Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Música / Relembre!

Das Spice Girls ao One Direction: 5 grupos que fizeram sucesso e se separaram

Saiba por onde andam os integrantes de bandas que fizeram sucesso, mas chegaram ao fim

Gabriel Santana (@santanagabriel) Publicado em 06/10/2022, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Spice Girls (à esq.) e One Direction (à dir.) - Divulgação
Spice Girls (à esq.) e One Direction (à dir.) - Divulgação

Os grupos musicais sempre fizeram sucesso e se tornaram fenômenos. Pensando nisso, a CONTIGO! selecionou 5 grupos que fizeram sucesso, mas se separaram. Confira abaixo:

1. Spice Girls

Para começar vamos falar das Spice Girls, que tinha como integrantes Melanie Brown, Melanie Chisholm, Emma Bunton, Geri Halliwell, e anteriormente Victoria Beckham. O grupo britânico surgiu em 1994 e eram consideradas um grande fenômeno, o primeiro depois de The Beatles.

As meninas popularizaram ainda mais o termo “Girl Power”, bandeira que elas levantavam nas músicas e nos figurinos. O primeiro single das artistas foi lançado em 1996, intitulado “Wannabe”. Um sucesso arrebatador, que alcançou o primeiro lugar em 40 países.

Meses depois foi a vez do single “Say You'll Be There”, sendo um grande sucesso em diversos países da Europa. Já em novembro foi lançado o álbum de estreia da girlband com os sucessos “Wannabe" e “Say You´ll Be There''. 

No ano seguinte, foi lançado o segundo álbum do grupo, chamado “Spiceworld”. Ao decorrer dos anos, as meninas fizeram shows em diversos países, lotando auditórios de diversos locais.

O último álbum do grupo foi o “Forever” lançado em 2000 e no ano seguinte, o grupo encerrou as atividades. No entanto, ao longo do anos, o grupo fez alguns retornos especiais com turnês e coletâneas.

Em 2007, ocorreu um retorno do grupo com um álbum hits e uma turnê de despedida. No entanto, em 2012, as Spice Girls se apresentaram em uma cerimônia dos Jogos Olímpicos em Londres. 

Já em 2019 foi feita a última turnê, com algumas datas na Europa. Nessa ocasião a ex-integrante Victoria Beckham não participou, alegando que não pretendia mais se dedicar à carreira de cantora.

Após o fim do grupo, as integrantes tiveram destinos distintos em suas carreiras individuais. Geri Halliwell, em sua carreira solo, se dedicou a projetos em vários segmentos, entre eles na televisão como jurada de disputa musical e chegou a lançar alguns trabalhos musicais solos também.

Victoria Beckham chegou a lançar um disco solo em 2001, mas sua carreira solo ficou restrita a este projeto. Logo depois se dedicou à moda, lançou livros e também se dedicou a família, se casou e teve filhos.

Melanie Brown chegou a lançar um álbum no começo dos anos 2000 e depois um single em 2013. Nos últimos anos a artista tem se dedicado a projetos na televisão como jurada.

Emma Bunton também lançou álbum em 2000 e mais recentemente em 2019, mas ao longo dos anos esteve à frente de projetos na televisão, rádio e licenciamento de produtos. Além disso, ela também investe o tempo em projetos filantrópicos. 

Por fim, Melanie Chisholm é uma das integrantes com carreira mais ativa, já lançou vários discos solos ao longo dos anos e já se apresentou em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil.

2. 'N Sync

O próximo grupo a figurar nossa lista é o 'N Sync, que surgiu em 1995, com os integrantes Lance Bass, Justin Timberlake, Chris Kirkpatrick, JC Chasez e Joe Fatone.

Vale ressaltar antes, que o nome do grupo é formado pela última letra dos nomes de cada integrante. Interessante, né? Vocês sabiam dessa?

Em 1996, foi lançado o primeiro single do grupo chamado “I Want You Back”. A música se tornou um grande sucesso e figurou em uma das paradas mais importantes do mundo, a Hot 100.

