Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Um desafio e tanto na Índia para Fernanda Lima

A apresentadora do Amor & Sexo e a amiga Juliana Sana realizam sonho de praticar ioga em Mysore

Por Ligia Andrade / Fotos: Rita Albano Publicado em 23/02/2017, às 20h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Lima em Mysore - Fotos: Rita Albano
Fernanda Lima em Mysore - Fotos: Rita Albano
Que aventura!”, confessou Fernanda Lima, depois de realizar seu sonho no quadro Mulheres Espetaculares, do Esporte Espetacular (Globo). A apresentadora do Amor & Sexo (Globo) passou uma semana em Mysore, no estado de Carnataca, na Índia, para praticar Ashtanga, o estilo mais extremo da ioga, atividade que faz há 12 anos. Ao lado da também apresentadora Juliana Sana,  ela mergulhou na cultura indiana. As duas viveram dias de iogues, passearam pelos mercados locais, andaram de tuk-tuk e sentiram toda a religiosidade de seus habitantes. Inesquecível. Mas nem tudo foi fácil. Fernanda e Juliana penaram com o fuso horário. “Chegamos com um jet lag forte, depois de 30 horas de viagem. São 8 horas de diferença, então, não deu tempo de se adaptar”, recorda Juliana, continuando: “Mesmo indo para a cama cedo, não conseguíamos dormir, porque estávamos ansiosas para a aula. Fernanda me mandou um WhatsApp às 3 horas da manhã e eu também estava acordada.”

Cercadas de expectativas, às 4h30 da manhã, as duas já estavam de pé para a primeira aula da semana, às 5h30, no K Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute, com 2 horas de duração. Detalhe: em jejum. “A professora era superexigente. Mesmo assim, depois o sono desaparecia e dávamos o nosso melhor – afinal, só tínhamos uma semana e queríamos aproveitar ao máximo. Foi uma experiência incrível. Meu corpo fez posturas que nunca imaginei que conseguiria fazer. A energia do lugar, com 70 pessoas suando, respirando ao mesmo tempo em uma sala, é espetacular”, conta Juliana.

As apresentadoras durante a aula no K Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute

Equilíbrio entre corpo e mente
O objetivo de Fernanda era fazer a série de posturas número 2, do total de 6, na frente da renomada professora Saraswathi, 75, no final do curso. Uma tarefa e tanto, já que normalmente o aluno fica um mês no instituto até ser autorizado a mudar de nível. “Fernanda se superou, foi superparceira, entrou na cultura indiana e foi em busca dos seus limites, dando o seu melhor na escola de Ashtanga que é referência no mundo inteiro. Quando vejo que a personagem está curtindo a experiência, sei que teremos um ótimo programa. E foi isso que aconteceu. Por isso a gente sempre busca desafios que as artistas realmente queiram fazer”, explica a apresentadora, que já gravou três episódios da temporada. “A ideia é que elas desafiem a si mesmas, mostrar um lado desconhecido. Tenho de estar pronta para o que der e vier.” 

  Os exercícios, de alta complexidade, levam o corpo ao limite. Porém, Fernanda conseguiu mostrar suas habilidades. A gaúcha encontrou na filosofia milenar o equilíbrio entre corpo e mente. “Estava um pouco perdida, a fama me confundiu, não sabia o que fazer. Só queria ficar em paz, sozinha e bem comigo mesma. E foi aí que a ioga entrou. Não tem uma gravação que não aconteça sem antes eu ter feito ioga”, revela. A próxima aventura de Juliana será com Nanda Costa. “Segui-la na canoagem foi duro, porque ela rema desde criança e tem uma força física incrível.”