Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DESABAFO

Alexandre Borges larga tudo para cuidar da mãe com doença grave: "Enquanto há vida, há esperança"

Ator conta que paralisou a carreira e se mudou de cidade para cuidar de dona Rosalinda, hoje com 84 anos

Redação Contigo! Publicado em 02/08/2021, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre Borges larga tudo para cuidar da mãe com doença grave: "Enquanto há vida, há esperança" - Reprodução/Instagram
Alexandre Borges larga tudo para cuidar da mãe com doença grave: "Enquanto há vida, há esperança" - Reprodução/Instagram

O ator Alexandre Borges comoveu os fãs ao fazer um relato contando como tem cuidado da mãe, dona Rosalinda. Aos 84 anos, ela está muito debilidade após o avanço do Alzheimer. 

"Percebi que a cabeça da minha mãe estava começando a falhar no Natal de 2019. Sempre tão lúcida e ativa, ela apresentava os primeiros lapsos de memória, falava coisas desconexas e já não lembrava que havia almoçado", declarou ele para a revista 'Veja'.

Na reportagem, o galã diz que já existiam outros casos na família e que ele já sabia os desafios que chegariam.

"Pela experiência na família, conhecia de perto o doloroso processo de desligamento que vai ocorrendo naturalmente. Tentei não entrar em uma espiral de desespero. Era preciso reunir forças para cuidar dela e tranquilizá-la. Decidi então parar tudo, mudar para Santos, onde nasci e ela vive até hoje, para ficarmos juntos", relembra.

Segundo ele, a situação piorou quando ela sofreu uma queda e precisou se recuperar de uma fratura grave. Naquele momento, ele confessa que teve medo.

"Achei que dessa vez a perderia, mas minha mãe é uma piauiense guerreira. O trabalho ficou mais árduo e formei uma equipe de profissionais para antedê-la em casa. Hoje, ela está numa cadeira de rodas e com a fala restrita, interagindo apenas com sua fisionomia, usando expressões faciais. Nada, porém, a impede de me mandar beijos e aceitar meus abraços cheios de afeto".

Ele disse que desacelerou nos compromissos profissionais para poder se dedicar aos cuidados que ela precisava. 

"É claro que não é fácil ver alguém que você ama com todas as forças adoecer desse jeito. Dizem que cuidar de idoso e criança dá trabalho semelhante, mas discordo. A criança a gente cria e prepara para o futuro, enquanto, no caso de uma velhinha, com uma doença sem cura, a tensão e o desgaste são permanentes. Estou aprendendo com minha mãe a aproveitar a cada instante em que vivemos do lado de quem realmente importa. Pus o pé no freio na carreira para cuidar dela e, passada a fase mais crítica, agora tento retornar a vida, dividindo o tempo entre Santos, Rio, para visitar meu filho, e alguns trabalhos em São Paulo. Tudo isso me fortalece para estar com ela. Enquanto há vida, há esperança".

NÃO ROLOU

A reprise de Ti-Ti-Ti, noVale a Pena Ver de Novo, segue perdendo audiência. Na semana passada, a obra exibida originalmente em 2010, experimentou um dos piores desempenhos recentes da faixa de reprises vespertinas da Globo. De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o folhetim acumula a pior média das entre as seis novelas que ocuparam a faixa da nos últimos anos. O resultado é o menor desde Belíssima, que foi ao ar em 2018.