Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Jorge Brasil: Confira como será o último capítulo de 'Orgulho e Paixão'

Final feliz para os mocinhos Darcy (Thiago Fragoso) e Elisabeta (Nathália Dill) e Petúlia (Grace Gianoukas) vira a “madama” de Susana (Alessandra Negrini)

Jorge Luiz Brasil Publicado em 24/09/2018, às 15h56 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Darcy e Elisabeta serão felizes para sempre - Divulgação
Darcy e Elisabeta serão felizes para sempre - Divulgação

Seguindo as novas diretrizes da Globo, Orgulho e Paixão chega ao fim hoje, numa segunda-feira. Para um homem de época, como eu é difícil me acostumar com essas “modernidades”, mas... A novela de Marcos Bernstein chega ao fim sem grandes mistérios, mas e clima de muita emoção de bom humor. Depois que Elisabeta (Nathália Dill), Darcy (Thiago Lacerda) e Ernesto (Rodrigo Simas) conseguem parar o trem e impedir que a tragédia armada por Lady Margareth (Natália do Vale) e Xavier (Ricarto Tozzi) tenha sucesso, o clima é só de alegria. Pelo menos para os mocinhos. Xavier, finalmente, vai parar atrás das grades, onde terá a companhia de seu capacho, Virgílio (Giordano Bechelini), capturado por Rômulo (Marcos Pitombo) e Edmundo (Nando Rodrigues). "Com todos os processos contra o senhor e agora mais isso, acho que o senhor passará muitos e muitos anos na cadeia. O senhor e seus cúmplices", comunica o delegado Baltazar (Well Aguiar).

Já Lady Margareth, que tomou veneno no penúltimo capítulo, achando que tinha exterminado todos os seus inimigos, leva um susto daqueles antes de bater as botas. "Surpresa em nos ver vivos, Lady Margareth? Saiba que além de nós, crianças e idosos também sobreviveram à sua tentativa cruel e assassina de causar uma tragédia no Vale. E tudo isso pra nada! Xavier já está atrás das grades", avisa Darcy. "A senhora sabia que eu estava naquele trem”, se choca Briana (Bruna Spínola). "Meu fim já havia sido decretado quando você voltou, filha ingrata. Agora, nada mais importa. Essa foi minha última cartada, meu desfecho, minha apoteose. Sei que fui mais longe do que os padrões morais que uma ralé como vocês se se permitiria. Então, pensam que eu esperaria aqui sentada para sofrer as consequências? Prefiro a morte! Esse licor aprimorado com pitadas de sono eterno é uma dádiva dos deuses! Saúde pra vocês que ficam nesse país horrível!", toma o gole derradeiro.

Antes de embarcar na balsa para o inferno, a peste ainda lança uma maldição sobre seus familiares. "O veneno age rapidamente, tolo. Quando não dependo de incompetentes, eu não falho. Serei eficiente também em assombrar Briana, Darcy e Elisabeta com a terrível lembrança desse momento. Deixo agora a vida para morar na culpa e no remorso dos senhores, para a eternidade. E que os Williamson bastardos que vocês carregam em seus ventres nasçam amaldiçoados!", pragueja. Esconjuro, pé e pato, mangalô  três vezes!

Mas a praga da vilã não dá certo. A novela, então, tem um salto de cinco anos e descobrimos que Elisabeta realizou seu grande sonho de conhecer o mundo ao lado do amado Darcy. O casal está morando na Inglaterra, mas ela planeja voltar ao Brasil para lançar seu livro no Vale do Café. É na Europa também que Ema (Agatha Moreira) passa longas temporadas cuidando de sua carreira como estilista consagrada. Mas sempre que pode ela viaja para a terrinha para matar as saudades do marido, Ernesto, com quem tem dois filhos. O carcamano agora é prefeito da cidade e negocia com Julieta (Gabriela Duarte), a nova patrona do Vale, a construção de um hospital. "Só falta o senhor aprovar o projeto e começamos a construção!", diz a rainha do café. "Está mais que aprovado! Espero desde menino um hospital no Vale. Agora ainda mais com nossa população crescente!", responde o político. Julieta, então, pergunta sobre a enteada: "É uma sorte termos você na prefeitura, Ernesto! Como está a saudade de Ema?". Romântico, o italiano não se faz de rogado. "Se desse pra mandar pavimentar meu coração esburacado, como fiz com as estradas do Vale", brinca ele.

