Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Análise

Bom Sucesso: Trama mostrou a força criativa que emerge do subúrbio

Na novela das 7, o carnaval, a literatura e o sonho driblam as mazelas da vida cotidiana

Gustavo Assumpção Publicado em 24/01/2020, às 12h18 - Atualizado às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bom Sucesso: novela mostrou a potência criativa da vida no subúrbio - Reprodução
Bom Sucesso: novela mostrou a potência criativa da vida no subúrbio - Reprodução

O que faz de uma novela uma boa novela? Boas atuações, um texto sólido, uma direção segura e um desenvolvimento consistente dos personagens são elementos que, objetivamente, ajudam a construir uma boa trama.

Mas, há um elemento na linguagem folhetinesca que é mais subjetivo e só é observado com um olhar atento pelas frestas: a capacidade que uma história melodramática tem de despertar um diálogo com a vida cotidiana do público que a vê. Como um produto para as massas, as novelas, vez ou outra, tem essa capacidade mágica de projetar sonhos e aspirações, sobretudo daqueles que são o principal público consumidor.

Esse é o caso de Bom Sucesso.

Embora tenha como tema central a necessidade de enxergar a morte como parte do caminho natural da vida, não há como não afirmar que a vida suburbana é central  na trama. Do nome da própria novela (referência ao bairro no qual a trama se desenrola, um reduto cultural da Zona Norte do Rio), às referências ao universo das escolas de samba, a trama é uma afirmação da criatividade que emerge das dificuldades.  Novela não é realidade e, por isso, não deve ser encarada como um recorte do real. É sonho, exagero, por isso está em outra dimensão: um lugar sempre particular em que tudo parece possível, para o bem e para o mal.

Por isso é tão feliz o diálogo com os livros e a folia. Assim como a literatura, e a capacidade de transpor em palavras as dores e os sentimentos mais íntimos, o carnaval é a potência que permite uma catarse onírica, uma vontade de viver uma outra vida, uma chance de inverter a lógica. A costureira no alto de uma alegoria é o símbolo de um povo que faz festa porque a vida é difícil.

"Você me fez recuperar as coisas essenciais da vida. A beleza do por do sol, a poesia do samba, o amor pelos meus filhos, a paixão, o prazer de descobrir algo novo mesmo num livro que eu já li muitas vezes. A sua paixão pela vida me contagiou. Me deu os melhores dias que eu já vivi", disse Alberto para Paloma no penúltimo capítulo da trama.

Bom Sucesso foi sobre sonhar. É o sonho que é permite a reinvenção da vida e ressignificação da morte.