Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!
Famosos / INACREDITÁVEL!

Regina Duarte ignora racismo, pede Dia da Consciência Branca e web reage: "Sem noção"

Regina Duarte causou controvérsia nas redes sociais ao criticar o Dia da Consciência Negra em um texto polêmico

Redação Contigo! Publicado em 21/11/2021, às 13h56

Regina Duarte ignora racismo, pede Dia da Consciência Branca e web reage: "Sem noção" - Reprodução/Instagram
Regina Duarte ignora racismo, pede Dia da Consciência Branca e web reage: "Sem noção" - Reprodução/Instagram

Neste domingo (21), um dia após a data que se comemora o Dia da Consciência Negra, Regina Duarte foi às redes sociais e fez um texto criticando o feriado que marca a reflexão na luta contra o racismo no Brasil.

Além de questionar a existência da data, a atriz ainda falou sobre um possível "Dia da Consciência Branca".

"Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda… ? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor, por culpas antepassadas?", começou ela.

A artista sugeriu ignorar o peso histórico do racismo estrutural no país como forma de 'superá-lo': "Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje, e nos olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade de sermos humanos? Simplesmente, irmãos?".

Para contextualização, uma recente pesquisa apontou que 61% da população já presenciou discriminação explícita contra pessoas negras no Brasil. Os dados foram levantados pelo Instituto Locomotiva.

Nos comentários, parte de seus admiradores concordou com o posicionamento controverso. "Verdade", disse uma fã. "Boa reflexão", comentou outra.

Por outro lado, a veterana também recebeu críticas pelo questionamento superficial que ignora o preconceito racial implantado na base da sociedade brasileira. "Olha o desserviço", escreveu um seguidor. "Sem noção", disparou outro. Já uma terceira contextualizou a situação: "Culpa de antepassados que ainda fazem vitimas até hoje. [...] Só lamento a ignorância".

FAMÍLIA

A atriz Regina Duarte fez uma raríssima aparição.

Com um look extravagante, ela foi na companhia do filho, o diretor João Gomez, e da nora, a atriz Thalita Younam, para assistir ao espetáculo A Vida Passou Por Aqui.

Veja: