Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!
Exclusivas / SUCESSO

Ex-BBB Thelminha adiciona 'escritora' ao seu currículo e lança livro: "Minha história"

Em entrevista exclusiva, Thelminha contou detalhes do seu primeiro livro e seus projetos na internet

Julia Palmieri Publicado em 09/12/2021, às 14h16

Ex-BBB Thelminha adiciona 'escritora' ao seu currículo e lança livro: "Minha história" - Iude Richele
Ex-BBB Thelminha adiciona 'escritora' ao seu currículo e lança livro: "Minha história" - Iude Richele

Médica, comunicadora, influenciadora, apresentadora, ex-BBB, e agora também escritora, Thelminha não se cansa do sucesso desde que venceu o BBB20. Com vários projetos simultâneos, ela comanda seu próprio programa, grava conteúdo para as redes sociais, é colaborada do Bem-Estar e acaba de lançar o seu livro Querer, Poder e Vencer, em que narra sua trajetória rumo ao sucesso.

Ao contar o processo de criação do livro, feito com a colaboração da jornalista Bianca Caballero, ela diz que foi a seleção do que colocar na obra foi difícil já que a ideia era pensar na transmissão de uma mensagem.

“Ficamos mais de um ano decidindo quais histórias deveriam entrar. Nesse tempo revivi todas as minhas memórias de maneira muito intensa. Foi um processo de grande introspecção e múltiplos sentimentos. Hoje acredito que esse livro imortaliza minhas sensações e ideias. Esse foi um mergulho incrível, desafiador e doloroso, mas necessário para um encontro comigo mesma”, explicou ela em conversa com a CONTIGO!

De peito aberto, Thelminha conta no livro sobre seus principais desafios que enfrentou ao longo de sua vida, sua trajetória no BBB e discute temas sensíveis da forma mais realista possível.

“Toda a minha história pessoal está no livro. Sou uma mulher preta, já vivi inúmeros obstáculos e empecilhos. Muitos deles estão no livro, que fala de como nunca desisti de nenhum dos meus sonhos. Outros assuntos que também abordo são adoção, transição capilar e minha experiência no BBB. Cada um dos capítulos apresenta minhas reais emoções, estou ali, nas páginas, despida de corpo e alma, como poucas vezes estive em minha vida”, desabafou.

Além de contar sua história de vida, ela também pretende deixar um ensinamento importante para o leitor: “Que a vida não é fácil, os empecilhos são muitos e a maioria deles inclusive são impostos pela própria sociedade que oprime, mas que ao final do livro eles possam acreditar no que diz o título: nós podemos, queremos e vencemos".

TRIANGULANDO

Considerado pela médica como um espaço de reflexão, o programa traz temáticas de grande relevância para a sociedade. No Youtube, a ex-BBB já trouxe personalidades como Djamila Ribeiro, Bruno Gagliasso, Negra Li, Gil do Vigor, Karol Conká, Nátaly Neri e Mateus Carrilho

“Acredito que os bons debates começam, primeiramente, com o desejo de falar, de questionar, de promover mudanças no mundo. Triangulando é sobre querer ir além do que estão nos dizendo para seguir, é ser parte de uma revolução em uma sociedade que traz padrões que ferem”, afirma.

Entre diversos famosos, Thelminha até entrevistou o ex-presidente Lula, falando sobre política. Para ela, é essencial desmistificar a ideia de que “política não se discute", pois vivemos a política todos os dias.

“É só discutindo política que conseguiremos viver em um país melhor, porque teoria é bem diferente de prática. E política não é só ter um plano, uma ideia, uma filosofia e palavras bonitas, é necessário – urgente – que haja atitudes. Uma vez que os jovens são o futuro, precisam estar dentro de todas as rodas de debates. Um dia eles é que vão governar, e não podemos ter líderes tão despreparados como vemos hoje”, opina.

PAUTAS SOCIAIS E REPRESENTATIVIDADE

Feliz com o resultado da conversa com Lula, ela quer falar cada vez mais sobre política no Triangulando. Além disso, Thelminha entende que é importante usar a sua voz para discutir pautas relevantes na sociedade, como machismo, racismo e desigualdade social.

