Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / DESBAFO

Banco cobra mulher em meio à tragédia do RS: 'Estava indo atrás de comida'

Mulher recebeu cobrança de empréstimo enquanto ajudava vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul

Milhares de famílias perderam tudo no Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução/GloboNews
Milhares de famílias perderam tudo no Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução/GloboNews

Em meio ao caos climático e correria para prestar apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, Ana Cristina Medeiros de Lima, voluntária da periferia de Porto Alegre, foi surpreendida por uma cobrança da Caixa Econômica Federal. Ela fez um empréstimo consignado e estava com parcelas em atraso.

Apesar das dificuldades do dia a dia, a mulher se colocou no lugar do próximo e decidiu apoiar a corrente solidária. Ela tem buscado comida, água e roupas para pessoas que perderam tudo e estão em centros de colhimento da capital.

Em uma de suas idas a pontos de doações, Ana recebeu uma ligação do banco cobrando a parcela do empréstimo. Uma funcionária da agência Partenon, segundo a mulher, entrou em contato para solicitar que fizesse o pagamento. 

“A gente estava fazendo contatos desesperadamente atrás de parceiros para garantir comida, doação de água, e aí eu recebo a mensagem de WhatsApp. O mundo caindo e o banco preocupado com grana”, conta ela, ao Terra. 

Dias antes da cobrança, a Caixa Econômica Federal divulgou que os pagamentos de diferentes modalidades de empréstimo estavam paralisados temporariamente. Apesar de ter em seu banco de dados a cidade em que a cliente vive, a cobrança ainda assim foi feita dias depois. 

Em nota enviada à publicação, o banco diz que a prestadora de serviços Partenon entrou em contato para tratar de inadimplência.