Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / EMOÇÃO

Em sua despedida da TV, Paulo José escreveu carta aberta: "Tinha medo de dormir e não acordar"

Em 2014, quando estrelou sua última novela, ator relatou como era a vida com o Mal de Parkinson

Redação Contigo! Publicado em 11/08/2021, às 20h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em sua despedida da TV, Paulo José escreveu carta aberta: "Tinha medo de dormir e não acordar" - TV Globo
Em sua despedida da TV, Paulo José escreveu carta aberta: "Tinha medo de dormir e não acordar" - TV Globo

O ator Paulo José, que morreu aos 84 anos nesta quarta-feira (11) estava afastado das novelas desde 2014 quando foi escalado pelo autor Manoel Carlos para viver um dos personagens da novela Em Família.

Escrito especialmente para o veterano, o personagem interpretado pelo ator dialogava com sua própria história. Assim como Paulo José, o personagem sofria os efeitos do Mal de Parkinson, doença que ele descobriu de maneira precoce em 1992.

Na época, a atuação do veterano causou uma verdadeira comoção. Na trama, ele viveu o vovô Benjamin, personagem que conquistou o Brasil e foi o respiro em uma trama problemática que marcou a despedida de Maneco das novelas.

Na época, o ator falou abertamente sobre as relações entre ficção e realidade. Em um texto escrito de próprio punho e publicado pela jornalista Cristina Padiglione, ele afirmou que tratava o Parkinson "como um ‘coadjuvante de peso, mas jamais um protagonista".

Na mesma carta, escrita com uma sinceridade chocante, ele confessou que viveu momentos difíceis.

"Tive muitos momentos de depressão. Houve um tempo que tinha medo de dormir e não acordar mais. Às vezes, tenho medo de morrer. Não estou num daqueles momentos de depressão profunda. Mas, tampouco este é um período fácil. Quando acordo, tenho de fazer uma escolha. Decido sair da cama. Hoje será um dia melhor. Ao me deitar, não penso se o dia foi mesmo melhor ou não. Olho para a frente e penso: “amanhã será um outro dia”. Assim, sigo tralhando vivendo um dia por dia", afirmou.

ÚLTIMA FOTO

No último domingo, dia em que foi comemorado o Dia dos Pais, uma das filhas de Paulo José publicou uma foto raríssima do ator que vivia longe dos holofotes há quase uma década. Na foto publicada por Ana Kutner, ele aparecia sentado em uma cadeira, tomando sol e na companhia de sua inseparável bengala.

"Teu dia. Todos os dias. Quanta coisa juntos nessa vida! Tanta arte tanta vida! Te amo todo!", declarou ela ao compartilhar o clique raríssimo.