No ano seguinte, foi lançado o segundo single da boyband, chamado “Tearin Up My Heart”. A canção foi um sucesso nos EUA e em alguns países da Europa.

Em maio de 1997, 'N Sync debutou o primeiro álbum do grupo, via gravadora BMG. O disco foi um sucesso e ganhou edições ao redor do mundo. O segundo disco de estúdio da banda só chegou em 2000, deste projeto surgiu a música “Bye Bye Bye”, grande sucesso internacional, tocada a exaustão ao redor do mundo. Vale lembrar que videoclipe da música também foi um grande sucesso. 

Já no ano de 2001 foi lançado o disco “Celebrity”, trabalho que faz críticas ao universo das celebridades. O álbum vendeu mais 1,7 milhões de cópias somente na primeira semana.

No entanto, para tristeza dos fãs, o grupo encerrou as atividades em 2002, visto que na época Justin Timberlake passou a se dedicar a sua carreira solo. Na mesma época, o cantor terminou o namoro com a cantora Britney Spears.

Justin Timberlake seguiu com uma carreira solo musical de muito sucesso. Além disso, o artista também investe na carreira de ator e já estrelou muitos filmes no cinema.

3. Rouge

E se você pensou que não iríamos falar de grupos nacionais, está muito enganado! Agora vamos falar da girlband mais famosa que o Brasil já teve: o RougePatricia, Aline, Fantine, Karin e Luciana formaram o grupo que surgiu no reality Popstars do SBT, em 2002.  

O grupo foi selecionado em meio a mais de 20 mil candidatas. A seleção foi televisionada, até chegarem aos nomes das meninas. Logo o primeiro álbum da girlband foi um sucesso, com hits que tocam até hoje em muitas, afinal como esquecer de “Ragatanga”? 

O álbum de estreia das meninas foi lançado pela Sony Music. Deste trabalho surgiram músicas conhecidas do grande público, como “Não Dá Pra Resistir”, “Ragatanga” e “Beijo Molhado”. Estima-se que só neste primeiro disco, elas venderam mais de 1 milhão de cópias. Tudo isso no auge da pirataria no Brasil.

Já o segundo projeto de estúdio chegou no ano seguinte, foi intitulado de "C´est La Vie”, o trabalho chegou a ser comercializado em Portugal.  No Brasil, receberam disco de platina pelo disco. Os grandes sucessos do CD foram ”Brilha La Luna” e “Um Anjo Veio Me Falar”.

Em 2003 lançaram o registro visual do show feito no estádio do Pacaembú, apresentação considerada histórica na trajetória do Rouge.

Já em 2004, as meninas continuavam sendo um fenômeno do Brasil e lançaram o “Blá Blá Blá”, disco que também foi um sucesso comercial. Este foi o primeiro trabalho do grupo após a saída da integrante Luciana. Na época, muito foi comentado sobre a saída da cantora, entre as versões divulgadas estava de que ela não concordava com questões burocráticas e artísticas envolvendo o grupo musical.

Além disso, as integrantes fizeram diversos shows pelo Brasil inteiro, lançaram produtos licenciados e eram figurinhas carimbadas em programas de TV. Em 2005, foi lançado o quarto álbum, chamado “Mil e Uma Noites”, trabalho que mesclava canções inéditas e de sucesso. No entanto, foi o último projeto do grupo, antes de anunciarem o fim.  

Em 2012, chegaram a ensaiar uma comemoração de retorno da qual não aconteceu naquele momento. Somente em 2017 iniciaram uma turnê comemorativa de 15 anos, a qual se estendeu até 2018.  Em 2019 lançaram o álbum “Les 5inq”, último trabalho até então. 

Ao longo dos anos muitas polêmicas foram divulgadas em torno das integrantes, como os conflitos e guerra de egos que existiam entre elas. Além de desentendimento com empresários e a baixa remuneração que as meninas recebiam. 

