Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / EXCLUSIVAS / PÓS-BBB

Ex-BBB Lumena Aleluia relembra perda de Marielle Franco após encontro no dia do assassinato: “Muito traumático”

Após o BBB21, ela conta como cicatrizou as feridas - as criadas no reality e as que surgiram da vida como militante

Laura Vicaria Publicado em 22/05/2021, às 11h43 - Atualizado às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fora do BBB21, Lumena Aleluia dribla o cancelamento e reflete sobre trajetória: “Focar na construção e não na desconstrução” - Reprodução/Instagram
Fora do BBB21, Lumena Aleluia dribla o cancelamento e reflete sobre trajetória: “Focar na construção e não na desconstrução” - Reprodução/Instagram

A participação de Lumena Aleluia no Big Brother Brasil 21 foi uma das mais marcantes da edição. Natural da Bahia e facilmente identificada por suas roupas multicoloridas e pelos jargões acadêmicos, a participante acabou se vendo no meio de polêmicas — e de muitas cobranças.

Três meses após sua eliminação, a soteropolitana está em processo de ressignificação. Em entrevista exclusiva para CONTIGO!, a psicóloga fez um relato da vida pós-programa e relembrou momentos que ficaram eternizados na internet como memes. 

Na conversa, ela também conta como sofreu a perda de Marielle Franco e diz que planeje investir na produção de conteúdo para a internet, uma forma de manter sua trajetória como militante e profissional da saúde.

A VOLTA AO MUNDO REAL

Assim que deixou a casa, Lumena teve um choque: aqui fora, ela percebeu que o público pegou pesado e não perdoou suas ações durante o jogo. Sem experiência com a cultura da internet, ela precisou ralar para compreender a dinâmica das redes sociais.

“O mais chocante foi entender o que é essa experiência de cancelamento, entender um pouco como a galera gasta onda, entender os memes… Eu fui apresentada a esse universo da internet de uma maneira obviamente dolorosa”, conta a psicóloga.

Apesar dos ensinamentos, ela não esconde que o primeiro contato com os julgamentos foi difícil. Mesmo não tendo uma taxa de rejeição tão alta quanto outros brothers, Lumena enfrentou ataques virtuais durante toda sua participação no reality: “No início, até eu fazer o exercício de separar o que era critica de jogo e o que era critica de cunho racista, lesbofóbico, xenofóbico e religioso, eu levei um tempo. E hoje eu entendo que sim, eu fui vítima de alguns crimes, de crimes digitais”.

A influencer ainda desabafou: “Minha família foi ameaçada, sobrou para um monte de gente, até para minha companheira. Foi um tempo até eu sair daquela bad. Por mais que a família tente te proteger, você fica querendo saber. Tive pânico, tive ansiedade, perda de memória… Hoje eu consigo falar mais de boa sobre isso, mas na época não, eu tinha vergonha de falar que eu tinha tido esses sintomas. Agora eu to mais de boa, com a terapia em dia (risos), voltei a assumir ‘meus b.o’ na internet. Mas foi barril”.

CICATRIZES

Embora não tenha sido seu foco na casa, o lado militante da baiana apareceu em muitas ocasiões. Esse aspecto fundamental de sua personalidade sofreu um baque há pouco mais de três anos quando Lumena Aleluia passou por um trauma ao sentir a morte de uma de suas maiores inspirações: Marielle Franco. No dia em que ela foi assassinada, a psicóloga havia participado de um debate na Casa das Pretas, região Central do Rio. Foi de lá que a vereadora saiu para nunca mais voltar.

“Hoje em dia eu também consigo falar mais abertamente sobre isso, eu participei de um evento muito traumático que foi a perda de Marielle. Foi ali que eu falei ‘não quero mais’, foi muito difícil sair daquela experiência.”, contou. Ela ainda reforçou que está buscando fechar este ciclo militante desde a perda da colega.

RECOMEÇO

Agora, com um leque de possibilidades de carreira pós-BBB, Lumena decidiu focar em sua carreira na internet. Em seus perfis nas redes sociais, já é possível encontrar alguns conteúdos, mas ela deu um spoiler exclusivo à CONTIGO! sobre o que planeja para o futuro.

“Estamos produzindo quadros como o “Pega Visão” que eu falo do porquê eu fui parar num reality, outro é o “Fluência em Luminês” que eu vou trazer algumas gírias baianas que eu trabalhei na casa.”

Com a ajuda de uma equipe técnica, com direito a assessoria de imprensa e outros profissionais com experiências na área virtual, Lumena se prepara para enfrentar as cobranças das redes sociais.

“Estou entendendo o que é ser figura pública, a responsabilidade de ter fãs, meninas que se inspiram comigo no cabelo, pele e sexualidade… Hoje eu entendo a importância, de assumir esse ‘b.o’ com responsabilidade. Eu entendo que muitas meninas se inspiram em mim”.

A musa ainda aproveitou para dizer que decidiu paralisar sua carreira como psicóloga. Porém, salientou que seus conteúdos terão um cunho sensível e cuidadoso, pois, mesmo não atuando mais clinicamente, sua visão voltada para a saúde não foi abandonada.

RESSIGNIFICANDO

Ensinamentos não faltaram para Lumena Aleluia. O BBB21 travou muitas discussões sobre quebras de preconceitos e o impacto das cobranças das redes sociais. Atualmente, em processo de cicatrização, a psicóloga  coloca em xeque muitos debates do reality.

“Aprendi sobre críticas construtivas, mas sempre refletindo sobre qual é o propósito de julgar o outro. Quando a gente julga, como a gente pode focar mais na construção e não na desconstrução? Eu acho que é uma refexão pra humanidade”.