Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Críticas / CASA KALIMANN

Opinião: Ingênuo, programa de Rafa Kalimann no Globoplay decepciona ao apostar em formato confuso e banal

'Casa Kalimann', que estreia nesta quarta-feira (28) na plataforma da Globo, carece de relevância

Redação Contigo! Publicado em 28/04/2021, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ingênuo, programa de Rafa Kalimann deixa dúvidas sobre adequação do formato para o talento da ex-BBB - Reprodução/TV Globo
Ingênuo, programa de Rafa Kalimann deixa dúvidas sobre adequação do formato para o talento da ex-BBB - Reprodução/TV Globo

"Quando o mundo anda pesado demais, é bom a gente encher ele de cor", diz Rafa Kalimann ao abrir o Casa Kalimann, seu programa que estreia nesta quarta-feira (28) no Globoplay.

Essa visão ingênua e banal permeia todo o formato da atração, que carece de relevância.

Com a proposta de ser um talk show descontraído, a atração trouxe na estreia Rafael Portugal, que atualmente comanda o CAT BBB, quadro de humor do reality. Espontâneo e com uma grande capacidade de improviso, ele até tentou dar ritmo à atração, mas não é possível dizer que conseguiu cumprir o objetivo.

O cenário infantil, o figurino colorido e os quadros pouco criativos se tornam ainda menos atraentes se pensarmos no roteiro trivial. "Você é mais do doce ou do salgado?", pergunta ela após baixar uma cortina e exibir um pedaço do cenário repleto de doces e guloseimas em uma profusão de elementos típicos de programas infantis dos anos 90 ou de um clipe da Katy Perry. Soa fora de propósito.

Em um dos quadros, o "Nave Louca", o convidado é questionado sobre uma presença fictícia no Big Brother Brasil. A aposta de fazer uma referência à participação da apresentadora no reality é interessante, mas o quadro é uma sucessão de perguntas triviais que não servem como escada para que os convidados desenvolvam momentos minimamente divertidos. A impressão é que o roteiro nunca consegue atingir seu objetivo.

A inspiração de Casa Kalimann parece ser atrações consagradas como Tudo Pela Audiência, Lady Night e Ferdinando Show, comandado por apresentadores muito mais experientes e que dominam o palco como poucos. A falta de capacidade de improviso de Rafa Kalimann deixa uma dúvida: será que o formato foi o mais adequado para evidenciar as qualidades que ela mostrou ao público dentro do reality?

Ainda nesta temporada, a apresentadora recebe nomes como Lucas Penteado, Paulo Vieira, Fábio Porchat, Gkay e Simaria. Nem todos os quadros foram ao ar na estreia, o que também pode indicar que momentos melhores vão aparecer durante nos próximos episódios. Tomara que sim.