“Como uma pessoa com um grande alcance, acredito que muitas pessoas podem se identificar com a minha fala e até mesmo aprender com a minha postura diante desses assuntos, por isso me preocupo em sempre falar com muita responsabilidade. Os assuntos do mundo, devem ser assuntos nossos. Não devemos correr dos debates, porque são eles que desconstroem falas opressoras, reavaliam atitudes que machucam e mudam pessoas", desabafou ela.

Como mulher negra, a ex-BBB também conta que cresceu sem ver ninguém como ela em filmes e comerciais, por exemplo. Por isso, ela acha a representatividade muito importante, e se vê em um lugar de destaque onde pode inspirar pessoas mais novas.

“É muito importante trazer representatividade para todas as pessoas, assim a pessoa se sente inserida, vista, amada, valorizada. Representatividade, também, tem a ver com autoestima, com segurança, com a forma como você irá encarar o mundo”, afirma.

Iude Richele

MEDICINA E COMUNICAÇÃO

Médica anestesiologista, Thelminha parou de exercer a profissão depois que ganhou o BBB20. Porém, ela não deixa de trazer seus conhecimentos na área da saúde para o conteúdo que produz na internet. Nas redes sociais, ela tem quadros como o “Saúde em cinco”, onde daá dicas importantes sobre saúde.

Ela acredita que conseguiu unir duas profissões que ama: a medicina e a comunicação: “Sinto que estou explorando meu lado médica em meus projetos, seja falando sobre saúde, expandindo meu conhecimento e dividindo isso com o público, bem como busco explorar também pautas deste universo, nas minhas redes e na TV”.

Além do conteúdo que produz na internet, Thelminha também é colaboradora do programa Bem Estar, na Globo, uma experiência bem diferente do que tem feito nas redes sociais. “Ser colaboradora médica do Bem estar é muito gratificante e ao mesmo tempo desafiador, pois exige dedicação e responsabilidade para levar informações corretas sobre saúde e sempre com embasamento científico”, explica.

Como influenciadora, a ex-BBB tem um propósito com a mensagem que quer passar nas redes sociais. Ela gosta de falar sobre as coisas que acredita, a inspira e que fazem sentido para ela: “Acredito que as pessoas se unem a nós e ouve nossa voz quando são tocadas, quando tem algo que permite identificação. As redes sociais, em seu alcance, deve ser um lugar de debates saudáveis e enriquecedores. Eu penso sempre nisso e coloco minha energia para que seja assim”.

DIFICULDADES DA FAMA

Não é novidade que a vida da médica mudou completamente desde que ela ganhou o BBB20. Ficar famosa no Brasil inteiro “do dia para a noite” é uma experiência que a maioria dos ex-BBBs passa. Eles entram na casa como completos anônimos e saem cheios de fãs, e algumas vezes, até milionários, como Thelminha. Para ela, apesar de ser difícil lidar com as mudanças em sua vida, ela manteve o pé no chão.

“O Brasil prestou atenção em mim, na minha história, ideais, sentimentos. E eu lidei com todas as novidades da melhor forma possível, sempre me escutando também. Sou muito realizada por poder, hoje, também trabalhar com comunicação. É algo prazeroso e que toca vidas”, desabafou.

Como pessoa pública, ela deixa claro que nem tudo são flores. Para ela, a parte mais complicada de ser famosa é o que as pessoas podem falar sobre ela: “É um desafio quase que diário, saber que as coisas que você fala ganham proporções grandes, então acho que a questão mais complexa disso é ver que, em algumas situações, distorcem sua fala”.

Por fim, Thelminha reconhece que o BBB mudou a sua vida e, apesar de sentir saudade de algumas coisas da sua “antiga” vida, ela é grata por tudo que aconteceu depois.

“Sou a mesma Thelma, com uma voz muito maior, mas a mesma. E fico feliz por minha voz ter sido potencializada, ampliada, pois tenho desejo de passar muitas mensagens, e sei que hoje elas chegam mais longe. Isso é muito satisfatório”, finalizou.