Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!
Famosos / ABSURDO!

Xuxa Meneghel se revolta após Mara Maravilha ofender pessoas com deficiência: "Pena dela"

Xuxa Meneghel rebateu os ataques de Mara Maravilha, que tentou ofendê-la usando um termo ofensivo para pessoas com deficiência intelectual

Redação Contigo! Publicado em 10/11/2021, às 11h45

Xuxa Meneghel se revolta após Mara Maravilha ofender pessoas com deficiência: "Pena dela" - Reprodução/Instagram
Xuxa Meneghel se revolta após Mara Maravilha ofender pessoas com deficiência: "Pena dela" - Reprodução/Instagram

Nesta quarta-feira (10), Xuxa Meneghel resolveu se pronunciar e condenou os recentes ataques de Mara Maravilha, que usou uma expressão capacitista para tentar ofender a Rainha dos Baixinhos.

Durante sua participação no Programa do Ratinho, na última segunda-feira (7), a apresentadora trocou a letra de Ilariê com frases pejorativas e ainda usou o termo "débil mental" - considerado ofensivo para pessoas com deficiência intelectual.

"Quando eu ouvi isso, me coloquei no lugar de uma pessoa com necessidades especiais. E te juro que fiquei triste. Como uma pessoa que trabalhou para criança fala isso? Por mim, ok. Só me dá mais pena dela. Mas pelas crianças e pessoas com um grau de intelecto que estão 'nessa expressão'. É simplesmente feio", rebateu a loira em um comentário nas redes sociais.

A veterana ainda pediu desculpas pela atitude da rival e pediu para que não reproduzam a fala. "Desculpem a todos com alguma necessidade especial. Nem todas as ex-apresentadoras são assim. O que ela quer é espaço, não dê a ela", finalizou.

Para quem não se lembra, Mara Maravilha foi apresentadora infantil do programa Show Maravilha, entre 1987 e 1994, no SBT. Por isso, Xuxa apontou o ataque desrespeitoso da veterana.

Após a repercussão, Mara Maravilha reconheceu o erro ao usar o termo "débil mental" e pediu desculpas através de um pronunciamento.

"Errei, perdão, perdão, perdão. Representar a arte, a comunicação e o imaginário do público é justamente reconhecer que temos grandes responsabilidades ao que propagamos diariamente com bons ou maus exemplos. Mesmo com a dita liberdade de expressão, concordo que fui infeliz na empolgação do entretenimento", disse ela.

ENTENDA

Na noite da última segunda-feira (8), a apresentadora Mara Maravilha deu o que falar ao atacar Xuxa Meneghel gratuitamente durante sua participação no Programa do Ratinho, do SBT.

Não contente, a cantora ainda pediu para cantar sua própria versão do hit Ilariê, de Xuxa, e trocou a letra por frases ofensivas.

"Está na hora, está na hora, da lavagem cerebral. Eu ganhei um disco da Xuxa, e virei débil mental. Ilari, ilari, ilariê, oh-oh-oh", disparou ela.

Veja:

Confira a nota na íntegra:

"Em atenção especial às últimas notícias vinculadas à minha participação no Programa do Ratinho na última segunda-feira (08/11), venho publicamente me retratar e me desculpar.


Me perdoem os que se sentiram magoados quando despropositadamente pronunciei 'débil mental'. Errei, perdão, perdão, perdão. Representar a arte, a comunicação e o imaginário do público é justamente reconhecer que temos grandes responsabilidades ao que propagamos diariamente com bons ou maus exemplos. Mesmo com a dita liberdade de expressão, concordo que fui infeliz na empolgação do entretenimento. As pessoas com necessidades especiais, tão presentes em nosso cotidiano na rua, na escola, nos parques, mercados, shoppings, cinemas entre outros ainda enfrentam barreiras e obstáculos que precisamos evoluir. Para mim, este momento é de aprendizado, humildade e resiliência para entender o quão este erro pode trazer de ensinamentos para a minha e a nossa jornada....


Triste comigo, fui infeliz, antes de ser artista sou um ser humano... Peço desculpa também ao meu conterrâneo Cid Guerreiro, a Xuxa e aos muitos fãs que temos em comum".