Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Mãe de primeira viagem, Bruna Hamú desabafa: "Acho importante não glamourizar esses momentos"

A atriz apresenta seu primeiro filho, Julio, com exclusividade à Contigo! e fala das descobertas da maternidade, incluindo as dificuldades e as delícias.

Por Tainá Goulart Publicado em 23/06/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruna Hamú - Fernanda Bozza
Bruna Hamú - Fernanda Bozza
As cores cinza, branca e azul foram escolhidas a dedo por Bruna Hamú, 26 anos, para deixar o ambiente do quartinho de seu primeiro filho, Julio, fruto do relacionamento com o empresário Diego Moregola, 29, o mais calmo possível. E deu certo, afinal, o menino não tem dado trabalho nesse quase um mês e meio de vida. “Quando você é mãe de primeira viagem, tudo é um pouco mais difícil. Às vezes, eu me desespero e ligo para a minha mãe ou a minha sogra, elas me ajudam prontamente, mas é uma questão de conhecimento que só se consegue passando pelas situações. O Julinho só chora por conta da cólica. O engraçado é que ele faz uma carinha de bravo muito fofa, franze a testa e faz bico. Um amor!”, derrete-se a atriz, cujo último trabalho foi em A Lei do Amor (Globo), no ano passado.


A atriz Bruna Hamú ao lado do filho, Julio, de quase um mês e meio, em sua casa, na capital paulista

Porém, a calmaria em casa pouco reflete os momentos tensos que ela teve durante o parto, muito diferente do que ela havia imaginado. “Sempre ouvi que o parto era um dos momentos mais especiais e para mim não foi. Pelo contrário, foi o mais difícil. Fiquei cerca de dois dias em trabalho de parto e não dilatei quase nada. No final, decidi mudar e fazer a cesárea e tive reação à anestesia. Senti como se estivesse passando mal a cirurgia inteira. Me coçava a ponto de querer arrancar o nariz”, relembra. Além disso, quando o filho nasceu, ela não teve a oportunidade de segurá-lo nos braços, como costuma acontecer. “Os médicos correram com ele para a unidade neonatal, para ver se estava tudo bem com o bebê (que nasceu com oito meses) e, por isso, mal pude vê-lo. Na hora, chorei de desespero e ainda pensei: ‘vão achar que estou emocionada’. Acho importante não glamourizar esses momentos, como já vi acontecer. Todo mundo fala que você esquece das dificuldades do início da maternidade e, hoje, eu assino embaixo. Para mim, tudo vale mais a pena do que todo esse sofrimento. O sorriso dele, hoje, é meu maior prêmio.”


Bruna escolheu com muita atenção cada detalhe da decoração, que foi assinada pela Grão de Gente

SAUDADES DE UM BANHO CALMO
Agora, a única dificuldade da nova mamãe é pegar no sono e dormir por mais de duas horas seguidas, o que acaba se tornando impossível com tanta demanda. “Eu chegava a dormir cerca de 10 horas por dia e isso se tornou um sonho inalcançável (risos). Meu sono tem sido pesado e isso atrapalha para acordar de madrugada, mas estou me acostumando rápido. Vou da cama até o quarto dele e vice-versa. Julinho vai ficar enorme de tanto mamar, é um fominha!”, dispara. Bruna costuma tomar cerca de quatro litros de água por dia a fim de ajudar na lactação, porém, não tem dado conta. “Ele começou a chorar muito e pensei que fosse cólica, mas era fome e precisei complementar a alimentação dele com outro tipo de leite. Ele nasceu com 3,250 quilos e 50 centímetros e vai ser um ‘homenzão’”, brinca.


Com 3,250 quilos e 50 centímetros, o menino não para de mamar, mas a atriz já iniciou a mamadeira antes do previsto. “Não estou dando conta”

Amamentar definitivamente virou uma de suas principais atividades diárias. A artista até brinca que até agora mal conseguiu tomar banho direito. “É quase um milagre conseguir colocar condicionador. Julio já me chama na passagem do sabonete. Secar o cabelo, então, é algo inexistente e faz tempo que não vejo uma unha feita… Prefiro ficar o dia inteiro apertando a bochecha dele do que sair para longe por algumas horas”, afirma ela, que deu à luz o menino na Maternidade Pro Matre Paulista, em São Paulo. “Ao pegar o Julio pela primeira vez no colo, aquele instinto de mãe veio com uma força enorme, nunca imaginei que fosse assim. Até então, não tinha tido muito contato com crianças e, mesmo com todas as dificuldades, eu me sinto mãezona, mesmo aos 26 anos. Ele veio na hora certa para mudar as nossas vidas”, completa.

SEM DESESPERO PARA EMAGRECER
Apesar da ausência de tempo para se cuidar, a atriz garante que não se importa com as mudanças em seu corpo e nem pensa em voltar rapidamente a sua antiga forma. “Meu médico não me autorizou a fazer qualquer atividade física e está tudo bem. O inchaço me perseguiu muito durante a gravidez e toda a água que eu tomo tem ajudado a desinchar rapidamente. Mas não me incomodo com a presença da barriguinha e da cicatriz pós-parto. Engordei 18 kg e acho que devo ter eliminado a maioria sem virar a ‘louca da balança’, pois estou curtindo ao máximo o começo da maternidade. A gente consegue reverter o corpo, mas perder esses momentos lindos ao lado do meu filho é inaceitável”, diz, categórica. Por enquanto, Bruna se dedica integralmente à família e se derrete por Diego, que a pediu em casamento no dia 1º de maio, data do nascimento de Julio. “Foram duas alegrias em um dia só, imagina a minha felicidade. O tempo é o meu maior aliado e não quero apressar nada. Por isso, a nossa ideia é casar quando o nosso filho já estiver com 1 ano. Voltar a trabalhar também, tudo com calma. Vamos curtir juntos até chegar a hora certa, tenho certeza que será um casamento lindo!”


Ela não ficou com medo das mudanças do corpo...

A CARA DO PAI
Como pai, o empresário superou as expectativas da companheira e cumpre seu papel com excelência. “Depois da cesárea, foi ele quem acompanhou todo o processo da neonatal e me deixava a par de cada detalhe. Em casa, é um luxo com o menino e me mima bastante. Eu me considero romântica, mas o Diego é muito mais latente. É ele quem pensa nos jantares, nas flores e nas surpresas”, afirma (o noivo é sócio de restaurantes, um em São Paulo e outro em Trancoso, Bahia). Bruna tem quase certeza de que Julio será a cara do pai, mesmo que, por enquanto, alguns traços físicos sejam parecidos com os seus, como o nariz delicado e a boca desenhada. “Deixei de acreditar na ilusão de ele se parecer comigo ao ver várias fotografias do meu noivo e dos quatro irmãos dele quando crianças. Em uma das imagens, trazidas pela minha sogra, quase achei que meu filho estava nela (risos). Se agora, um bebê, ele já faz sucesso, pensa nele na adolescência, vai ser lindo e nos dar trabalho!”, prevê.


... e só vai voltar ao trabalho e à academia aos poucos. “Nada de exageros agora, só muita curtição com ele”