Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / SERÁ QUE AGUENTA?

'Amor de Mãe': Interrupção será teste de fogo para trama de Manuela Dias

Analisamos: Será que 'Amor de Mãe' consegue se manter após ficar meses fora do ar?

Leandro Fernandes Publicado em 16/03/2020, às 16h34 - Atualizado em 01/05/2020, às 22h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Amor de Mãe' enfrenta prova de fogo para manter audiência após interrupção - Reprodução/TV Globo
'Amor de Mãe' enfrenta prova de fogo para manter audiência após interrupção - Reprodução/TV Globo

E chegamos ao ponto crítico: Amor de Mãeficará fora do ar por tempo indeterminado. Será que a novela tem fôlego para segurar o público mesmo com um hiato longo?

O movimento inédito da Globo vai separar a novela em duas "temporadas": a primeira termina ainda nesta sexta-feira (20). Com o cancelamento das filmagens, devido ao novo coronavírus, a trama de Manuela Dias não terá novos capítulos até que a situação se normalize, o que pode levar até dois meses, de acordo com projeções.

A decisão é, indiscutivelmente, uma bomba para a audiência da emissora carioca. Amor de Mãe finalmente conquistou os lares brasileiros, depois de patinar nos primeiros meses. Com uma audiência surpreendentemente estável, as histórias de Thelma (Adriana Esteves), Vitória (Tais Araújo) e Lurdes (Regina Casé) têm conseguido repercutir e não se distanciam muito dos números alcançados pela antecessora, A Dona do Pedaço, um sucesso absoluto de público.

Uma parada súbita como essa vai, inevitavelmente, derrubar os números da Globo. O público que assiste a novelas não está acostumado a esperar meses para continuar assistindo à mesma história - esse é um traço das séries que, mesmo para aqueles que se viram seduzidos pelas produções televisivas americanas através do streaming, não é fácil de digerir. Afinal, na Netflix há catálogos completos de séries, da primeira à última temporada.

Mais cedo nesta segunda-feira (16), a colunista Patrícia Kogut informou que a Globo vai reprisar a novela desde o início. A tática pode até funcionar: se o povo brasileiro seguir as recomendações e ficar em casa, haverá mais gente para ver a novela desde o primeiro capítulo. Mas quem já estava acompanhando vai ficar sentado no sofá revendo tudo aquilo? Outra parte do dilema poderia ser a substituição por séries inéditas no horário, que também foi uma possibilidade levantada - o que provavelmente seria ainda mais prejudicial, dando a impressão de uma "quebra". O público de novelas, afinal, está acostumado com a constância.

É claro que podemos nos surpreender e ver Amor de Mãe estourar quando retornar, com interesse renovado pela expectativa. Caso isso aconteça, não será um susto caso a emissora repita a fórmula no futuro: produzir uma novela com mais de uma temporada, intercalada com outras mais curtas. Resta aguardar.