Conheça a história e os personagens de ‘O Sétimo Guardião’

O retorno de Aguinaldo Silva ao realismo fantástico traz Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa nos papeis centrais: Gabriel e Luz

segunda 12 novembro, 2018
Bruno e Marina: amor envolto em muitos mistérios
Bruno e Marina: amor envolto em muitos mistérios Foto:Divulgação Globo

Escrita por Aguinaldo Silva, com direção artística de Rogério Gomes, O Sétimo Guardião chega à telinha com a missão de fazer o público esquecer a baianidade nagô de Segundo Sol. De Salvador, o público parte para uma viagem a Serro Azul, cidadezinha fictícia vizinha de Greenville e de Tubiacanga, cenário de outras tramas de Aguinaldo. É lá que está um dos maiores tesouros da humanidade: uma gruta que esconde uma fonte de águas medicinais e rejuvenescedora, que, em mãos erradas, pode ser usada para o mal. Esse tesouro é protegido por seis guardiões: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor. Egidio está encerrando sua missão e um novo guardião foi anunciado para substituí-lo. Mas quem é esse sétimo guardião?

Apenas o gato mágico Leon sabe e parte atrás dele na cidade grande. Gabriel (Bruno Gagliasso) tem sua vida mudada ao avesso logo ao primeiro contato com Leon, às vésperas de seu casamento com Laura (Yana Lavigne). Sem saber como explicar ele simplesmente larga a noiva no altar e parte para Serro Azul, terra natal de sua ambiciosa mãe, Valentina (Lilia Cabral), que contava com esse casamento para sair da delicada situação financeira em que se encontra com a ajuda do dinheiro de Olavo (Tony Ramos), pai de Laura. Furioso, Olavo declara guerra à sua antiga aliada e quase sócia.

A fuga de Gabriel destrói os planos de Valentina traz de volta todo o ódio que sente de Serro Azul e ela acha que é a hora de um acerto de contas com o passado. Já Gabriel sofre um acidente ao chegar ao lugarejo e se apaixona perdidamente pela sensitiva Luz (Marina Ruy Barbosa), que salva a sua vida. Mas ele nem desconfia que, caso se torne Gardião-Mor da fonte, viver esse amor será impossível. “Fico feliz em participar deste momento em que Aguinaldo resgata um universo no qual ele sempre transitou muito bem. Nossa história vai falar de segredos, da importância da água, mas principalmente de amor, através de Luz e Gabriel. O grande conflito desse casal será a missão de proteger a fonte”, afirma Rogério Gomes. O Sétimo Guardião estreia logo mais (segunda 12). Fique ligado no quem é quem dessa história que vai dar o que falar.
Clique aqui e leia também o resumo dos capítulos da primeira semana!

Gabriel (Bruno Gagliasso) – Filho de Valentina Marsalla (Lília Cabral), poderosa empresária do setor de cosméticos. No início da trama, está noivo de Laura (Yanna Lavigne). Depois que o gato León misteriosamente cruza seu caminho, em São Paulo, desiste de se casar e vai embora para Serro Azul, deixando tudo para trás. Se apaixona por Luz (Marina Ruy Barbosa).

Luz (Marina Ruy Barbosa) - Recém-formada professora, foi criada pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Luz sabe, no entanto, que esse adjetivo não se aplica a ela. Desde pequena, tem sonhos enigmáticos, alguns deles visões de algo que está prestes a acontecer. Além disso, Luz se entende com o gato León através do olhar. Ela vai se apaixonar por Gabriel (Bruno Gagliasso).

León (gato e Eduardo Moscovis) – O gato de Egídio (Antonio Calloni) é envolto por mistérios. Tem uma forte ligação com Luz (Marina Ruy Barbosa). Ele, na verdade, é um homem que foi encantado e que, por volta do capítulo 30, voltará a ser humano.

Os Guardiões


Egídio (Antonio Calloni) – É o guardião-mor da fonte. Reservado, só sai do casarão onde vive com o gato León quando precisa se reunir com os outros guardiães. Sua fiel escudeira é a empregada Judith (Isabela Garcia), a única pessoa de fora da irmandade a quem ele confia o segredo da fonte. No passado, Egídio foi noivo de Valentina (Lília Cabral). Ele a abandonou no altar após receber o chamado para ser guardião-mor.

