Beleza e Estilo Guia de beleza!

Skincare - Saiba como começar a cuidar da sua pele, assim como as famosas!

Dermatologistas ensinam os segredos para ter uma pele saudável e linda

quarta 17 outubro, 2018
Guia de Beleza - Aprenda a cuidar da sua pele
Guia de Beleza - Aprenda a cuidar da sua pele Foto:Reprodução Instagram

No tapete vermelho, nas premiações, nas fotos do Instagram, as famosas como Bruna Marquezine, Thaila Ayala, Giovanna Ewbank, estão sempre com a pele maquiada e impecável. No entanto, o segredo não está somente nas mãos do maquiador ou dos produtos usados, mas também no cuidado que elas têm com a pele, o chamado skincare. A máxima de quanto mais você cuidar da sua pele, mais incrível ela vai estar para ser maquiada é verdadeira. Por isso, preparamos um questionário da beleza para dois dermatologistas, a Dra. Fernanda Nichelle,  da MAC – Medicine & Aesthetic Clinic, e o Dr. Damiê De Villa, do Kurotel - Centro Médico de Longevidade & Spa, para ter todas as dicas de como começar a cuidar da pele como as famosas. Sempre, claro, converse com o seu especialista, para saber melhor sobre suas características, ok? Confira! 

Começo de tudo - Identifique a sua pele!

Para iniciar os cuidados, o ideal é saber qual o seu tipo de pele "A pele oleosa tem mais secreção sebácea e por esse motivo é mais brilhosa, principalmente na zona T, por exemplo. O ideal para saber o seu tipo de pele é conversar com seu dermatologista", afirma o Damiê. Mas, existem algumas dicas para reconhecer a textura, segundo Fernanda:

Pele oleosa apresenta uma textura gordurosa e brilhosa em todas as áreas, principalmente na testa, no nariz e no queixo. Também tem os poros dilatados, e por isso, pode ter tendência à acnes e cravos com mais facilidade.

Pele mista tem mais secreção e brilho, principalmente na região central da face, a famosa zona T (testa, nariz e queixo) Nas demais áreas, como pálpebras, têmporas, bochechas e maxilar, a pele é normal ou seca.

Pele sensível é a pele que tem pouca tolerância a cosméticos e aos fatores ambientais reagindo com ardor ou leve coceira mais facilmente. Esta sensibilidade também pode ocorrer com variações de temperatura, tornando a pele mais avermelhada e quente.

Pele seca tem pouca lubrificação sebácea. Pode ocorrer uma fina descamação e, além disso, a pessoa pode ter uma sensação de desconforto na pele, devido à pouca maleabilidade dela. Algumas áreas podem apresentar algumas linhas finas como rugas e um aspecto mais esbranquiçado. é aquela com aparência opaca, sem viço e um pouco áspera ao toque.

Siga a sequência de ouro - limpeza , hidratação e a fotoproteção!

Fernanda conta que o que todas as peles têm em comum é que todas necessitam de limpeza, hidratação e filtro solar. "Para limpeza de todos os tipos de pele, o sabonete deve ser aplicado duas vezes ao dia. De manhã, para retirar a oleosidade acumulada durante o sono, e antes de dormir, para remover as impurezas do dia. A única diferença é quanto à textura do sabonete", conta. 

Oleosa e mista: Peles oleosas e mistas podem usar sabonetes em barra ou em gel-creme, que tenham fórmulas que prometam remover o excesso de oleosidade com ativos específicos, como por exemplo o acido salicílico.

Seca: Quem tem a pele seca pode usar um sabonete que seja mais denso e cremoso, para conseguir hidratar também. E atualmente,  para quem está com a pele muito ressecada temos as opções de limpar com água micelar, que tem fórmula super leve e limpa sem agredir. 

Sensível: A limpeza da pele sensível também precisa ser mais leve para evitar qualquer irritação. O ideal são géis de limpeza sem sabão. A água micelar também pode ser uma boa solução.

Hidratação, a responsável pela pele perfeita!

É aqui que aquela maquiagem fica impecável e com alta duração. Damiê ensina que existe uma ordem de aplicação e que a hora de hidratar tende a vir antes do protetor solar. "A ordem de aplicação dos produtos deve ser a limpeza , hidratação e por último a fotoproteção. Caso você não abra mão da tonificação, ela deve acontecer entre a limpeza s a hidratação", diz ele. Fernanda dá dicas para cada tipo de pele.

Oleosa e mista: o hidratante deverá ter textura em gel, que é mais leve e absorve mais rápido. Para quem tem espinhas e cravos, o item também pode ter ação anti-acne. A aplicação deve ser realizada uma vez ao dia, após a limpeza da pele. 

Seca: Os cremes hidratantes para pele seca precisam ser mais encorpados e com mais ativos hidratantes. 

Sensível: Os cremes hidratantes para peles sensíveis podem ter substâncias calmantes, nicotinamida e camomila.

Protetor solar, o salvador!

O sol é um dos grandes vilões quando se fala de pele saudável. Ter um protetor solar que funcione para os UVA e UVB é imprescindível para a rotina de beleza. Recentes estudos, conta Damiê, classificam a vitamina C como um auxílio desse momento de barrar os raios solares. "A vitamina C é importante agente antioxidante. Ela costuma auxiliar na uniformização da coloração da pele. Alguns estudos mais recentes falam sobre o papel da mesma no auxílio a fotoproteção, através de sua ação antioxidante, o que nos leva a indicar sobre sua utilização também no período diurno", explica ele. "Existem diversos tipos e concentrações de vitamina C, cada um específico para um determinado tipo de pele e faixa etária. O indicado é limpeza com sabonete, seguido da água thermal ou tônico, então é a vez da Vitamina C seguida pelo hidratante e só após estes passos vem a aplicação do filtro solar. Consulte seu dermatologista para saber a melhor opção", alerta a especialista, que conta os protetores ideais para cada tipo de pele:

Oleosa e mista: O filtro solar precisa ser “oil-free” ou toque seco, sempre livre de óleos para evitar a sensação pegajosa na pele. Também pode ser com cor, substituindo a base de maquiagem e diminuindo a quantidade de produtos aplicados.

Seca: Os filtros em creme ajudam a hidratar ao mesmo tempo em que protege contra os raios solares.

Sensível: Quem tem a pele sensível também pode usar os filtros solar com fórmulas mais encorpadas e hidratantes para evitar o ressecamento, também vale usar o BB Cream, que já vem com FPS.

E aquelas máscaras de papel/tecido, hit da beleza coreana, elas funcionam mesmo?

Fernanda explica que o ideal é se certificar da procedência da máscara, visto que muitos ativos podem ser alérgenos (que podem causar alergia). "O que determina se funciona ou não é o ativo presente na máscara, e geralmente sua aplicação é semanal", diz ela. "As máscaras faciais apresentam em sua formulação agentes antioxidantes e hidratantes dependendo da sua finalidade. Elas auxiliam na penetração dos ativos na pele", conta Damiê.

Por Tainá Goulart
Leia Mais:

Notícias Recomendadas

  1. Fofoqueiro do programa Aqui na Band é atacado com ofensas e dá resposta consciente na web Colunista da Band sofre ataque homofóbico e rebate: 'Vamos resistir!'
  2. Apresentador e as filhas surgem diferentes em fotos de antes e depois na web. Compare! Filha de Silvio Santos mostra antes e depois da família ao comparar fotos
  3. Derrapou? Opinião da apresentadora ao falar sobre o desemprego dividiu os fãs Patrícia Poeta gera revolta após opinar sobre o desemprego no 'Encontro'
  4. Emagraceu? Bem mais sequinho, pai do filho da cantora surgiu em foto rara; veja Namorado de Marília Mendonça surge muito mais magro
  5. Apresentador choca ao falar sobre o valor de sua fortuna milionária para colunista Rodrigo Faro fala do valor de sua fortuna milionária, diz colunista
  1. Cantor surpreende e surge de mãos dadas com nova namorada em tapete vermelho, diz jornal Tá namorando! Tiago Iorc surge com nova namorada no Grammy Latino
  2. Sem papas na língua, ex de Zezé posou ostentando com carrão milionário; veja Zilu Camargo surge poderosa digirindo carrão de luxo e manda indireta
  3. Internautas vibram com comentário de Gabriel Medina para Priscilla Alcântara Novo casal? Gabriel Medina elogia Priscilla Alcântara e web vibra
  4. Sem sutiã, ela puxou a alça do vestido em foto em que exibe seus atributos Lívia Andrade puxa o decote em clique ousado e quase exibe tudo
  5. Apenas 3 dias depois de cirurgia, atriz surge sorridente e de shortinho em evento Larissa Manoela faz primeira aparição pública apenas 3 dias após cirurgia

ESPECIAL COLECIONÁVEIS

NOVELAS

  1. 1 Walcyr Carrasco entrega surpresas na última semana de A Dona do Pedaço
  2. 2 'A Dona do Pedaço': Abel pede Britney em casamento
  3. 3 'Bom Sucesso': Silvana teme perder Mário para Nana
  4. 4 'Éramos Seis': Marion visita Júlio no hospital e cria climão
  5. 5 Juliana Paes surge vestida de noiva nos bastidores de A Dona do Pedaço