Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / Eita!

O que é gaslighting? Termo é usado em relação de Davi e Isabelle no BBB 24

Davi e Isabelle protagonizam diálogo controverso no BBB 24 e internautas apontam o gaslighting; saiba o que significa o termo

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 04/04/2024, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Davi e Isabelle protagonizam diálogo controverso no BBB 24 e internautas apontam o gaslighting; saiba o que significa o termo - Reprodução/Instagram
Davi e Isabelle protagonizam diálogo controverso no BBB 24 e internautas apontam o gaslighting; saiba o que significa o termo - Reprodução/Instagram

O Big Brother Brasil 24 continua surpreendendo o público com os embates entre os participantes. Recentemente, uma intensa discussão entre Davi e Isabelle agitou as redes sociais, levantando debates sobre um tema delicado: o gaslighting. Mas afinal, o que é esse termo e como ele se manifestou na interação entre os brothers?

Ontem (3), uma conversa entre Davi e Isabelle no jardim da casa gerou grande repercussão. Durante o diálogo, Davi expressou preocupação com uma suposta distância entre ele e Isabelle, indicando que ela estaria se aproximando mais de outras participantes. Essa situação desencadeou um debate sobre pressões no jogo e culminou em um confronto emocional na sister.

Gaslighting: Entenda o termo e sua aplicação no caso:

Gaslighting é uma forma sutil de abuso psicológico, no qual o agressor manipula a vítima a ponto de fazê-la duvidar de sua própria percepção da realidade. Neste contexto, Davi foi acusado de adotar comportamentos que se encaixam nessa definição, levando Isabelle a sentir-se desconfortável e pressionada durante a conversa.

+ BBB 24: Amizade abalada? Desentendimento entre Davi e Isabelle gera climão

Segundo a psicanalista Dra. Andrea Ladislau, o gaslighting é uma manipulação que enfraquece a autoestima e a confiança da vítima, tornando-a mais submissa e dependente. A falta de consciência da vítima sobre o abuso torna difícil a identificação e a denúncia desse tipo de comportamento.

A discussão entre Davi e Isabelle no BBB 24 despertou uma onda de reações nas redes sociais, com muitos usuários criticando o comportamento do participante como invasivo e abusivo. Essa situação reflete a importância de discutir e reconhecer sinais de gaslighting em relacionamentos e ambientes diversos.

Veja:

BBB 24: Davi detona sisters pelas costas após punição gravíssima: "Não escutam"

Em conversa com MatteusDavi Brito voltou a criticar Beatriz após a sister colocar todos no Tá com Nada do BBB 24, ao receber uma punição gravíssima. Ele aproveitou para reclamar também de Isabelle, que vem ignorando seus conselhos nos últimos dias.

"Não escuta não, não escuta. É Isabelle, é Bia, não escuta. As meninas tudo grande e não escuta", detonou o motorista. "Eu tô [com] 21 anos, cara. Parece que eu falo as coisas e acontece. 21 anos, 21 de idade. Tem coisa que a gente leva, brincadeira assim se vestido de vovó... Essas paradas são de boa, não influencia em nada. Mas, tipo assim, uma parada que não tem o que argumentar", completou. Saiba mais!