Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Paloma Bernardi: "Olho para trás e vejo tudo acontecendo no seu tempo"

A atriz vive momento superespecial: comemora 20 anos de carreira com sua primeira vilã, planeja casamento com Thiago Martins e será rainha 
de bateria pela segunda vez!

Por Ligia Andrade Publicado em 10/10/2016, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paloma Bernardi - Pino Gomes
Paloma Bernardi - Pino Gomes
Independente. É assim que Paloma Bernardi sente-se ao chegar a seu apartamento, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, depois de um dia intenso de trabalho. Aos 31 anos, a atriz paulistana já tem um cantinho carioca do jeitinho que sempre sonhou. “Morei sozinha outras vezes, a diferença agora é que o apartamento é meu. Estou muito feliz com essa conquista. Sou boa dona de casa, vou ao mercado, arrumo a casa, preparo algumas refeições, resolvo pepinos do dia a dia... Sou pau para toda obra (risos)!”, brinca a intérprete de Samara em A Terra Prometida (Record). Completando 20 anos de carreira, ela se sente preenchida pela profissão que escolheu e só tem motivos para comemorar. Vivendo sua primeira vilã, tem tirado de letra o desafio. “Nossa! Não tinha parado para pensar nisso... Samara coroa este meu momento especial. Vivo uma fase de maturidade, crescimento e reconhecimento artístico. Olho para trás e vejo tudo acontecendo no seu tempo: cada conquista e derrota; sim e não. Quero ir sempre além.” 
E a vida pessoal da atriz também vai muito bem, obrigada. Não existe nenhuma crise no relacionamento de quatro anos com o ator e cantor Thiago Martins, 27. “Nosso coração não é de pedra. Às vezes bate um ciúme de alguma situação específica, mas nada grave”, afirma Paloma, ensinando a fórmula para a relação não cair na rotina: “Surpreender é um bom combustível para manter uma relação sempre viva. Buscamos estar conectados todos os dias por meio de ligações, mensagens, fotos, surpresinhas espontâneas etc. O importante é manter-se presente na ausência.” Encantada com o parceiro, Paloma derrete-se ao falar do namorado, a quem carinhosamente chama de “carrapato”. “Sou apaixonada pelo homem que ele é. Nosso relacionamento é baseado na simplicidade, na alegria, na parceria, na confiança e no amor. Estamos sempre apoiando, aplaudindo e torcendo muito pela arte um do outro.” 


Ela e Thiago Martins namoram há quatro anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Casamento e filhos, claro, estão nos planos do casal. “E com tudo o que tenho direito: bênçãos na igreja e festa até o amanhecer, com a presença de amigos e familiares, mas só mais para a frente”, adianta. Falando em futuro, os pombinhos serão “concorrentes” em breve, já que Thiago está escalado para A Lei do Amor, próxima novela das 9 da Globo. Como eles pretendem administrar isso? Simples! “Nós brincamos com esse assunto... Vamos assistir à minha novela primeiro e deixar a dele gravando. A minha tem de estar ali, conectada”, diz ela aos risos.

BEM-VINDA AOS 30
A chegada à casa dos 30 anos assustou um pouco Paloma. No entanto, a idade veio de mansinho e sem crises. “Comecei a trabalhar cedo e amadureci rápido. Ao mesmo tempo, sinto que ainda existe uma menina dentro de mim.” Ser antagonista de uma novela é uma grande responsabilidade e motivo de orgulho, claro. E a atriz encara a tarefa com dedicação e estudo. “Procuro não carregar esse peso nas costas. Samara é humana e tem conflitos internos. É movida pelo amor e busca conquistar o coração de Josué (Sidney Sampaio, 36) de todas as maneiras. É um grande desafio para mim como atriz. Ela é impulsiva, iludida, invejosa, mimada e acredita que pode tudo. Muitas pessoas dizem que querem me dar uns tapas”, relata. Assim como a vilã, Paloma corre atrás do que quer, com uma “pequena” diferença... “Busco de maneiras corretas conquistar um amor, um trabalho ou um sonho. Sou obstinada.” De volta à Record, onde participou de Os Mutantes (2008), a atriz já conhecia a história da personagem, mas fez leituras da Bíblia de forma técnica para entender os costumes e a cultura da época. “Tenho muita fé. Sou católica e minha relação com a religião é diária. Acredito que a vida tem de ser uma constante oração e por isso costumo entregar tudo e todos nas mãos de Deus. Rezo terço, vou à missa, procuro viver com caridade, fraternidade e igualdade”, justifica.


Intérprete de Samara, em A Terra Prometida, Paloma festeja o papel: "No fundo, ela é uma vilã que queria ser a mocinha"

FRENTE A FRENTE COM IVETE SANGALO
As portas do cinema também começaram a se abrir para Paloma, que, neste ano, lançou Apaixonados e Mais Forte Que o Mundo. A atriz não descarta voos mais altos. “Ainda tenho muito a conquistar no Brasil. Se alguma oportunidade internacional surgir, irei me preparar para abraçar o mundo.” Espoletinha desde a infância, ela fazia questão de participar de todas as atividades recreativas da escola: “Meu pai costuma dizer que não nasci, estreei (risos)! Queria dançar, criar, liderar, apresentar, fotografar, atuar. Minha brincadeira preferida era inventar histórias e personagens. Ensaiava shows com as músicas da Xuxa e apresentava para a família”, lembra. Fã de Ivete Sangalo, 44, Paloma recorda ainda que paralisou ao encontrar a cantora de axé pela primeira vez. Bem que tentou agir naturalmente, sem sucesso... “Quase morri quando ela conversou comigo. Não parei de sorrir, meu coração batia forte e as mãos tremiam. Quando Ivete soube que eu seria rainha de bateria da Grande Rio novamente, me mandou um áudio me parabenizando. Gritei muito e mostrei para a família toda! Ela é incrível, iluminada e um exemplo de mulher. Será uma honra levar sua história para a Sapucaí”, vibra ao falar sobre o enredo da escola de Duque de Caxias, município do Rio, para 2016.
Os preparativos para a folia já começaram. A comunidade abraçou mais uma vez sua rainha e Paloma sente-se em casa quando está na quadra da agremiação. “São cinco anos de Grande Rio e é sempre uma honra representar essa escola no Carnaval! Estou gravando muito, então, na medida do possível estarei presente e faço questão disso. Queremos manter uma sintonia única na avenida, onde todos ali sejam um só coração: mestre, bateria e rainha”, destaca. Com 1,63 metro e 54 quilos, a musa conta o seu  maior segredinho de beleza. “É se olhar no espelho todo dia agradecendo a Deus por ser quem você é e se amar acima de tudo.” Quando a correria permite, faz lipomodelagem orgânica e drenagem linfática, além de recorrer a alguns tratamentos com aparelhos, entre eles VelaShape, HD3D, Freeze e Cellutec – tudo para manter celulites, estrias e quilinhos a mais bem longe da balança! 


Para manter a boa forma, a atriz recorre à drenagem linfática e às aulas de ballet fitness e crossfit

VISUAL MADURO E FORTE
Adepta do visual “cara lavada”, Paloma passa produtinhos de manhã e à noite no rosto, com orientação de sua dermatologista, sem se arriscar a fazer qualquer loucura em sua pele. “No dia a dia, uso protetor solar e água termal. Passo produtos para evitar espinhas, oleosidade e ressecamento na área dos olhos. De tempos em tempos, também faço limpeza de pele e peeling”, comenta. As madeixas, atualmente com megahair, são o xodó da atriz, que gosta de mudar o visual e intensificar a cor de vez em quando. “Estou usando um pretinho nada básico que me deu um ar mais maduro e forte. Estou adorando! Faço bastante hidratação nos cabelos com tratamentos à base de proteína, aminoácidos e vitaminas. Thiago diz que gosta de mim de qualquer jeito: loira, morena, ruiva, azul, verde... Tanto faz (risos)!”
 Atividade física é um dos pilares de sua vida. Paloma busca o equilíbrio entre corpo, alma e coração. “Vou à academia pelo menos duas vezes por semana e sigo uma bateria de exercícios aeróbicos e de musculação orientada pelo meu personal trainer – tem um no Rio e outro em São Paulo. Quando tenho mais tempo, faço ballet fitness, crossfit e localizada”, completa. Boa de garfo e chocólatra, a atriz tenta seguir uma dieta balanceada. “Se exagerei em um dia, no outro compenso com uma saladinha, mais proteína e menos carboidrato. Quando quero dar uma desinchada ou tenho algum objetivo maior, como o Carnaval, recorro há alguns alimentos congelados que são práticos e já vêm com uma quantidade balanceada”, ensina.


Paloma se inspirou nas personagens de Game of Thrones (HBO) Cersei Lannister e Margaery Tyrell para compor Samara