Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / Amor e ódio

Última fase de 'Gênesis': De filho favorito a escravo, saiba o que levou José a ser amado pelo pai e odiado pelos irmãos

Saiba o que acontece com o próximo homem mais poderoso do Egito na última fase da trama bíblica da Record TV

Redação CONTIGO! Publicado em 05/09/2021, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que acontece com o próximo homem mais poderoso do Egito na última fase da trama bíblica da Record TV - Reprodução/ Record TV
Saiba o que acontece com o próximo homem mais poderoso do Egito na última fase da trama bíblica da Record TV - Reprodução/ Record TV

A sétima e última fase de Gênesis, da Record TV, estreou na última semana com foco na rivalidade da grandiosa família de Israel (Petrônio Gontijo). Todo o amor que o patriarca sente pelos filhos vai levá-los a iniciar uma guerra entre eles.

Baseado no Velho Testamento, o jovem José (Juliano Lahan), filho de Raquel (Thais Melchior) e Jacó/Israel, desperta o ódio dos irmãos por ser  um dos queridinhos do patriarca - além dele, Diná (Giovanna Coimbra), a única filha mulher e Benjamin (Marcus Bessa), o filho caçula, também recebem mais atenção do pai.

"A sétima fase de Gênesis vai mostrar também a relação com perdas e culpas. Israel é o grande patriarca, apesar de ter treze filhos, ele confia em apenas um para continuar sua descendência: José", pontuou Gontijo, em um vídeo de divulgação da trama na emissora de Edir Macedo.

O INÍCIO DO ÓDIO

Todos os outros descendentes de Israel são frutos de relacionamentos com suas outras esposas, e esses cultivam inveja e ódio pelo rapaz, por isso passam a desprezá-lo. Conforme vai crescendo, José se mostra cada vez mais próximo do pai. Já Israel não esconde de ninguém sua nítida preferência pelo filho.

Com um caráter inabalável, José se torna o filho que Israel tem mais confiança. Em uma das cenas, nos primeiros capítulos, o patriarca deixará claro, para a família e para o público, essa preferência. Tudo acontecerá quando o marido de Lia (Ingra Lyberato) designa o acento ao seu lado para o filho preferido, no entanto, a tradição é que este lugar seja destinado ao primogênito, Rúben.

A partir disso, José, que antes passava despercebido pelos irmãos, acabará sofrendo verdadeiros horrores por esse carinho que recebe do pai. De insultos a empurrões, o primogênito de Raquel passará alguns capítulos tentando ser aceito pelos irmãos e refletindo o motivo que o levou a ficar tão distante de tais.

O PRINCIPAL CULPADO

Gênesis mostrará que, apesar de todos os irmãos serem coniventes com a rejeição de José, Simeão (Igor Cotim) é o culpado por grande parte do ódio que os familiares sentem pelo jovem. É ele que colocará parte da família contra o rapaz, que não saberá lidar com a rejeição e com as constantes ofensas que ouvirá dos irmãos.

O intérprete de Rúben, Felipe Cunha, conta no vídeo divulgado pela Record TV como é a visão do primogênito de Israel: "Rúben ele não se conforma, porque era ele quem deveria ser o sucessor. Afinal de contas, ele era o primogênito biológico, mas uma atitude faz com que ele perca todos os créditos. Apesar dele não querer fazer mal a José esconde a verdade do pai."

PORQUE JOSÉ RECEBE TRATAMENTO DIFERENCIADO DO PAI

Existem alguns motivos para que José seja tratado diferentemente dos irmãos pelo pai. Fruto de um milagre, José nasceu na velhice de Jacó/Israel com grande amor de sua vida: Raquel. Ela era uma mulher estéril e a esposa mais amada.

Durante a infância, o patriarca vivia de paparicos com José que, até então, não despertava nenhuma reação nos irmãos por ser o caçula da família. Com o tempo, Raquel morre durante o parto de Benjamin e Israel se ver na obrigação de ser ainda mais presente na vida dos filhos que acabaram de ficar órfãos. Nessa época, Diná é quem ajuda o pai nessa difícil tarefa.

História de José é conhecida por muitos, mas em Gênesis ela será contada de uma forma especial que vai emocionar e surpreender vocês. José, assim como muito filhos nos dias de hoje, tem mais afinidade com o pai, ele é correto e escolhe seguir a mesma fé de Israel ao contrário dos seus irmãos”, garante o intérprete de José.

A inteligência do rapaz e fé no mesmo Deus sempre foi uma das motivações do marido de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). "Meu filho, presta atenção. Nenhum dos meus outros filhos é igual você. Ninguém valoriza Deus ou a promessa Dele como você. Quem dera um deles, só um deles se interesse em aprender, em usar a inteligência que Deus deu pra eles. Agora, você só me dá alegrias", diz Israel, em cena no folhetim.

FUTURO DE JOSÉ APÓS SER VENDIDO COMO ESCRAVO

Nas próximas cenas de Gênesis, José será vendido por seus irmãos e se tornará escravo no Egito. O rapaz ainda viverá muitos desafios para ter sua ascensão. Entre ser assediado pela esposa de seu senhor e ser condenado a prisão sem qualquer culpa, ele será guiado para caminhos que levará seu sucesso pessoal. 

Após o desprezo e injustiças, José terá uma reviravolta em sua vida. Ele serpa o responsável por  salvar o Egito interpretando dois sonhos do faraó sobre sete anos de fartura seguidos de outros sete de fome. Assim, ele será promovido de escravo e prisioneiro a governador do Egito, cargo tão alto que só fica abaixo do próprio faraó.

Embora esteja em fase final de gravação, o Gênesis não tem data para chegar ao fim e pode ficar no ar até o final do ano, o que dará mais tempo para a produção de sua substituta.

A novela Reis se baseia em vários livros do Antigo Testamento, que seguirão o formato do Gênesis, dividido em várias etapas. A obra contará a transição do governo israelense, que antes era governado por juízes e agora passa a ser governado por uma monarquia.