Eurico (Dan Stulbach) – Prefeito de Serro Azul, é ambicioso e sonha chegar a Brasília através da política. Casado com Marilda (Leticia Spiller), é pai de Geandro (Caio Blat) e Júnior (José Loreto). É muito apaixonado pela mulher e um bom pai para os filhos, apesar de não esconder sua preferência por Júnior.

Feliciano (Leopoldo Pacheco) – Mendigo, está sempre a postos em frente à igreja, observando tudo o que acontece na cidade. Afirma que é descendente de índios. Algumas pessoas dizem que ele é louco, mas, na verdade, Feliciano é o mais sensato entre os guardiães.

José Aranha (Paulo Rocha) – É o médico de Serro Azul. Filho amoroso, faz de tudo para que a mãe, a beata Mirtes (Elizabeth Savalla), e sua esposa, Stella (Vanessa Giácomo), por quem é completamente apaixonado, se entendam. Mirtes, no entanto, não se cansa de jogar na cara da nora que ela não é capaz nem de lhe dar um neto.

Joubert Machado (Milhem Cortaz) – Delegado de Serro Azul. É casado com a exuberante Rita de Cássia (Flávia Alessandra). Apesar dos anos de casamento, eles conseguem manter o fogo da paixão. Machado tem um segredo íntimo que esconde a sete-chaves: ele gosta de usar calcinhas.

Milu (Zezé Polessa) – Dona da loja de produtos esotéricos Cristalina. Bem no alto de uma prateleira, tomando conta de tudo, está Minerva, sua coruja de estimação e seu talismã, que tudo vê, embora esteja empalhada. Alguns dizem que Milu é uma bruxa, porque consegue traçar o perfil de uma pessoa apenas ao observá-la.

Ondina (Ana Beatriz Nogueira) – Durante o dia, cuida de sua pousada, a única da cidade. À noite, é cafetina do bordel Paraíso da Ondina. Protege como uma mãe as meninas que trabalham para ela, além de Adamastor (Theodoro Cochrane), seu fiel escudeiro na administração tanto da pousada quanto do bordel. Ondina é uma mulher alegre, que só não consegue manter o bom humor quando cruza com Mirtes (Elizabeth Savalla), com quem vive em pé de guerra.

E outros...

Valentina Marsalla (Lília Cabral) – Famosa empresária do ramo de cosméticos, não abre mão do glamour. Mãe de Gabriel (Bruno Gagliasso), seu grande objetivo é que o filho se case com Laura (Yanna Lavigne), herdeira do milionário Olavo (Tony Ramos), garantindo, assim, o futuro de seus negócios. Na juventude, Valentina foi abandonada no altar por Egídio (Antonio Calloni) e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar.

Olavo (Tony Ramos) – Empresário milionário, é pai de Laura (Yanna Lavigne). Movido pela ambição por dinheiro, seu único ponto fraco é a filha. Ele é capaz de qualquer coisa para vê-la feliz.

Mirtes (Elizabeth Savalla) – É a líder do grupo de beatos de Serro Azul. Mãe do doutor Aranha (Paulo Rocha), nunca aceitou o casamento do filho com Stella (Vanessa Giácomo) e passa os dias a infernizar a vida da nora, dizendo que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Dissimulada, Mirtes sempre consegue esconder do filho suas armações contra Stella. É ex-sogra de João Inácio (Paulo Vilhena), que foi casado com sua filha que morreu, e avó de Guilherme (Caio Manhente). Assim como Stella, João Inácio é alvo de Mirtes. A beata persegue o ex-genro e não poupa intrigas para que Guilherme se afaste do pai. É a maior inimiga de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), que ela considera ser a encarnação do pecado.

Stella (Vanessa Giácomo) - Casada com o médico José Aranha (Paulo Rocha), mora na mesma casa que a sogra, Mirtes (Elizabeth Savalla), que faz de tudo para atormentar sua vida. No passado, Stella perdeu um bebê que esperava e nunca mais conseguiu engravidar. Mirtes vive jogando na cara da nora que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Apesar de contar com o apoio do marido, Stella por vezes se sente insegura em meio às insinuações da sogra e tem que ser forte para não sucumbir a um vício antigo: a bebida.

