Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!
Famosos / DESABAFO

Atriz de 'Gênesis', Dani Moreno revela diagnóstico de doença degenerativa grave: "Dor da morte"

Sucesso nas novelas da RecordTV, artista fez um desabafo comovente e detalhou os sintomas

Redação Contigo! Publicado em 22/09/2021, às 13h25

Atriz de 'Gênesis', Dani Moreno revela diagnóstico de doença degenerativa grave: "Dor da morte" - Reprodução/Instagram
Atriz de 'Gênesis', Dani Moreno revela diagnóstico de doença degenerativa grave: "Dor da morte" - Reprodução/Instagram

A atriz Dani Moreno, conhecida por seus trabalhos nas novelas da RecordTV como Gênesis e Amor Sem Igual, revelou recentemente que sofre de uma doença autoimune degenerativa grave: a Espondilite Anquilosante. 

Em suas redes sociais, a artista fez um desabafo intenso sobre o diagnóstico e disse que descobriu a patologia recentemente, apesar de ter percebido sinais na infância. 

Ela explicou que enfermidade atinge os tecidos conjuntivos e causa dores nas articulações da coluna e em outras partes do corpo. 

Leia o texto:

"Espondilite Anquilosante: doença autoimune degenerativa grave. Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte.

Tenho o desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena. Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade; etc...
Como saberíamos? Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha?

Ao menos ganhei tempo. Recebi o diagnóstico precocemente e tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada. A dor me acorda e ela só passa ao me exercitar. Eu sempre pedi pra ter um motivo para acordar cedo e me exercitar, mas acho que desejei meio errado hahahaha.

(...)

O próximo passo, é tomar as injeções imunossupressoras. Elas custam mais de 10 mil cada. Preciso de 2 por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS.

Já que você tá aqui, EA, te tiro pra dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Vou aproveitar sua estadia eterna para trabalhar meu autoconhecimento profundamente, entrar em contato total e absoluto comigo e dominar meu corpo e minha mente. Eu te proíbo de achar que me controla.

De repente, meus pais se foram. De repente, acordei com uma doença que não tem cura. De repente, a vida passa e a gente aqui, se dando ao luxo de perder tempo reclamando dela. Eu não sei qual a sua realidade, mas eu te peço pra se amar e se cuidar o quanto puder. E amar aos seus também. Todos os dias e sempre".

INVEJA?

A separação de Letícia Almeida e Bruno Daltro foi noticiada há alguns dias, mas só agora foi revelada uma das possíveis causas: inveja pela retomada na carreira artística.

De acordo com o jornal Extra, o ator teria ficado incomodado com o destaque que a esposa recebeu com sua interpretação de Asenate em Gênesis, produção em que ele também faz parte do elenco, como Gade.

Veja: