existiam apenas 7 mil TV's no Rio de Janeiro e em São Paulo e a programação era limitada, pois somente das 17h às 22h a grade estava em operação. 

3. O grande sucesso

Em 1956, por exemplo, cerca de 1,5 milhão de aparelhos de televisão foram vendidos, sendo um grande sucesso no Brasil. No entanto, no início as imagens eram exibidas em preto e branco, bem diferente do que vemos nos dias de hoje.

4. A influência da Copa do Mundo 

Poucas pessoas sabem, mas a Copa do Mundo já foi responsável por diversos avanços. No Brasil, a TV em cores chegou por volta da década de 1970 e diante desse evento, as vendas de televisores aumentou no país.

5. Pioneirismo da TV Globo

Ao longo dos séculos, a mídia vem se reinventando e avançando nos mais variados contextos. Para vocês terem uma ideia, a TV Globo foi a primeira emissora a operar em rede. Isto é, foi pioneira em uma mesma programação que passou a ser exibida em mais de um estado.

Gostou de saber mais sobre a revolução da tecnologia? Então para saber mais curiosidades sobre os avanços da mídia ouça agora o podcast oficial da Contigo!, disponível nas melhores plataformas de áudio do país. 

Fique por dentro, ainda, de outros episódios inéditos. Clique aqui!

Ouça o episódio: 


CINEMA / PODCAST

Você sabia que o cinema brasileiro tem uma ampla lista de filmes premiados na história? Ao longo dos anos a cinematografia nacional vem surpreendendo e mostrando o quanto cresceu no segmento. E pensando nisso, com grandes produções indicadas na categoria de Melhor Filme, a Contigo! separou uma lista com 10 filmes brasileiros mais premiados que você precisa conhecer. Leia mais aqui!