Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

6 tendências do SPFW para usar agora (e depois também!)

Separamos as apostas mais quentes das passarelas, que vão dominar o Verão e o Inverno nos próximos meses

Por Tainá Goulart Publicado em 29/10/2018, às 17h12 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tendências do SPFW - Divulgação / Agnews / Brazil News
Tendências do SPFW - Divulgação / Agnews / Brazil News

Durante duas vezes por ano, o SPFW movimenta o universo fashion no Brasil e traz muitas tendências de moda, beleza, comportamento, acessórios, que costumam aparecer rapidamente no street style. E não foi diferente durante a 46º edição da maior semana de moda da América Latina, que foi recebida em um novo endereço, o Espaço ARCA, no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. Nas duas passarelas que receberam os desfiles, nomes desconhecidos e outros consagrados brilharam com suas coleções, que antecipam as tendências de Verão e Inverno para o próximo ano, já que a edição continua híbrida, com as grifes mostrando suas criações para as duas estações. Nossa editora de moda e beleza, Tainá Goulart, e a stylist Vivi Motta separaram as seis tendências que mais apareceram nas apresentações e que prometem bombar nos looks das mulheres brasileiras. 

1) ASSIMETRIA


Modem / Apartamento 03 / Água de Coco

Esqueça os cortes 'certinhos', aqueles que se encontram de ponta a ponta. A aposta das passarelas está na assimetria, que traz um toque de modernidade e imediatismo nas peças e, claro, nas produções. As saias, principalmente, receberam essa tendência, com as barras desniveladas, porém, elegantes e fluidas. "Vi muitas formas desconstruídas com assimetrias. As mangas e ombros também foram destaquem em várias marcas deixando a mulher ora mais poderosa ora mais feminina", explica Vivi. O legal é optar por peças mais moles, que costumam ter um acabamento melhor no corpo. Inclua camadas, com várias peças sobrepostas, para o inverno!

2) TOTAL WHITE


Two Denim / Handred / Osklen

O branco, sem dúvida, foi um dos destaque mais elegantes da temporada. Especialmente nos muitos tecidos naturais e artesanais, em conceito mais moderno, que apareceram nos desfiles. E o total white, ou todo branco, é um hit, seja ele em looks esvoaçantes ou mais justinhos, para uma balada, por exemplo. Os calçados brancos ou com detalhes da cor também vieram com força, como um equilíbrio para produções mais escuras. 

3) FLUIDEZ


Amir Slama / Lilly Sarti / João Pimenta Fem

Looks prontos para voar! Tecidos leves e pesados, porém fluidos, e com um caimento lindo estiveram presentes em muitos desfiles do SPFW, como se trouxessem a liberdade das estações para qualquer visual. Nas apresentações de Verão, a tendência fez companhia para maiôs e biquínis, como se fosse uma capa, sem contar fendas, decotes e recortes nas peças, que também chamaram a atenção. Já no Inverno, os tecidos ganham peso, com as malhas, tricôs e até o couro, e muitos babados, que proporcionam romantismo às escolhas femininas. 

4) MONOCROMÁTICO


Bobstore / Lilly Sarti / Apartamento 03

Aposte com todas as suas fichas nos looks monocromáticos, pois muitas marcas fizeram o mesmo em seus desfiles. A paleta de cores é bem variada, dando destaque ao azul royal e suas variações. Também aparecem as franjas, as bermudas e a alfaiataria desconstruída, que fazem parceria com a tendência de uma cor só. "Uma outra aposta que já se tornou desejo é o mood western, tipo vaqueiro, cowboy, sabe? Nem que seja numa bota para compor o look do dia a dia ou deixar o vestido de festa cool. Mas, essa é uma tendência que já está rolando no street style e que algumas marcas souberam aproveitar", contou a stylist.

5) TONS QUENTES


Patrícia Viera / João Pimenta Fem / Bobstore / Osklen

"Se tivesse que apostar em cores seriam o amarelo e laranja, mesmo que pontuais ou em estampas. Mas, eles apareceram em muitos desfiles, dando um toque de cor viva", adianta Vivi. E ela está certa, pois quase todas as apresentações trouxeram suas versões, nem que fossem detalhes, os tons quentes para a passarela. Casacos de frio, saias, bolsas com franjas e até as tendências de maquiagem carregaram as cores que prometem ficar por um bom tempo nas nossas escolhas. 

6) TRANSPARÊNCIA


Água de Coco / Patbo / Bobstore

Deixe o seu look mais sensual com as transparências, das mais ousadas às pontuais. Uma manga da blusa, um detalhe recortado com transparência e até o look todo apareceram nas passarelas do SPFW, tanto nos desfiles de Inverno e Verão. Ou seja, até o frio vai mostrar, sim, algumas partes do corpo. Essa textura também foi bastante combinada com peças de alfaiataria, outro destaque da temporada, que veio com forças amplas, bem modernas e confortáveis.