Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / AMOR PERFEITO

Mestre Ivamar mostra realidade dos quilombos em novo filme após novela na Globo

Em entrevista à Contigo!, Mestre Ivamar destacou a importância de seu papel em Amor Perfeito e contou seus objetivos para 2024

Mestre Ivamar caracterizado como Popó, personagem de Amor Perfeito - Foto: Reprodução/Globo
Mestre Ivamar caracterizado como Popó, personagem de Amor Perfeito - Foto: Reprodução/Globo

Foi na pele de Popó, concièrge do hotel de Amor Perfeito (Globo), que Ivamar dos Santos (65) esteve em sua primeira novela. Mais conhecido como Mestre Ivamar, o ator e ativista revela à Contigo! o que planeja para 2024, que já conta com um novo filme e trabalhos pelas causas sociais e ambientais.

"Meu trabalho não para", afirma. Mestre Ivamar se prepara para gravar um filme em Macapá, no Amapá, que mostrará a realidade dos quilombos da cidade. Além disso, ele também segue à frente do coletivo Amazonizando, que leva a cultura amazonense para o sul e sudeste do Brasil.

"Espero que através da arte, cultura e dramaturgia, a gente consiga fazer com que as pessoas entendam como é importante a nossa terra, o nosso lugar. Estou muito focado em volta disso", completa o artista, que ressalta a importância de se preocupar com a questão climática.

Leia também: Na reta final de Amor Perfeito, Babu Santana comemora representatividade

Quanto a possibilidade de voltar às novelas, Mestre Ivamar diz que as produções não estão em seu radar por agora. "Agora não estou preocupado em voltar para novelas, já houve alguns convites. Talvez em março ou abril, comece a surgir outras novidades voltadas para novelas."

O artista conta que não teve tempo para ficar envaidecido com a sua participação em Amor Perfeito. Para ele, o papel de Popó, o romance dele com Celeste (Cyda Moreno) e a sua representatividade nas telas culminaram em importantes discussões sobre a questão racial e um momento de cura para a população negra e para sua saúde mental.

"Quando saio nas ruas, vejo as senhoras com mais 60 anos conseguirem enxergar que é possível ter um trabalho na teledramaturgia, é possível ter alguém nosso lá. É se identificar com esse cabelo branco, com a ancestralidade. Quando eles me veem, eu vejo uma cura, um entendimento. Eu não me vejo envaidecido dentro desse trabalho, mas sim como um ativista."

Mestre Ivamar ainda recorda ter sido muito bem recebido por Paulo Betti (71) e Mariana Ximenes (42) ao chegar na Globo, após o convite do diretor de elenco Chico Accioly, empolgado com a estrutura da emissora. Além disso, ele afirma que o afeto foi muito presente nos bastidores, que ainda contou com nomes como Tony Tornado (93), Babu Santana (44) e Antonio Pitanga (84).

O artista ainda ressalta que, em sua caminhada, teve muitas pessoas do movimento negro que o impulsionaram. "A gente não consegue as coisas sozinho, sempre temos pessoas que nos fazem ir para frente. [Não posso deixar de citar] Thereza Santos, Milton Santos, doutor Ivair Augusto Alves dos Santos, Edna Roland, Sueli Carneiro, Maria Aparecida, Cida Bento, Zélia Amador. Nada foi sozinho."

Por fim, o ator conta o que espera para o próximo ano. "Meu objetivo é trabalhar a região Norte, fazer com que a Amazônia seja escutada, cuidada com muito carinho. Uma outra coisa que está me chamando muito atenção é a questão climática, estou apoiando algumas empresas que venham trabalhar no cuidado com a terra, com a questão alimentar."

CONFIRA FOTO DE MESTRE IVAMAR, INTÉRPRETE DE POPÓ EM AMOR PERFEITO: