Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Nando Reis e os filhos Theo e Sebastião: Donos dos próprios passos

No dia do aniversário do ex-Titãs, ele diz que não deu palpite no disco de estreia do 2 Reis, formado por dois de seus cinco filhos. “A veia musical existe, mas cada um com a sua”

Por Tainá Goulart Publicado em 12/01/2018, às 18h50 - Atualizado em 04/03/2020, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nando Reis com seus filhos Theo e Sebastião - Fotos: Rogerio Pallatta
Nando Reis com seus filhos Theo e Sebastião - Fotos: Rogerio Pallatta

O anel dourado, em formato de leão, no dedo médio, é quase um símbolo da família de Nando Reis, 55 anos, feitos na sexta-feira (12). “Já que o sobrenome é tão forte e me remete ao rei da selva, resolvi criar esse anel. Quando olho, me lembro de coisas importantes e, claro, dos meus meninos. No entanto, só a Vânia, minha mulher, o Theodoro e o Sebastião possuem um exemplar”, revela o ex-Titãs, pai de Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael. “Esses dias, a Sophia veio me perguntar porque só nós dois temos o anel e acho que, logo, a Zoé também vai querer um para ela. Não dá, só nós vamos ganhar”, brinca Sebastião. O acessório passado para a geração seguinte pode ser uma metáfora para a herança musical que está na veia de todos, principalmente do duo formado por Theo e Sebastião, o 2 Reis. “Foi nosso pai que deu esse nome, é quase uma bênção dupla, não? (risos) Lembro que a gente resolveu falar para ele, da ideia de ser músico profissional juntos, durante uma viagem para Santos. Na serra mesmo, puxamos assunto da dupla e ele achou bem bacana. Eu e o Sebastião ficamos bem aliviados”, conta Theo.


Pai orgulhoso
Originalmente, a dupla de irmãos foi criada para fazer quatro shows, em 2013, todos com um repertório inteiro com músicas pouco conhecidas de Nando. “Era apenas o lado B, com canções que meu pai tocava e, às vezes, ficavam fora de uma turnê para outra. A gente via a vontade dos fãs de ouvir e decidimos atender aos milhões de pedidos”, contou Sebastião. O plano deu tão certo que, além das apresentações, nasceu um EP e um disco homônimo, lançado no ano passado, com oito faixas. “Eles me mostraram as músicas enquanto estavam compondo, mas eu acompanhei a produção com uma certa distância, afinal, era o trabalho deles. Quando terminaram, fiquei orgulhoso demais, a sonoridade é espetacular. É claro que existem muitas coisas parecidas comigo. Porém, como pai, sei que a identidade de cada um está ali nas gravações”, diz Nando. Ele também afirma não estar tão receoso quanto às dificuldades de se viver com música no Brasil atual. “O medo existe, claro, mas eles cresceram na estrada, o Theo viajou muito comigo, quando estava no Titãs, e o Sebastião também. Então, eles sabem de todas as nuances que esta carreira pode ter e, querendo ou não, o mercado que eu cresci não é o mesmo de hoje. Os dois sabem muito mais do digital do que eu!” 


Na casa onde mora o duo 2 Reis, formado pelos irmãos Theodoro e Sebastião, em São Paulo, o pai orgulhoso Nando Reis ‘abençoa’ a nova empreitada dos filhos. “A sonoridade deles é espetacular”, revela o ex-Titãs

Música por osmose
Na casa do primogênito, onde ele mora com o irmão, em São Paulo, vários instrumentos estão espalhados pela sala. Lá também foi o local onde aconteceram os ensaios do disco do 2 Reis e, segundo Sebastião, é um retrato fiel da infância na residência de sua família. “Na verdade, tudo veio meio que por osmose, pela proximidade que a gente sempre teve com a música. Além do violão e dos instrumentos, meu pai tem uma coleção enorme de discos, filmes e livros sobre música. Quando levava pra a escola, ele colocava uns CDs para eu e meus irmãos adivinharmos quem estava cantando”, relembra Theo. E Nando fez questão de estar presente em todos os momentos, principalmente quando nos intervalos de turnês. “Os shows aconteciam nos fins de semana e, nos outros dias, eu estava livre para ficar com todos. Era eu quem fazia sopa, dava banho, trocava as fraldas… O Nando do palco chega a ser um personagem, pois, no dia a dia, eu era um homem normal, pai, marido como qualquer outro”, diz o músico, cujo último álbum da carreira solo foi Jardim-Pomar, lançado em 2016.  


“ Não só o Theodoro e o Sebastião, mas todos os outros (filhos) me fizeram um homem melhor e completo.” Nando Reis

O mundo é bão, Sebastião!
Além da veia musical, a paixão pelo futebol corre no sangue dos Reis. No entanto, nem todos os membros são torcedores do São Paulo Futebol Clube. “Houve uma dissidência na família. A Sophia se bandeou para o Santos, mas tudo bem, a gente aguenta (risos)! Eu sou muito são­-paulino e adoro levar todo mundo comigo para o estádio. É um dos nossos passatempos preferidos”, disse o pai. Até pouco tempo, os três se arriscavam a jogar algumas partidas de futebol, mas abandonaram esta vida de atleta. “Eu parei, pois fiquei com medo de me machucar. Imagina se eu quebro o pé ou a mão, como eu vou tocar nos shows? Eu deixo para o Theo, que é o mais entendido de todos. Ele sabe nome de jogador, regras, é daqueles que comenta jogo como os comentaristas da televisão”, diz Sebastião, enquanto Nando abre um sorriso discreto. Ver os filhos juntos no palco, tocando com paixão, é algo que ele nunca havia imaginado antes. “Quando nascem, você apenas deseja que sigam seus próprios desejos. Não só o Theodoro e o Sebastião, mas todos os outros me fizeram um homem melhor e completo. E o 2 Reis é a maior prova de que o mundo é ‘bão’ mesmo”, afirma ele, referindo-se a uma composição sua, O Mundo é Bão, Sebastião!, gravada primeiramente pelo Titãs, em 2001, e depois cantada por Nando em sua carreira solo. 


O anel de leão, que o músico deu para os filhos do duo e para a mulher, Vânia. “Já que o sobrenome é tão forte e me remete ao rei da selva, resolvi criar esse anel”


Todos torcem para o time do São Paulo e, de vez em quando, se arriscam com bola

Assista ao vídeo Faixa a faixa, com Theo e Sebastião comentando sobre como foi o processo de fazer o disco deles, 2 Reis: