Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Marcadas, finas, cheias... A sobrancelha passou por grandes mudanças ao longo do tempo. Acompanhe!

Ícones como Audrey Hepburn e Farrah Fawcett ditaram moda nos anos 1950 e 1970

Redação Contigo! Publicado em 02/06/2017, às 16h53 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Siga a linha do tempo das sobrancelhas - Reprodução/Internet
Siga a linha do tempo das sobrancelhas - Reprodução/Internet
Ao longo de várias décadas, as sobrancelhas ditaram moda com ícones como Audrey Hepburn, Farrah Fawcett e Sofia Vergara. Acompanhe a linha do tempo e surpreenda-se com as mudanças de formato e espessura.

Anos 1950

Segundo Fátima Bahia, pioneira em sobrancelhas e na técnica de micropigmentação 3D, nos anos 1950 elas eram arqueadas e remetiam sensualidade e determinação, como ditavam Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. “Eram bem marcadas no início e preenchidas ao longo do formato do comprido”, afirma.

Andrey Hepburn

Anos 1960

Nesta época, as sobrancelhas afinaram e assim os rostos perderam expressão. "É fácil notar que a sobrancelha mais fina também envelhece o rosto, deixando a sobrancelha mais apática”, diz Fatima que relembra que na época as mulheres costumavam raspar os pelos, com lâmina mesmo, e desenhava o arco com lápis. “O terror de qualquer designer!”, brinca. Um exemplo da época era a modelo Twiggy.

Twiggy


Anos 1970:

Nos anos 1970, as sobrancelhas permaneceram finas, mas mais naturais, sem o uso da maquiagem. “As loiras, como Farrah Fawcett deixavam as sobrancelhas clarinhas mesmo, sem o uso de lápis”, diz.

Farrah Fawcett

Anos 1980:

Este período marcou uma década de grandes mudanças. “As sobrancelhas passaram a ser grossas e bem definidas, às vezes com pêlos até demais, usadas por Malu Mader e Brooke Shields”. No entanto, não são arqueadas, e sim no formato mais reto, que deixa a mulher um pouco apática.

Brooke Shields

Anos 1990:

“As sobrancelhas tomaram formato mais arqueado, mas voltaram a ficar mais finas. O costume era limpar bem os excessos e deixá-las levemente arqueadas, como a modelo Cindy Crawford”, analisa a expert.

Cindy Crawford

Anos 2000

Começou a era de sobrancelhas definidas, mas ainda eram afinadas em relação a tendência atual. "Uma sobrancelha bem feita dá um up no olhar e rejuvenesce a mulher”, comenta Fátima. Dentre as famosas que lançaram moda, está Angelina Jolie.

Angelina Jolie

Anos 2010 até hoje:

As sobrancelhas grossas e preenchidas tomaram conta das capas de revistas e sites. “A mulher se conscientizou que uma sobrancelha mais cheia rejuvenesce e harmoniza o rosto”, afirma. A micropigmentação virou febre entre famosas e anônimas e ícones da década são Sofia Vergara e Cara Delevingne.

Sofia Vergara