Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ANTES E DEPOIS!

Há 32 anos, chegava ao fim 'O Salvador da Pátria': por onde anda o elenco? Veja como estão os atores

Protagonizada por Lima Duarte, a novela contava com nomes de peso e uma trama política em plenas eleições diretas pós-ditadura

Matheus Aguiar Publicado em 13/08/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Há 32 anos, chegava ao fim 'O Salvador da Pátria': por onde anda o elenco? Veja como estão os atores - Divulgação/TV Globo
Há 32 anos, chegava ao fim 'O Salvador da Pátria': por onde anda o elenco? Veja como estão os atores - Divulgação/TV Globo

Em 1989, chegava ao fim O Salvador da Pátria. A novela que foi ao ar no ano das primeiras eleições diretas para presidência do Brasil marcou a população com seu enredo que também envolvia política e garantiu seu lugar entre as quatro maiores audiências de novelas na TV Globo, com 62 pontos na média geral da Grande São Paulo, segundo o IBOPE.

Protagonizada pelo aclamado Lima Duarte, a história gira em torno do ingênuo Sassá Mutema, que ganha popularidade e poder político na cidade fictícia de Ouro Verde após provar sua inocência de uma acusação falsa de homicídio.

Na última quinta-feira (12), a novela completou 32 anos de finalizada, e seu elenco de ouro tomou rumos diferentes desde então. Artistas como Maitê Proença, Francisco Cuoco, Betty Faria, e Susana Vieira já realizaram outros grandes trabalhos e ainda conquistam o coração dos telespectadores.

Veja como está o elenco:

LIMA DUARTE

Lima Duarte encarnou o papel do protagonista Sassá Mutema. Em 2021, o ator se prepara para estrear na segunda temporada de Aruanas, no Globoplay, na pele de personagem que ainda não foi divulgado.

MAITÊ PROENÇA

Maitê Proença deu vida a Clotilde Ribeiro. Em 2016, a atriz foi demitida da TV Globo, sendo Liberdade Liberdade seu último trabalho na emissora. Atualmente, a veterana se dedica ao seu canal no YouTube.

FRANCISCO CUOCO

Francisco Cuoco interpretou o político Severo Toledo Blanco. O último grande trabalho do ator foi em 2018, em Segundo Sol – no entanto, chegou a fazer uma rápida participação em Salve-se Quem Puder, em 2020.

LÚCIA VERÍSSIMO

Lúcia Veríssimo encarnou o papel de Bárbara Souza Telles. Hoje, a artista se dedica à carreira de diretora – em 2017, dirigiu o filme Eu, Meu Pai e Os Cariocas. Sua última aparição como atriz na televisão foi em 2013, em Amor à Vida.

BETTY FARIA

Betty Faria deu vida à belíssima Marina Campos Sintra. Aos 80 anos, a veterana segue na TV Globo, sendo Salve-se Quem Puder (2020) seu último trabalho.

SUSANA VIEIRA

Susana Vieira interpretou a fria Gilda Pompeu de Toledo Blanco. Hoje, aos 78 anos, a atriz é um dos principais nomes da TV Globo – seu último papel foi em Éramos Seis, em 2019, mas atualmente apresenta seu próprio quadro no Se Joga.

MAYARA MAGRI

Mayara Magri encarnou o papel de Camila Sintra. A atriz está fora das telinhas desde 2009, quando participou de Toma Lá Dá Cá, mas tem se dedicado ao teatro – em 2019, atuou na peça Dois Perdidos Numa Noite Suja.

LUIS GUSTAVO

Luis Gustavo deu vida ao maquiavélico José Matos. Atualmente, o ator está há 3 anos fora das telinhas; em 2018, ele fez parte do elenco de Malhação: Vidas Brasileiras.

LUCINHA LINS

Lucinha Lins interpretou Angela Mendes Matos. A atriz deixou a TV Globo e estreou na Record TV em 2006, onde permanece até hoje – seu papel mais recente foi em Apocalipse.

GRACINDO JÚNIOR

Gracindo Júnior encarnou o papel de Ricardo Ribeiro. Em 2018, o ator fez parte do elenco de Magnífica 70, série da HBO

ANTONIO CALLONI

Antonio Calloni deu vida ao secretário Tomaz Siqueira. Aos 59 anos, o ator segue na TV Globo, sendo Éramos Seis (2019) seu último trabalho na televisão.

MAURÍCIO MATTAR

Maurício Mattar interpretou Sergio Toledo Blanco. Em 2013, o ator estreou na Record TV, em Dona Xepa, e segue até hoje na emissora. Atualmente, o veterano está no ar em Gênesis.

Narjara Turetta

Narjara Turetta encarnou o papel de Rafaela Toledo Blanco. Aos 54 anos, a atriz fez parte do elenco de Jezabel (2019), da TV Record.