Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Carreira

Símbolo de representatividade, relembre os principais trabalhos de Chica Xavier

Com mais de 60 anos de carreira, a atriz interpretou personagens marcantes na telinha, confira

Redação Contigo! Publicado em 08/08/2020, às 16h39 - Atualizado às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com mais de 60 anos de carreira, a atriz interpretou personagens marcantes na telinha, confira - Reprodução/TV Globo
Com mais de 60 anos de carreira, a atriz interpretou personagens marcantes na telinha, confira - Reprodução/TV Globo

Hoje é um dia triste para a teledramaturgia.

Na manhã deste sábado (8) faleceu a atriz Chica Xavier, aos 88 anos, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Com mais de 60 anos de carreira, a artista era símbolo de representatividade para gerações de atrizes e atores negros e seus diversos trabalhos na televisão e teatro abriram caminho pra que outros artistas pudessem brilhar.

Em 2013, a artista foi homenageada pela escritora Teresa Montero com a biografia, Chica Xavier: Mãe Do Brasil, que conta a trajetória de sucesso da atriz.

Chica Xavier, que estudou teatro no Rio de janeiro, estreou na peça Orfeu da Conceição, em 1956. Na televisão chegou pouco tempo depois, em 1973, na novela Os Ossos do Barão.

A partir disso, a artista viveu mais de 50 personagens, relembre alguns de seus maiores destaques:

1 - Em 1986, Chica Xavier viveu a personagem Virgínia, a Bá, em Sinhá Moça. Uma mulher bondosa, sensivel e respeitosa, que salva, ainda recem-nascida, Sinhá Moça, que acaba se apegando a menina.

2 - Em Pátria Minha, de 1994, a artista foi Zilá de Paiva Rangel, prima de Isaura, que trabalhava como servente na escola de Marina (Remée de Vielmond).

3 - Em Força de um Desejo, de 1999, viveu uma escrava da fazenda do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), onde tinha posição invejável.

4 - Em 2002, Chica Xavier deu vida a personagem Nhá Rita, na novela Esperança, e contracenava ao lado de Marcos Palmeira.

5 - Na novela A Lua Me Disse, de 2005, a atriz interpretou Dionísia da Mata, uma cozinheira e grande amiga de Maria Regina (Maitê Proença).

6 - A atriz participou da novela Duas Caras, em 2007, como Dona Setembrina e contracenava com Antônio Fagundes Flávia Alessandra.