Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / HISTÓRICO

Família real se despede de Príncipe Philip em funeral para poucos convidados e com restrições em Windsor

Em cerimônia reduzida pela pandemia da Covid-19, Elizabeth II usou máscara e irmãos Harry e William se reencontraram

Redação Contigo! Publicado em 17/04/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família real se despede de Príncipe Philip em funeral protocolar e para poucos convidados - Getty Images
Família real se despede de Príncipe Philip em funeral protocolar e para poucos convidados - Getty Images

A Coroa britânica se reúne neste sábado (17) para prestar as últimas homenagens a Príncipe Philip no Castelo de Windsor. A cerimônia que marca a despedida do consorte de Rainha Elizabeth II foi marcada pela lista reduzida de convidados e pela ausência dos súditos.

Com o risco de contágio durante a pandemia de Covid-19, apenas alguns familiares e amigos próximos foram convidados para participar da cerimônia. Nem mesmo o premiê britânico, Boris Johnson, compareceu ao funeral para evitar possíveis riscos aos familiares.

+ Em seus 99 anos de vida, Príncipe Philip construiu trajetória marcada por gafes, polêmicas e mistérios

O protocolo começou a ser colocado em prática por volta das 10h30 quando a Guarda Real prestou as primeiras homenagens. O caixão com o corpo chegou e foi acompanhado por um cortejo fúnebre.

Estavam presentes o primeiro na linha de sucessão ao trono, Príncipe Charles, e seus dois filhos, Harry e William. Eles acompanharam o trajeto do caixão a pé.

Chamou a atenção dos súditos o fato da rainha Elizabeth II, de 94 anos, ter chegado ao local usando máscara. Muito discreta, ela escolheu um look todo preto e se mostrou consternada.

EMOÇÃO

Quando o caixão com o corpo de Príncipe Philip chegou à Capela São Jorge, foi respeitado um minuto de silêncio. Como manda a tradição, o hino nacional foi executado bem como uma salva de tiros. A cerimônia foi comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury e foi acompanhada por um coral.

A MORTE

Príncipe Philip faleceu no dia 9 de abril"É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo", diz o comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham.

Philip Elizabeth foram casados por mais de 70 anos e viveram a união mais longeva da história da realeza. Nos anos 90, ele deixou os compromissos reais e desacelerou.

Apesar de gozar de boa saúde, o membro da realeza passou a fazer raras aparições somente em datas especiais quando acompanhava a monarca. 

Em fevereiro, Philip foi internado no hospital King Edward VII, o que levantou suspeitas de que ele teria contraído a Covid-19. Alguns dias depois, um comunicado emitido pela Coroa informou que ele estava tratando  uma infecção - ele também passou por uma cirurgia cardíaca.