Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!
Famosos / Dia da Consciência Negra

Representatividade: 10 potências negras que estão brilhando na TV brasileira

Estes atores, atrizes, cantores e apresentadores estão em alta após ganharem oportunidades; veja

Redação Contigo! Publicado em 20/11/2021, às 07h56

10 estrelas negras que estão brilhando na televisão brasileira - Reprodução/Instagram/TV Globo
10 estrelas negras que estão brilhando na televisão brasileira - Reprodução/Instagram/TV Globo

Neste sábado (20) é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, data que propõe uma reflexão sobre a busca por igualdade racial. Na televisão, é nítida uma evolução na representatividade nos últimos anos. Várias novas estrelas surgiram, ganharam espaço e conseguiram alcançar postos de destaque. 

Mas ainda é pouco. Em diálogo com a data, a CONTIGO! reuniu uma constelação de artistas que vem ganhando notoriedade. Grandes nomes que representam força, resistência e simbolizam essa busca por oportunidades iguais. Aos poucos, estes dez artistas vão se tornando uma referência em seus segmentos, seja na música, na TV ou no jornalismo.

Cinnara Leal

A atriz ganhou seu primeiro papel na TV em 2006, na novela Vidas Opostas. Além de novelas,  já atuou na plataforma de streaming Netflix, no seriado Reality Z. Hoje ela da vida a personagem Justina em Nos Tempos do Imperador e tem conquistado o público com sua atuação segura e de muita qualidade.

Dani Ornellas

Iniciou sua carreira no Teatro Escola O Tablado, atuando em uma adaptação da Ópera do Malandro. Nas telinhas, fez sua primeira participação no elenco da minissérie Subúrbia em 2012. A atriz também já atuou no filme  Cidade de Deus. Atualmente faz parte do elenco de Nos Tempos do Imperador com a personagem Cândida.

Hoji Fortuna

Natural de Luanda, Angola, esteve no elenco da peça A Mais Velha Profissão, quando teve atuação elogiada. No cinema, foi um dos destaques do longa Chatô, o Rei do Brasil, filme que demorou mais de uma década para ser lançado. Além de atuar, já foi apresentador do Miss Angola-Portugal, em 2005 e 2007. Hoje vive o personagem Olu Maquemba em Nos Tempos do Imperador.

Indira Nascimento

Apesar de ter Iniciado a carreira como repórter, esteve em cartaz com o espetáculo O Jornal The Rolling Stones. A atriz também já atou na plataforma de streaming Netflix, na terceira temporada de 3%. Estourou como uma das estrelas do curta Mercadoria. Hoje a atriz vive o papel de Janine em Um Lugar ao Sol, novela das nove que acaba de estrear.

Juan Paiva

Um dos grandes talentos da nova geração, ele ganhou notoriedade ao interpretar o cadeirante Wesley de Totalmente Demais. De lá pra acumulou papeis importantes na TV e no cinema. Viveu o Anderson de Malhação: Viva A Diferença, além de atuar nos filmes 5x Favela – Agora por Nós Mesmos e M8 – Quando a Morte Socorre a Vida. Hoje vive um personagem de grande destaque em Um Lugar ao Sol, interpretando Ravi.

Ju Colombo

Começou sua carreira estreando na televisão em 1996, na telenovela Razão de Viver, no SBT. Em 2014 assinou com a TV Globo, de lá pra cá deu vida a personagens de grandes novelas como Em Família, Sete Vidas, Liberdade, Liberdade e Malhação: Viva a Diferença. Além de telenovelas, atuou no filme O contador de Histórias. Atualmente vive a personagem Dalva em Um Lugar ao Sol.

Maicon Rodrigues

Iniciou a carreira artística estreando em Malhação – Seu Lugar no Mundo, em 2015. No ano seguinte fez parte do elenco de Rock Story, além de emendar um novo trabalho em O tempo Não Para. O ator já atuou na plataforma de streaming Netflix em Temporada de Verão. No cinema atou no filme Salamandra. Hoje vive Guebo Nilaja em Os Tempos do Imperador.

Michel Gomes

Iniciou a carreira artística no cinema, estrelando o filme Cidade de Deus com o personagem Bené. Explodiu ao grande público ao protagonizar o filme Última Parada 174, em 2008. Estreou na TV na telenovela Viver a Vida, também teve destaque ao interpretar João Alves na telenovela Rebelde, na Record. Atualmente vive o personagem Jorge de Sá em Os Tempos do Imperador.

Rogério Brito 

Iniciou sua carreira artística em telenovelas e seriados como: Carandiru Outras Histórias, Escrava Mãe e Deus Salve o Rei. Na plataforma de streaming Netflix participou do elenco de Sintonia e 3%, no cinema estrelou em Todos os Mortos, em 2020. Hoje vive um papel de grande destaque em Os Tempos do Imperador, com o personagem Dom Olu

Tatiana Tiburcio

A atriz atuou pela primeira vez na TV em Suburbia, em 2012, depois fez parte do elenco de MeuPedacinho de Chão e Sol Nascente. Em 2020, integrou o grande elenco de Falas Negras, um programa especial do Dia da Consciência Negra. Oor sua atuação, venceu o Troféu APCA de melhor atriz, um dos prêmios mais importantes da teledramaturgia. No cinema atuou em M8 - Quando a Morte Socorre a Vida. Hoje vive a personagem Esther em Um Lugar ao Sol.

Washington Duarte, o WD

Revelado ao grande público pela atual temporada do The Voice Brasil, WD comoveu o público desde a apresentação com sua música autoral “Eu Sou” . Na letra, o cantor fala sobre resistência, representatividade e sobre sua história. A visceralidade da letra comoveu o Brasil e ele já se tornou um dos favoritos a vencer a competição

THIAGO OLIVEIRA

Thiago Oliveira vem conquistando um grande espaço na TV brasileira nos últimos cinco anos. Ele estava a frente do Esporte Espetacular,  mas agora ganha espaço aos domingos no comando da cobertura esportiva do Fantástico, um dos postos de maior prestígio da emissora.