Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Depoimento

Giovanna Ewbank declara: 'Sei o que é ser mãe de crianças negras'

Apresentadora faz depoimento sobre o Dia da Consciência Negra: 'Chegou a hora da revolução'

Redação Contigo! Publicado em 20/11/2019, às 14h51 - Atualizado às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giovanna Ewbank declara: 'Sei o que é ser mãe de crianças negras' - Instagram
Giovanna Ewbank declara: 'Sei o que é ser mãe de crianças negras' - Instagram

A apresentadora Giovanna Ewbank fez um depoimento emocionante no Dia da Consciência Negra.

Mãe de Titi e Bless, ela abriu o coração ao falar sobre a criação dos filhos e a luta contra o racismo na vida dos herdeiros.

"A chegada dos meus filhos balançou muitas percepções e trouxe novas questões sobre igualdade que são muito importantes e que jamais haviam sido provocadas em mim. Precisei ler muito, estudar, escutar novas pessoas, conversar com muita gente para compreender que estrutura terrível é essa que trata seres humanos como algo inferior devido unicamente à sua cor de pele", afirmou ela, que continuou:

"Foi quando percebi o óbvio, que coisas básicas do meu cotidiano “não foram feitas” para os meus filhos. Coisas banais como publicidades, brinquedos, xampus e maquiagens simplesmente não contemplavam a existência da minha filha e, posteriormente, do meu filho. Foi aí que entendi a urgência e a necessidade de ir além, de ser sim antirracista, de buscar espelhos positivos para os meus filhos todos os dias! Eu não sei o que é sofrer o racismo na pele. Mas sei o que é ser mãe de crianças negras"

Na sequência, Giovanna revelou como se sente quando vê atitudes racistas com suas crianças. "E essa dor me atravessa de muitas formas. Dói muito. É violento, angustiante, gera revolta! E essa revolta me dá forças pra lutar... lutar contra uma estrutura secular e que já passou da hora de mudar! Chegou a hora da revolução! Apesar de todo racismo, percebo que estamos evoluindo. Vejo, ainda que de forma tímida, nomes negros ocupando capas de revista, pensadoras negras publicando seus livros e um novo mercado que estimula a autoestima da população negra. E, a cada movimento desses, sinto que estamos no caminho certo".

"E por isso é tão importante que o branco reconheça seu privilégio! É tempo de abrir espaços e exaltar toda força, beleza e história do povo negro! É um trabalho importante, é preciso se importar, aprender, MUDAR. Quero que todo dia a gente consiga pensar nessas questões, transformar todo dia no dia da consciência negra. É urgente. É necessário. É agora!", finalizou.