Vale lembrar que todas as integrantes seguiram na carreira artística após os hiatus do grupo. Aline Wirley fez teatro musical e gravou músicas avulsas. Além disso, ela é casada com o ator Igor Rickli e juntos têm um filho. 

Karin Hils é uma das integrantes com carreira de maior sucesso. Além de se destacar no teatro, a artista também mergulhou na carreira de atriz com trabalhos na TV Globo e no SBT.

Fantine, explora uma sonoridade mais alternativa. Foi morar no exterior e chegou a participar do The Voice Holanda.

Patrícia, que atualmente mudou o nome artístico para Li Martins, se destacou em diversos musicais, gravou trilha sonora de novela e participou de diversos reality shows da Record TV.

Por fim, Lu Andrade chegou a sair do Rouge ainda lá em meados dos anos 2000, apesar de ter participado da turnê comemorativa de 2018. A artista seguiu mais isolada e só se lançou em carreira solo em 2021.

Em 2017, as meninas foram à Ilha de Caras e comentaram sobre o reencontro.

"Fiquei um tempo afastada das meninas e tinha ainda uma memória da gente criança, inocente e tal. Hoje, somos mais maduras, sensuais, nos conhecemos melhor”, disse Luciana

Em 2019 anunciaram o fim do grupo mais uma vez e disponibilizaram o disco “Les 5inq”.

4. RBD

RBD foi um dos grupos mais famosos do mundo. Anahí, Christopher von Uckermann, Maite Perroni,Dulce Maria, Alfonso Herrera e Christian Chávez formaram a banda que surgiu dentro da novela Rebelde. Juntos venderam mais de 50 milhões de álbuns e lotaram shows ao redor do mundo.

Em 2004, paralelamente à novela, surgiu o RBD. O primeiro álbum foi lançado ainda naquele ano. Entre os sucessos estavam músicas que embalavam a novela, entre elas: “Solo Quédate en Silencio”, “Otro Día Que Va” e  “Sálvame”. Somente neste disco foram vendidos 7 milhões de cópias.

Com o sucesso fonográfico, aproveitaram intervalos das gravações da novela e lançaram o segundo disco em 2005, chamado “Nuestro Amor”. Além deste álbum lançaram o DVD Ao Vivo da turnê Generation

Do CD “Nuestro Amor” estão sucessos como: “Tras de Mi”, “Este Corazón” e “Aún Hay Algo”. O álbum vendeu mais de 12 milhões de cópias.

Em 2006 apostaram carreira nos EUA, por lá gravaram o “Live in Hollywood” e depois gravaram um álbum em inglês “Rebels”. O sucesso foi crescendo, receberam indicação ao Grammy e gravaram uma série de TV. Ainda no ano de 2006 lançaram “Celestial”, trabalho que tem o hit “Ser o Parecer”.

Já em 2007 outro disco do grupo foi lançado. Dessa vez o “Empezar Desde Cero”. Desse trabalho o single “Inalcanzable” foi o destaque do projeto, a faixa chegou ao segundo lugar nas paradas do México. 

Ao longo dos anos, RBD fez turnês em vários países do mundo. No Brasil sempre foram um sucesso, percorrendo mais de dez estados brasileiros. O sucesso era tão grande, que eles chegaram a gravar versões dos álbuns deles em língua portuguesa para serem comercializados por aqui. 

Contudo, em 2008 anunciaram o fim da banda. Logo fizeram a turnê de adeus, que também teve passagem pelo Brasil. No ano de 2009, foi lançado o último álbum de estúdio, o “Para Olvidarte De Mi”.  Após o fim do grupo, os integrantes seguiram carreiras solos. 

Alfonso Herrera seguiu como ator, mas não chegou a lançar nenhum trabalho solo no meio musical. Ele se divide em projetos relacionados ao cinema e a televisão.  

Anahí chegou a seguir carreira solo após o fim do RBD, lançando discos e fazendo shows. Até uma novela a atriz chegou a estrelar em meados de 2011. Atualmente, a artista se dedica a maternidade e a produtos licenciados que levam o seu nome.