Rita de Cássia (Flávia Alessandra) – De uma beleza estonteante, é casada com o delegado Machado (Milhem Cortaz) e apoia o marido no hábito de usar calcinhas. Tem o sonho de se tornar uma estrela de cinema e tentará convencer Machado a deixar que ela participe do documentário que Leonardo (Jaffar Bambirra) pretende fazer sobre Serro Azul.

Marilda (Leticia Spiller) – Primeira-dama de Serro Azul, é casada com Eurico (Dan Stulbach) e mãe de Geandro (Caio Blat) e Júnior (José Loreto). É irmã de Valentina (Lília Cabral), de quem faz de tudo para se reaproximar. Aparenta ser bem mais jovem do que realmente é, mas não revela a ninguém qual o seu segredo de beleza.

Geandro (Caio Blat) – Filho mais velho do prefeito Eurico (Dan Stulbach) e da primeira-dama Marilda (Leticia Spiller), é um rapaz tranquilo, muito amigo de Luz (Marina Ruy Barbosa). No passado, se envolveu com drogas, e hoje luta para reconquistar a confiança dos pais. É apaixonado por Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer).

Júnior (José Loreto) – Filho do prefeito Eurico (Dan Stulbach) e da primeira-dama Marilda (Letícia Spiller). Tem verdadeira fixação por Luz (Marina Ruy Barbosa) e tenta estar sempre perto da jovem, que não dá a mínima para ele.

Sóstenes (Marcos Caruso) – Avô de criação de Luz (Marina Ruy Barbosa), é um homem sensato e justo, que faz qualquer coisa pela neta.

brunaSampaio (Marcello Novaes) – Motorista, segurança e pau-para-toda-obra de Valentina (Lília Cabral). Enigmático, ele vê e ouve muitas coisas sobre a patroa. Ganhou a confiança dela e sabe o bastante para fazê-la cair do cavalo, não fosse o fato de que, se abrisse o bico, também se daria mal. Tem um caso com Louise Marie (Fernanda de Freitas).

Nicolau (Marcelo Serrado) – Dono de um trailer instalado na praça da cidade, é um homem simples e trabalhador. É casado com Afrodite (Carolina Dieckmann) e pai de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Seu maior desejo é ter um filho jogador de futebol. Como Bebeto não leva jeito para o esporte, Nicolau segue na tentativa de ter um outro filho que possa lhe dar essa alegria. Todos os meses, ele conta os dias para a chegada do período fértil da esposa e não dá descanso a ela quando a esperada data chega.

Afrodite (Carolina Dieckmann) – Casada com Nicolau (Marcelo Serrado) e mãe de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Dedicada aos filhos e ao marido, está sempre ajudando no trailer, além de cuidar dos afazeres domésticos. Ama Nicolau, mas está cansada da obsessão dele em ter mais filhos.

Padre Ramiro (Ailton Graça) – Padre da igreja de Serro Azul. É um homem de profunda vocação religiosa, mas de pavio curto, e não tolera conversas paralelas em suas missas.

Elisa (Giullia Buscacio) – Filha de Jurandir (Paulo Miklos), é uma jovem doce, melhor amiga de Luz (Marina Ruy Barbosa). Vai se interessar por Maltoni (Mathues Abreu).

Stefânia (Carol Duarte) – Trabalha na pousada e no bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Gagueja quando está nervosa. Vai se apaixonar por João Inácio (Paulo Vilhena) e, junto com ele, terá que enfrentar a difamação provocada por Mirtes (Elizabeth Savalla), ex-sogra do rapaz.

Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) – Filha de Socorro (Inês Peixoto) e irmã de Raimunda (Julia Konrad). Linda e ambiciosa, é apaixonada por Júnior (José Loreto). Vê Luz (Marina Ruy Barbosa) como sua grande rival.

Judith (Isabela Garcia) – Empregada no casarão de Egídio (Antonio Calloni), é absolutamente leal ao patrão. É casada com Robério (Heitor Martinez).

