Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

‘O Tempo Não Para’: A volta de Livaldo, o safado pai de Samuca

O rapaz decide que precisa descobrir porque foi abandonado ainda bebê, mas vai se arrepender disso

Jorge Luiz Brasil Publicado em 28/11/2018, às 20h04 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nelson Freitas vive o personagem picareta - Divulgação Globo
Nelson Freitas vive o personagem picareta - Divulgação Globo

Não mexe com quem está quieto. Samuca (Nicolas Prattes) vai aprender isso na pele, nos próximos capítulos de O Tempo Não Para. Depois de uma volta à infância com Elmo (Felipe Simas), o dono da SamVita botará uma ideia na cabeça: encontrar o pai, Livaldo (Nelson Freitas), que nunca conheceu. Carmen (Christiane Torloni) fica transtornada ao saber disso e pede ajuda a Dom Sabino (Edson Celulari) para lidar com isso. O líder dos ex-congelados vai conversar com o enteado, Betina (Cleo) escuta tudo e decide se intrometer na história. A vilã corre para pedir ajuda a Lúcio (João Baldasserini) para encontrar Livaldo antes de Samuca. Já Marocas (Juliana Paiva) incentiva o amado a entrar em contato com o pai para convidá-lo para o casamento dos dois. O que eles não imaginam é que Livaldo vai provocar um verdadeiro terremoto na vida de todos.

Mesmo contrariada, Carmen decide auxiliar o filho a localizar o pai. Para isso, convoca Rafael (Pedro Baião) para ajuda-la. Espertinho, o rapaz conseguirá achar Livaldo pela internet e Carmen trata de entrar em contato com ele, através de um aplicativo de mensagens. A executiva sugere que Livaldo volte para casa, mas, picareta toda vida, ele impõe condições. “Eu tô devendo um dinheiro grande pra uma gente do mal. Eles querem a minha cabeça. Ou eu pago ou continuo fugindo”, garante ele, tentando arrancar dinheiro da ex. Rafael descobre ainda que Livaldo deve dinheiro a um criminoso e Dom Sabino entra em ação. Ele pede que Barão (Rui Ricardo Dias) intermedie a quitação dessas dívidas e, com tudo resolvido, eles possam liberar a viagem para Livaldo.

Enquanto isso, Lúcio é mais rápido que todo mundo e bota as mãos no safado. Ele convoca Carmen, Dom Sabino, Samuca e Marocas até sua casa e anuncia a presença de Livaldo. Para a surpresa geral, um homem vestido e maquiado como uma mulher entra na sala. “Livaldo!!!”, grita Carmen. “É inacreditável a sua cara de pau. O que você tá fazendo com esse vestido? É ridículo!”, reclama Samuca. “É uma longa história”, disfarça Livaldo. “Pode começar a falar. Você teve 20 anos pra fazer isso, mas preferiu fugir”, acusa o jovem. Após essa entrada triunfal, pai e filho partem para uma DR com muitos anos de atraso. Samuca acusa Livaldo de ter abandonado a família, mas o malandro revelando uma boba: que tentou se reaproximar do garoto. “Samuca, eu só tenho que te dizer o seguinte: eu fui obrigado a fazer o que eu fiz, a sumir. E eu sempre te acompanhei a distância, sempre tive muito orgulho do cara legal que você se tornou. Eu pensava em você todos os dias”, garante ele, colocando minhocas na cabeça do filho.

Encucado, Samuca parte para cima de Carmen e a confronta. Sem saída, a empresária revela seu segredo. “Livaldo tem razão. Eu impedi a volta dele. Quando ele apareceu tempos atrás, querendo voltar, eu não deixei. Fiz isso para te proteger, meu filho. O Livaldo sempre foi um leviano, um inconsequente. Sempre envolvido com jogos de azar. É um cara difícil de lidar. Não queria que você sofresse com um pai desses por perto”, alega ela. E Carmen tem toda a razão. Samuca resolve tentar se aproximar do pai, mas ele não vale nada mesmo e fica só espionando todo mundo. Logo de cara, ele descobre que Samuca inventa uma grande mentira para poder ajudar Elmo, que tenta comprar a padaria da Freguesia do Ó. Ele pede um empréstimo à Samvita, mas não consegue por uma questão de prazo para o pagamento da entrada. Samuca, então, se oferece para ajudar o amigo, mas Elmo se recusa, por querer andar com as próprias pernas. Mas seu melhor amigo não desiste.

Para que o rapaz não perca a chance, Samuca simplesmente compra o comércio e manda Gabiru (João Fernandes) dizer a Elmo que amigo que o proprietário da padaria aceitou adiar a data de recebimento do sinal. Elmo consegue o empréstimo e fecha o negócio “É isso aí, Samuca. O Elmo fechou o negócio, já até assinou o contrato. Taí o cheque!”, diz Gabiru “Se o meu bróder Elmo tá feliz, eu também tô. Esse é o nosso segredo, hein, Gabiru. Finalmente o Elmo tá pronto pra assumir a responsa da vida adulta. E vai se dar muito bem”, diz Samuca, sem imaginar que Livaldo já sabe de tudo. Samuca que se prepare porque Livaldo ainda vai aprontar muito.