No Vale, Mariana (Chandelly Braz) diz a Brandão (Malvino Salvador), que precisará dar um tempo das corridas de motocicleta porque está grávida. E de um menino, supõe a aventureira. Já Lídia (Bruna Griphao) espera o segundo bebê, enquanto o filho de Cecília (Anajú Dorigon) e Rômulo (Marcos Pitombo) está mais parecido coma mãe do que se esperava e demonstra adoração pelos mistérios da Mansão do Parque. Finais felizes também para Jane (Pâmela Tomé) e Camilo (Maurício Destri), Charlote (Isabella Santoni) e Olegário (Joaquim Lopes), Fani (Tammy Di Calafiori) e Edmudo e Ágatha (Vânia de Brito) e Vicente (Emmilio Moreira). Por mais aceitação que conseguiram ter de seus amigos, Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) preferem não se expor demais e tornam vizinhos. O mecânico constrói uma passagem secreta entre as duas casas para que eles possam namorar em paz, sem a maledicência alheia.

Amélia (Letícia Persilles) tem uma morte apenas sugerida na história. Com a passagem de cinco anos, Jorge (Murilo Rosa) tem um novo amor, mas, conforme prometeu à amiga, Mariko (Jacqueline Sato) assumiu a filha dela como sua, numa convivência pacífica com Jorge e a atual esposa dele. "Desculpem, tive que fazer um parto, atrasei", diz a médica, após chegar a um piquenique onde os três estão. Ela abraça a menina, que usa um cachecol feito por Amélia. "Tudo bem, meu amor? Está comendo direitinho, como a mamãe pediu? Também com esse papai e essa dinda não tinha como não", completa Mariko. Mas o melhor ainda está por vir...

A dupla mais do que dinâmica da trama das 6, Susana (Alessandra Negrini) e Petúlia (Grace Gianoukas) tem um final pra lá de divertido. Após muito perrengues, elas conseguem roupas finas e vão a uma festa onde Susana pretende dar um golpe do baú. "Tem certeza de que ele está aqui? O tal milionário? Estamos miseráveis, Deus sabe o que tive que fazer pra conseguir essas roupas", pergunta Susana à sua criada. "No caso, Deus não tem nada com isso, não é, madama, já que claramente contrariamos o sétimo mandamento dele, que diz: ‘não roubarás’. Ali. Soube de fonte segura que é rico, viúvo e solitário, coitadinho", responde Petúlia, apontando o tal ricaço, vivido pelo veterano  Gilberto Marmorosch.

Mas a Madama não gosta do que vê. "Isso não é faraó nem aqui nem no Egito! Aliás, é, sim. É uma múmia perfeita! Sua energúmena, acha que eu vou me prestar a dar o golpe nesse baú caindo aos pedaços?", se queixa a vilã. "Sua Exigência está sendo luxenta... Devo lembrá-la de que não temos onde cair mortas?", avisa Petúlia, que começa a listar tudo de bom de um casamento com um idoso. E, para a surpresa geral, o milionário se aproxima dela e diz: "Me dá a honra de sua companhia?". Susana se apressa em responder e estende a mão para ele. "Eu que me sinto honrada em conhecer um homem tão... Experiente". Mas o velhinho deixa claro que não a quer. "Não é com você que desejo falar, é com sua patroa. Não pude deixar de notar uma dama tão distinta e opulenta", afirma.

Susana se revolta com tamanha ousadia. “Ei, está cego, míope, sofre de catarata? Acha que eu sou empregada de Petúlia?", esbraveja. Petúlia, então, manda ela se calar e finge que deixa o guardanapo cair no chão para ele pegar. "Matraca fechada, energúmena! O faraó me escolheu para sua Cleópatra, fazer o quê? Se quiser, lhe ofereço a vaga de minha criada na tumba, na mansão da múmia aí em cima", comunica a nova "madama". “Minha serva é lerda, tenho pena dela. Resgatei a pobrezinha da sarjeta. Vivia imunda, remelenta, lazarenta. Está esperando o quê, ceda o lugar ao cavalheiro, tatu-bola do brejo! E providencie nossa estadia  on hotel Vá, vá", ordena. "A senhora manda. Madama!", fala Susana, entrando no jogo, mas furiosa por dentro. O mundo dá voltas, Susana. É o fim!