Robério (Heitor Martinez) – Jardineiro no casarão de Egídio, é um homem ambicioso, de caráter duvidoso. É casado com Judith (Isabela Garcia).

Neide (Viviane Araújo) – Trabalha no salão de Clotilde (Adriana Lessa). Quando sua mãe, Firmina (Guida Viana), chega à cidade, é obrigada a hospedá-la. Apesar de ser uma pessoa otimista, Neide tem um lado triste: no passado, foi obrigada a abandonar a filha recém-nascida e seu maior sonho é reencontrá-la.

Firmina (Guida Vianna) – Mãe de Neide (Viviane Araújo), é uma cozinheira de mão cheia. No passado, renegou a filha grávida, e agora tenta se reaproximar dela.

Louise Marie (Fernanda de Freitas) – Assistente de Valentina (Lília Cabral), está sempre a postos para as ordens da empresária. Mantém um caso com Sampaio (Marcello Novaes).

Marcos Paulo (Nany People) – Químico que trabalhou com Valentina (Lília Cabral) no passado, mora em Paris. Receberá uma proposta da empresária e voltará ao Brasil.

Laura (Yanna Lavigne) – Órfã de mãe, cresceu sendo mimada pelo pai, o milionário Olavo (Tony Ramos). No início da trama, é noiva de Gabriel (Bruno Gagliasso).

João Inácio (Paulo Vilhena) – Viúvo desde que a esposa, filha de Mirtes (Elizabeth Savalla), morreu, cria sozinho o filho Guilherme (Caio Manhente). Vai todas as noites ao bordel dançar tango com Stefânia (Carol Duarte), o que Mirtes usa como munição para colocar Guilherme contra o pai.

Maltoni (Matheus Abreu) – Sacristão, tem uma beleza que provoca alvoroço entre as mulheres durante as missas.

Jurandir (Paulo Miklos) – Católico fervoroso, está sempre com Mirtes (Elizabeth Savalla), Liliane (Simone Zucato) e Roseane (Talita Fusco). É pai de Elisa (Giullia Buscacio). Seu grande sonho é que a filha siga a vida religiosa e se torne freira.

Raimunda (Julia Konrad) – Filha mais velha de Socorro (Inês Peixoto), é o oposto da irmã Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer): a vaidade não é prioridade em sua vida. Nutre uma paixão recolhida por Geandro (Caio Blat).

Socorro (Inês Peixoto) – Secretária na prefeitura de Serro Azul, é uma mulher religiosa, que criou sozinha as duas filhas, Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) e Raimunda (Julia Konrad).

Diana (Laryssa Ayres) – Filha de Nicolau (Marcelo Serrado) e Afrodite (Carolina Dieckmann). Irmã de Rivalda (Giulia Gayoso), Bebeto (Eduardo Speroni) e Cristiana (Vitoria Rangel). Tem grande habilidade no caratê e sonha se tornar uma profissional. Diana, no entanto, terá que enfrentar a ira do pai, que acredita que caratê é coisa apenas de meninos.

Bebeto (Eduardo Speroni) – Filho de Nicolau (Marcelo Serrado) e Afrodite (Carolina Dieckmann). Irmão de Diana (Laryssa Ayres), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Adora dançar, para desgosto do pai. Recebe o apoio da mãe, que tentará mostrar a Nicolau que o mundo mudou e que ele precisa rever os próprios conceitos.

Rivalda (Giulia Gayoso) – Filha de Nicolau (Marcelo Serrado) e Afrodite (Carolina Dieckmann). Irmã de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni) e Cristiana (Vitoria Rangel). Trabalha na loja de Milu (Zezé Polessa). Tem ciúmes dos irmãos, pois acredita que os pais dão mais atenção aos outros do que a ela.

Cristiana (Vitoria Rangel) – Filha caçula de Nicolau (Marcelo Serrado) e Afrodite (Carolina Dieckmann). Irmã de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni) e Rivalda (Giulia Gayoso).

