Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!

Protagonistas falam sobre a nova temporada de Os Dez Mandamentos

Os atores revelam suas primeiras impressões 
sobre a nova temporada da novela bíblica da Record, sucesso até mesmo no exterior

Por Lígia Andrade Publicado em 04/04/2016, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Os Dez Mandamentos - Cadu Pilotto
Os Dez Mandamentos - Cadu Pilotto
A jornada dos hebreus rumo à Terra Prometida continua, e tem tudo para ser mais um sucesso de audiência da Rede Record, a partir da segunda-feira (4). A novela bíblica Os Dez Mandamentos – Nova Temporada vai mostrar o que acontece depois que Moisés (Guilherme Winter) recebe as leis escritas por Deus. “Se antes o Egito era o maior inimigo, agora são eles mesmos. Os hebreus sonharam tanto com a liberdade e, agora que a conquistaram, não sabem o que fazer. Eles têm a missão de construir uma nação e precisarão de leis (Os Dez Mandamentos) para ter uma ordem e um direcionamento”, explica a autora Vivian de Oliveira.


Winter usa peruca e barba postiça para dar vida ao profeta Moisés

A boa aceitação da primeira temporada ultrapassou fronteiras. Exibida no Brasil entre março e novembro de 2015, a novela já foi vendida para cinco países, entre eles a Argentina, onde estreou no dia 28 em primeiro lugar, sendo a novela estrangeira de maior audiência na história do país. Também rendeu negócios, como a criação de uma linha de bijuterias inspirada nos acessórios das personagens, e o longa-metragem Os Dez Mandamentos – O Filme, com cenas extras. 
Qual o segredo de tanto êxito? “É um projeto lindo, com uma história linda. As pessoas se identificaram, querem ver algo leve”, analisa Winter. Giselle Itié, intérprete de Zípora, esposa de Moisés e namorada do protagonista na vida real, também explica o encantamento do público. “O sucesso está no cenário, na equipe, na caracterização, na arte, na escalação...”, festeja a atriz. 
Para Sidney Sampaio, o Oseias (por ordem de Moisés passou a se chamar Josué), um dos acertos é ser uma novela para a família. “Se torna um momento especial. Os temas bíblicos já foram feitos e refeitos por Hollywood. Faltava isso na TV. Uma senhora no mercado veio falar comigo e começou a chorar. Fiquei com a voz embargada também”, relembra.

RECORDE DE AUDIÊNCIA
Larissa Maciel, 38, elege Miriã como um dos trabalhos mais difíceis de sua carreira. “É árduo. Ficamos em situações desconfortáveis. São muitas externas, diferente de novela contemporânea, onde existe o conforto do estúdio. É trabalhoso, mas o elenco abraçou a causa”, afirma.


Larissa Maciel se prepara para viver a personagem

Quando Moisés ergueu o seu cajado e abriu o Mar Vermelho, não foi só Ramsés (Sergio Marone), o Rei do Egito, que se impressionou. Exibida em 10 de novembro, a passagem foi responsável pela maior audiência da novela, atingindo 28,1 pontos, em São Paulo, contra 20,8 da concorrência. “Parecia final de Copa do Mundo”, relembra Winter. O ator demora uma hora na caracterização. Barba, peruca, bigode... tudo é falso. “Passo cola todos os dias no rosto, os fios entram na boca”, conta ele, que, nas cenas de ação, teve alguns sustos. “Já acertei o Sérgio e ele me acertou”, relembra, rindo. 
Quem demora também para ficar pronto é Sidney – fica cerca de 45 minutos na produção. “É difícil, mas você se acostuma”, brinca ele, que também passa um produto para ficar bronzeado em cena. “São 40 anos no deserto, não tem como eu ser branquinho, certo (risos)?”, justifica. Quem se diverte com o visual de Josué é Leonardo, 4, filho do ator. “Ele pergunta se vou colocar a minha roupa de guerreiro.”


"Meu filho (Leonardo, 4) me pergunta se vou colocar minha roupa de guerreiro", conta Sidney

Winter acredita que Deus é a natureza, está dentro de cada um. Com Moisés, aprendeu a ter compaixão pelo próximo. “As pessoas falam coisas muito bonitas, me sinto lisonjeado de ser um alento, uma diretriz.” Ao lado da namorada, o ator está retomando a prática de visitar instituições de caridade. “Admiro esse lado da Gi”, elogia. Para ela, estar perto das crianças faz bem: “Até tenho vontade de ser mãe, mas ainda não bateu o relógio, está um pouco atrasado (risos)”.  
A intimidade dos namorados ajuda em cena. “Já que a gente tem a liberdade de beijar de língua, a gente beija, mas a barba atrapalha (risos). Acho mais bonito o beijo técnico bem dado”, afirma ela. O casal aproveita para estudar junto. Um ajuda o outro, segundo Winter. “É bom. Estamos no começo do namoro, a gente sai muito para comer e eu já engordei 5 quilos! É bom assistir a filmes e comer chocolate”, completa Giselle, que faz pilates. A atriz encontra a paz se conectando com a natureza. “Contemplo, fico em silêncio, vou à cachoeira, fico com o pé descalço na grama...” 
A Bíblia sempre foi um dos livros de cabeceira de Sidney. “Tenho fé, mas estar aqui reforça”, reconhece ele, que
será o protagonista de A Terra Prometida, sequência da nova temporada de Os Dez Mandamentos, que deve estrear em junho. “Já li algumas coisas e está incrível. Fico olhando para o Gui (Winter) para aprender. É uma grande responsabilidade. Vai ser o meu primeiro protagonista”, festeja. O ator recebe total apoio da namorada, a médica Adriane Furlan, 26, com quem admitiu já estar morando junto. Larissa afirma que Miriã voltará diferente. E confessa que já conhecia a história de Moisés, mas não tão bem. “Tenho fé em Deus, mas não sigo uma religião específica.”  
Entre as novidades da Nova Temporada está a caminhada no deserto, assim como a reprodução de passagens importantes da Bíblia, como a construção do Tabernáculo, além da entrada de novos personagens. “Alguns duvidam e questionam o poder da fé. Vamos abordar dramas familiares e tempos revoltos, mas mantendo a mesma linguagem para que a identificação do público permaneça fiel assim como na outra temporada”, explica a autora.