Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / EDUCAÇÃO

Aluna de 77 anos diagnosticada com câncer é surpreendida com gesto de colegas

Aluna do curso de matemática recebeu diagnóstico às vésperas da colação de grau

Maria Raquel durante colação de grau - Foto: Divulgação
Maria Raquel durante colação de grau - Foto: Divulgação

O diploma universitário é o sonho de milhares de brasileiros. No entanto, para conquintá-lo, é preciso enfrentar uma série de dificuldades por difrentes questões. Maria Raquel da Silva (77) conseguiu driblar todos os desafios impostos pela vida e transformou um simples presente de Natal (caderno, lápis, borracha e cartilha) no ponta-pé inicial para o objetivo.

Natural de Macuco (RJ), ela começou a frequentar aulas mais tarde que o recomenado. Raquel viu no emprego do pai como zelador num colégio a oportunidade de iniciar sua trajetória de vida escolar. Anos mais tarde, já dando aulas, aos 60, ela decidiu ingressar no curso de matemática e ter a sonhada validação de uma história de luta. 

De acordo com informações do jornal Extra, Maria se dedicou aos estudos e estava prestes a se formar quando recebeu diagnóstico de câncer de intestino. A festa de formatura da professora se aproximava e a única solução aparente era a que ela teria que receber o diploma sozinha. 

Em um gesto de respeito e reconhecimento por toda uma vida cheia de dedicação, a turma de Raquel decidiu adiar a colação de grau para esperá-la a se recuperar da fase inicial do tratamento e participar com todos do momento especial. 

A atitude dos estudantes surpreendeu a idosa, que recebeu seu diploma em abril em um evento ao lado de familiares e todos os colegas da turma. "Achei muito importante. Não contava com isso. Foi uma surpresa para mim. Ter o carinho dos colegas nesse momento foi muito bom", diz. 

A repercussão da atitude da turma foi vista com bons olhos pela Universidade de Uberaba (Uniube), instituição de ensino em que a mulher estava matriculada no polo de Macuco. Os representantes decidiram presenteá-la com uma bolsa para o curso de pós-graduação EAD para qualquer um dos 200 cursos disponíveis.