Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ABRIU O JOGO

João Côrtes assume ser gay publicamente e desabafa: “Para mim era um abismo”

Ator global se assume nas redes e fala sobre o controle e a censura que teve para fugir de si próprio

Redação Contigo! Publicado em 29/06/2020, às 09h21 - Atualizado em 06/07/2020, às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Côrtes assume ser gay publicamente e desabafa - Reprodução/Instagram
João Côrtes assume ser gay publicamente e desabafa - Reprodução/Instagram

No último domingo, 28, o ator global João Côrtes aproveitou o Dia do Orgulho LGBTI para assumir publicamente que é gay.

Em seu perfil nas redes sociais, João contou que começou a perceber que era gay quando tinha por volta dos 14 anos, mas que na época era ‘um leve impulso’, ‘uma sensação’:

“Era um sentimento abstrato e distante. Nunca soube o que fazer com aquilo. Então eu dobrei e guardei em uma caixinha, embaixo do meu caos emocional. Ninguém liga para isso mesmo… E escondi de mim, dentro de mim, por anos e anos, na esperança de que isso se tornasse cada vez menor, e menor. E o que era distante ficava cada vez mais presente, o leve e ingênuo impulso se transformava em vergonha”.

O ator contou que já se aceitou e se assumiu na vida pessoal há alguns anos, mas publicamente nunca. João admitiu que conviveu com pavor da palavra ‘gay’, com pavor de se tornar outra pessoa e aceitar o seu lado até então desconhecido:

Para mim era o abismo. Era compactuar com uma força estranha querendo entrar. E eu gastando toda a minha energia para me manter fiel a um papel que simplesmente não me cabia mais".

João controlava e censurava a maneira de falar, de vestir de sentar, de dançar, de olhar. Censurava as referências, os pontos de expressão e de representação: “Eu fugia de mim mesmo como um rato foge do gato”.

Ele acrescentou: “A vergonha pode ser pesada e muito barulhenta, mas ela também pode se esconder atrás do conforto e da conveniência. Mas, a vergonha de si mesmo é sempre violenta. Te corrói”.

O desabafo do global comoveu e emocionou a web. João recebeu apoio e muito carinho dos amigos e seguidores na publicação.