Christopher von Uckermann, chegou a lançar alguns projetos musicais de sonoridade experimental e alternativa, mas sem grande sucesso comercial. O artista também eventualmente participa de séries e filmes.

Dulce Maria é uma das artistas que mais manteve sua carreira ativa. A cantora já lançou diversos álbuns de carreira solo e também frequentemente protagoniza filmes e novelas.

Christian Chávez, por sua vez, passou a se dedicar a carreira de ator, mas esporadicamente o artista também lança projetos voltados ao cenário musical. 

Por fim, Maite Perroni emplacou diversas novelas na Televisa e também se dedicou a carreira musical lançando diversos singles de muito sucesso. Atualmente, a artista está focada na carreira de atriz e protagonizou séries de sucesso na Netflix e Prime Video.

Em 2020, o RBD fez um reencontro em uma live paga online com alguns integrantes, entre eles estavam Anahí , Maite, Christian e Christopher. Dulce Maria não participou, porque estava focada na maternidade. Já Alfonso Herrera não aceitou o convite, porque estava focado em sua carreira de ator.

5. One Direction

O último grupo a figurar nossa lista é o One Direction, formado por Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik. Muitos podem até não saber, mas o grupo surgiu em um reality show, mas diferente do Rouge, os britânicos entraram na competição supostamente buscando o estrelato solo.

Só que conforme eles foram saindo, os jurados Simon Cowell e Nicole Scherzinger decidiram incluí-los em uma categoria de grupo. Simon, por sinal, acabou se tornando empresário dos meninos posteriormente.

Com o fim da temporada deles no “X Factor”, os meninos assinaram o primeiro álbum, o “Up All Night”, lançado em 2011. O disco se tornou o mais vendido do Reino Unido. Deste trabalho surgiram grandes sucessos, como “Gotta Be You” e “What Makes You Beautiful”. Depois outros trabalhos de grande êxito foram lançados, entre eles: “Take Me Home”, “Midnight Memories” e “Four”. 

Ao longo dos anos foram mais de 300 shows, vários número TOP 1 nas principais paradas da Billboard, milhões de discos vendidos e vários troféus de prêmios. 

No entanto, em 2015, o integrante Zayn anunciou sua saída. Sem o cantor, o One Direction continuou com os demais artistas. No mesmo ano lançaram “Made in the A.M”, com músicas como “History” e “Drag Me Down”.

Em 2016 se apresentaram no "X Factor" em uma performance da música “History”. A apresentação marcou a separação da banda e os artistas optaram por seguir carreira solo. 

Zayn Malik leva uma carreira um pouco mais isolada dos holofotes e tem trabalhos lançados de forma mais espaçada. “PillowTalk” é um dos grandes sucessos do cantor.

Niall Horan lançou o primeiro álbum solo em 2017, antecedendo ao seu single “This Town”, lançado em 2016. Um dos grandes sucessos de Niall é “Slow Hands”. 

Liam Payne apostou em vários singles após o fim do One Direction, mas só lançou um disco completo em 2019, intitulado “LP1”. 

Louis Tomlinson vem apostando em sua carreira solo desde 2017, mas só em 2020 lançou seu álbum de estreia, intitulado “Walls”. 

Por fim, sem dúvida alguma um dos grandes nomes do One Direction é Harry Styles. O cantor tem uma carreira de grande sucesso, inclusive sendo sucesso de crítica. O músico lançou três ótimos discos chamados “Harry Styles” (2017), “Fine Line” (2019) e "Harry 's House” (2022). O músico já ganhou o  Grammy e os seus trabalhos já venderam milhares de cópias. Um fenômeno total!


MÚSICA / PODCAST

O termo "Divas" surgiu de “Divus”, que vem do latim. Antigamente, a palavra era usada para se referir as cantoras de ópera. No entanto, ao longo dos anos, o termo ganhou outros signficados, até que hoje em dia é designado para se referir a cantoras que usam figurinos super produzidos e apresentações ao vivo extravagantes. 

Leia mais aqui!