Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Relembre

Novela 'Fascinação' estreava há 23 anos no SBT para bater de frente com a Globo; veja como está o elenco hoje

A trama escrita por Walcyr Carrasco ganhou destaque na época por seu enredo romântico; veja

Redação Contigo! Publicado em 25/05/2021, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A trama escrita por Walcyr Carrasco ganhou destaque na época por seu enredo romântico; veja - Reprodução/SBT
A trama escrita por Walcyr Carrasco ganhou destaque na época por seu enredo romântico; veja - Reprodução/SBT

Há 23 anos, estreava no SBT a novela Fascinação, escrita por Walcyr Carrasco. Com Regiane Alves, Marcos Damigo, Caio Blat e Mariana Ximenes, a trama foi lançada às pressas para o horário nobre da emissora para competir com a concorrente Torre de Babel, de Silvio de Abreu, na Globo. A aposta acabou dando certo e o sucesso foi inegável. 

O autor desenvolveu a novela para o SBT após escrever Xica da Silva (1996/97), exibida pela Rede Manchete com grande sucesso. No entanto, o autor era contratado da emissora não como autor e sim como assessor de teledramaturgia, onde analisava capítulos de novelas mexicanas e dava seu parecer quanto a serem ou não aproveitadas pela emissora.

Ao ser questionado por Sivio Santos sobre o motivo de escrever uma trama para a concorrência em segredo – ele assinou com o pseudônimo Adamo Angel –, Walcyr declarou a vontade de desenvolver novelas e que não havia tido essa oportunidade até ali. Ele então recebeu o aval do Homem do Baú que autorizou que ele criasse uma história nova.

Segundo Walcyr Carrasco, Fascinação foi pensada como uma alternativa romântica. Ele acredita que a trama pode ter conquistado a audiência "órfã" de Por Amor, a novela anterior a Torre de Babel.

"Por Amor' era um melodrama romântico, como a novela do SBT, e tinha alguns traços das tramas mexicanas. 'Torre de Babel' só voltou a ter bons índices de audiência depois que se tornou mais romântica", disse Carrasco, em uma entrevista na época para a Folha de São Paulo.

Após pouco mais de duas décadas de sua estreia, muita coisa mudou. Separamos um antes e depois do elenco de Fascinação para você matar a saudade. Confira:

Regiane Alves

A atriz interpretou a mocinha Clara. Atualmente, a artista pode ser assistida na reprise de A Vida da Gente, na Globo.

Marcos Damigo

O artista viveu o galã Carlos Eduardo, par romântico de Regiane Alves. O ator está fora da TV desde 2016, quando participou de um dos episódios de O Outro Escritor, pelo Canal Futura. Atualmente se dedica ao cinema.

Heitor Martinez Mello

O ator interpretou o vilão Alexandre na trama. Seus últimos trabalhos foram na Record TV, em 'Gênesis', 'Amor sem igual', 'O Rico e Lázaro'  e 'Os 10 Mandamentos.

Glauce Graieb

A atriz viveu a vilã Melânia, mãe de Carlos Eduardo. Seu mais recente trabalho na TV foi na novela infantil Carrossel (2013).

Samantha Monteiro

A artista teve destaque na trama ao interpretar Berenice, esposa de Carlos Eduardo. Longe da TV, a atriz já declarou vontade de voltar a atuar.

Míriam Mehler

A atriz deu vida a personagem Guiomar. Aos 84 anos, a artista comenta sobre o desejo de voltar às telinhas.

Mariana Ximenes

Ximenes interpretou a jovem Emília, prima de Berenice. Atualmente, a atriz está escalada para a trama de época da Globo, Nos Tempos do Imperador.

Caio Blat

O ator viveu Gustavo, irmão de Carlos Eduardo e filho de Melânia. O artista está no elenco de Império, novela reprisada atualmente, na Globo.

Luiz Carlos de Moraes

O veterano deu vida a Manoel Gouveia, padrinho de Berenice. Atualmente, o ator está longe da TV.

Ademir Zanyor

O artista foi Malaquias, advogado de Clara que sempre a ajudou. Hoje, ele deixou tudo para trás por um chamado maior: se converteu à igreja evangélica.