Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Cinema / PODCAST

Cinema nacional: 10 filmes brasileiros mais premiados da história

Saiba mais sobre os filmes brasileiros que foram indicados a prêmios ou que chegaram a vencer; confira

Pâmella Gomes, sob supervisão de Victória Gearini Publicado em 20/07/2022, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Deus (à dir.) e Tropa de Elite (à esq.) - Divulgação / Globo Filmes / Universal Pictures
Cidade de Deus (à dir.) e Tropa de Elite (à esq.) - Divulgação / Globo Filmes / Universal Pictures

Você sabia que o cinema brasileiro tem uma ampla lista de filmes premiados na história? Ao longo dos anos a cinematografia nacional vem surpreendendo e mostrando o quanto cresceu no segmento.

E pensando nisso, com grandes produções indicadas na categoria de Melhor Filme, a Contigo! separou uma lista com 10 filmes brasileiros mais premiados que você precisa conhecer. Confira abaixo:

Cidade de Deus

Se tem um filme que marcou o cinema nacional, sem dúvidas foi o “Cidade de Deus”. O longa é um grande marco das telinhas com sua história marcante. A trama retrata a saga de um jovem negro e pobre, da favela “Cidade de Deus” que por meio da fotografia registra a rotina da comunidade. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme chegou a receber indicações ao Oscar, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Carandiru

Um clássico do cinema brasileiro é “Carandiru”, que com certeza é um filme inesquecível. O longa aborda em detalhes os bastidores deste antigo presídio brasileiro. Dirigido por Héctor Babenco, o filme é baseado na obra de Drauzio Varella, chamada “Estação Carandiru" e foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Tropa de Elite

Sucesso de bilheteria, “Tropa de Elite” conquistou o público brasileiro com a temática sobre o conflito entre traficantes e policiais. O longa retrata a saga do capitão da tropa de elite do Rio de Janeiro que tem como protagonista o personagem Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura. Dirigido por José Padilha, a trama chegou a ganhar, ainda, o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim.

Para saber mais sobre a lista completa dos filmes premiados do cinema brasileiro, ouça agora o podcast oficial da Contigo!, disponível nas melhores plataformas de áudio do país. 

Fique por dentro, ainda, de outros episódios inéditos. Clique aqui

Ouça o episódio:


NOVELAS / PODCAST

De volta as telinhas, a novela Pantanal está fazendo o maior sucesso com sua nova versão nas noites da TV Globo. Considerado um clássico, o remake é repleto de muitos conflitos, aventuras e amores, tudo do jeitinho que os telespectadores gostam! Confira aqui.