Tobias (Roberto Birindelli) – Comerciante, dono do bar Tobias Lounge. Sempre disposto a ajudar aos que estão à sua volta, é casado com Clotilde (Adriana Lessa), pai de Leonardo (Jaffar Bambirra) e Margareth (Ana Clara Gomes Couto).

Clotilde (Adriana Lessa) – É professora e dona do salão de beleza Cloclothes. Casada com Tobias (Roberto Birindelli), mãe de Leonardo (Jaffar Bambirra) e Margareth (Ana Clara Gomes Couto). É a única pessoa de Serro Azul que mantém contato com Valentina (Lília Cabral), acreditando que a empresária a considera sua amiga.


Adamastor (Theodoro Cochrane) – Homem refinado, é o braço-direito de Ondina (Ana Beatriz Nogueira) na administração da pousada e do bordel, tem sempre um conselho bem-humorado para a cafetina e para as meninas que trabalham ali.

Luciana (Josie Pessoa) – Trabalha na pousada e no bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Seu jeito meio bruto costuma atrair alguns homens e espantar outros.

Leonardo (Jaffar Bambirra) – Filho de Tobias (Roberto Birindelli) e Clotilde (Adriana Lessa), e irmão de Margareth (Ana Clara Gomes Couto). Está sempre com sua filmadora em mãos, registrando o dia a dia de Serro Azul. Seu projeto é fazer um documentário sobre a cidade.

Margareth (Ana Clara Gomes Couto) – Filha caçula de Tobias (Roberto Birindelli) e Clotilde (Adriana Lessa), e irmã de Leonardo (Jaffar Bambirra).

Guilherme (Caio Manhente) – Filho de João Inácio (Paulo Vilhena), tem adoração pela avó, Mirtes (Elizabeth Savalla). Em certas ocasiões, influenciado por ela, chega a ficar contra o pai. A situação ficará pior quando João Inácio se envolver com Stefânia (Carol Duarte).


Liliane (Simone Zucato) – Beata, está sempre com Mirtes (Elizabeth Savalla), Roseane (Talita Fusco) e Jurandir (Paulo Miklos).

Roseane (Talita Fusco) – Beata, está sempre com Mirtes (Elizabeth Savalla), Liliane (Simone Zucato) e Jurandir (Paulo Miklos).

Katiucha (Lyv Ziese) – Trabalha na pousada e no bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). É ótima ouvinte e costuma escutar dos clientes algumas confissões inesperadas.

Januária (Mila Carmo) – Trabalha na pousada e no bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Sabe usar de sua sensualidade para encantar os homens e conseguir o que deseja.

Peçanha (Felipe Hintze) – Profissional empenhado, é auxiliar de Machado (Milhem Cortaz) na delegacia.

Patrício (Lucci Ferreira) – Radialista, está sempre de olhos e ouvidos atentos a tudo o que acontece na cidade.

Fabim (Marcello Melo Jr.) – Operário da empreiteira que vai reformar o casarão de Valentina (Lília Cabral) em Serro Azul.

Liza Gomes (Lucilene) – Diarista, faz faxina em várias casas de Serro Azul. Não é boa em guardar segredos, sendo muitas vezes responsável por espalhar as fofocas que correm pela cidade.

Cauê Campos (Feijão) – Faz parte da turma que está sempre no trailer de Nicolau (Marcelo Serrado). Sua maior felicidade é quando alguém diz que vai pagar um lanche para ele.

Dida (Maureen Miranda) – Empregada de Valentina (Lília Cabral) em Serro Azul.

Jane (Ana Paula Novellino) – Empregada de Valentina (Lília Cabral) em Serro Azul.

Robson Santos (Alfredo) – Motorista de Valentina (Lília Cabral)

Jorge Luiz Brasil
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

NOVELAS

  1. 1 ‘O Tempo Não Para’: Confira os detalhes do casamento de Marocas e Samuca
  2. 2 ‘O Sétimo Guardião’: Doutor Aranha e Stela deixam a casa de Mirtes
  3. 3 ‘O Tempo não para’: Marocas barra Betina de ser madrinha do seu casamento
  4. 4 Confirmado! IZA pilotará o 'Música Boa Ao Vivo' em 2019
  5. 5 'Malhação', urgente! Vagner é vítima de bala perdida