Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Cinema / É do Brasil!

'Democracia em Vertigem' quebra jejum e rende ao Brasil indicação ao Oscar

Documentário sobre impeachment de Dilma é indicado ao Oscar; veja

Redação Contigo! Publicado em 13/01/2020, às 09h41 - Atualizado às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Democracia em Vertigem' recebe indicação ao Oscar - Reprodução/YouTube
'Democracia em Vertigem' recebe indicação ao Oscar - Reprodução/YouTube

É do Brasil! O documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, está indicado a Melhor Documentário no Oscar!

A indicação quebra o jejum brasileiro, que está desde 2016 sem receber uma indicação em nenhuma categoria da premiação. A produção, exclusiva Netflix, fala a respeito de todo o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, a prisão de Lula e o impacto da enorme polarização política na sociedade brasileira, além de olhar para a história política recente do Brasil desde a redemocratização.

Para Petra, é a primeira indicação da carreira, embora seus longas anteriores, Elena e Olmo e a Gaivota, também tenham sido aclamados pela crítica.

Em um ano marcado pelo corte nos fundos de apoio ao audiovisual do governo federal, a indicação de um documentário fortemente político e que fala justamente dos "inimigos" do presidente Jair Bolsonaro é surpreendente. A Vida Invisível, longa de ficção enviado para concorrer à indicação, acabou ficando de fora da lista final.

A última indicação brasileira foi em 2016, com O Menino e o Mundo, indicado a Melhor Animação. O longa perdeu para DivertidaMente, da Pixar. Se Petra levar a estatueta por Democracia em Vertigem, o Brasil pode vencer pela primeira vez uma indicação com uma produção unicamente nacional.