Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / segredo!

Renascer: João Pedro encontra facão do pai e assusta José Inocêncio

Após ser rejeitado, João Pedro encontra facão do pacto do pai e assusta José Inocêncio com história em 'Renascer'; saiba mais

Naomi Magalhães

por Naomi Magalhães

nmagalhaes@caras.com.br

Publicado em 02/02/2024, às 21h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renascer: João Pedro encontra facão do pai e assusta José Inocêncio - Reprodução/TV Globo
Renascer: João Pedro encontra facão do pai e assusta José Inocêncio - Reprodução/TV Globo

Ao 10 anos, João Pedro já entenderá muito bem o desafeto que recebe de José Inocêncio (Humberto Carrão) em Renascer, apesar de não aceitar tão bem assim a situação. Por isso, ao encontrar o Jequitibá-Rei onde o pai cravou seu facão, o menino se sente tentado a puxar a arma e quebrar a promessa do grande fazendeiro.

O caçula de Inocêncio se deparará com a árvore após fugir de casa enquanto estava de castigo. Ele logo reconhecerá o objeto cravado na terra das histórias que o mais velho contava para os irmãos e ficará encantado. “É ele... o facão de painho. Então num era causo... era verdade! E também deve de sê verdade que depelaro ele...”, dirá o garoto, admirado. 

Observando a árvore, João se lembrará de várias histórias que escutara do pai, considerando todas verdadeiras. Assim, o garoto lamenta a antipatia de José por conta da morte de Maria Santa (Duda Santos). “E que ele num gosta d’eu porque matei mainha, quando nasci...”, reflete, olhando com ódio para o facão. “Então é verdade que, se eu rancá o facão dele daqui, vô matá ele que nem matei mainha!”, declara ele, que toma o facão entre as mãos. 

Momentos depois, João retorna para casa e é repreendido por Deocleciano (Adanilo). Ao se deparar com a cena, José chama atenção do filho e o amigo tenta acalmar o fazendeiro, que dá um fora em Deocleciano. Assim, uma nova discussão entre o pai e o filho começa e João Pedro surpreende ao dizer que ele pode lhe bater se quiser. “Se matei mainha, mereço mais é apanhá!”.

José se assustará com a afirmação do garoto e Inácia (Edvana Carvalho) também repreende o menino, mas João será firme em sua declaração. “Mais é verdade... Que nem sêo José Inocêncio mato coroné Belarmino e coroné Firmino”, exclama o mais novo. Todos ficam perplexos e José Inocêncio não saberá o que dizer.

Quando o menino já estiver no quarto sozinho, o fazendeiro chega e pede para conversar na paz com o garoto. Curioso, José questiona onde o filho escutou que ele matou os dois coronéis. “Ôvi um dia... lá na venda de sêo Norberto”, responderá a criança. Em seguida, João promete que não contará para ninguém, mas Inocêncio faz questão de afirmar que não fez isso e pede para mudarem de assunto. “Vá se deitá, filho”, pedirá o pai.

Ser chamado de filho emocionará tanto o garoto que ele decide revelar o que encontrou na floresta. José estará prestes a sair quando João o chama, dizendo que esteve na clareira. “Do Jequitibá Rei... das história que o sinhô contava pros mano. Fui lá e procurei o facão que o sinhô diz que enterrô por lá...”, começará. José interromperá, dizendo que essa é outra história que não quer que fiquem falando por aí. “Seu facão ‘tarra lá... fincado no chão ‘inté o cabo... como o sinhô disse”, continua João.

Surpreso, o fazendeiro questiona se o filho viu o facão e o garoto resolve ser honesto com o mais velho. “Tive vontade de rancá ele de lá, mais me deu medo”, confessa. Ao ouvir o pai perguntar o motivo do medo, João declara: “De quebrá a promessa e painho morre”. Inocêncio ficará balançado com a declaração do filho, mas disfarçará.

“Você leva muito à sério as bobagens que o teu painho inventa. Mas, seja como for, vâmo dexá aquele facão quéto no canto dele. E que ninguém mais saiba da sua existência, tâmo combinado?”, conclui o fazendeiro. Animado com a conversa, João concordará.

José Inocêncio encontra novo amor e pede Mariana em casamento

Após a morte de Maria Santa (Duda Santos), José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) fecha o coração para novas paixões em Renascer. No entanto, a chegada de Mariana (Theresa Fonseca) mudará os sentimentos do mais velho.