Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / EITA!

BBB22: Naiara Azevedo questiona Douglas Silva sobre etnia e brother diz: "Pesquisa"

Naiara Azevedo fez várias perguntas sobre etnia e termos racistas para Douglas Silva, mas parece que o ator não gostou de tantos questionamentos

Redação Contigo! Publicado em 23/01/2022, às 20h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BBB22: Naiara Azevedo questiona Douglas Silva sobre etnia e brother diz: "Pesquisa" - Reprodução/TV Globo
BBB22: Naiara Azevedo questiona Douglas Silva sobre etnia e brother diz: "Pesquisa" - Reprodução/TV Globo

A cantora Naiara Azevedo incomodou Douglas Silva no início da noite desse domingo (23) com algumas perguntas.

Durante conversa no gramado, ela fez diversas perguntas para o brother para saber se palavras como preta, mulata ou morena, eram adequadas ou consideradas racistas.

"Uma vez eu vi uma estudiosa falando que gostava de ser chamada de 'preta', outra falando que gostava de ser chamada de negra, outra de morena, existem duzentas formas de falar. O que você fala?", perguntou ela.

Douglas, então, respondeu: "Vai da pessoa, se eu quiser ser chamado de amarelo mesmo sendo negro". "Nunca vi você levantando uma questão dessa aqui dentro", comentou Naiara. "Me chamar de moreno eu não gosto, eu sou preto, eu sou negro", afirmou o ator.

Em seguida, ela fez mais uma pergunta: "Qual é a diferença do negro para o preto?".

Paciente, o brother explicou: "É, tem explicações de raça, etnia e outra de cor. Preto é cor, negro é raça, mas aí depois tem uma associação da palavra negro".

Continuando a conversa, a cantora disse: "Não é meu lugar de fala, mas se eu usar a palavra 'preto', a palavra 'negro' ou a palavra 'moreno', por eu estar falando, fica muito confuso. Uns veem e julgam, outros falam que tá falando da forma correta, 'Não, você tá falando da forma errada'. A gente fica perdido".

Naiara Azevedo também questionou a palavra "mulata" era bonita para utilizar ou não: "Eu li em um livro que não era legal, MAS antes nas escolas de samba nas letras das músicas não era referência?". No mesmo momento, Douglas rebateu: "Ignorância, ignorante falando".

Por fim, o ator pediu para ela procurar pesquisar sobre o assunto lá fora: "Nesse momento aqui, eu não vou te ensinar pro resto da vida. Quando você sair daqui, pesquisa mais. Quantas pessoas pretas tem no seu círculo de vida?".

A sister respondeu que já pesquisou o assunto em vários lugares e que tem "centenas" de pessoas negras em seu círculo de amizades.

"Pra você aprender, a pessoa tem que tá do seu lado, no dia a dia", disse Douglas. "Quando eu tenho intimidade com elas, é uma coisa. Quando eu não tenho, por eu ter um local de fala na sociedade, eu tenho obrigação de aprender o mais que eu puder pra dar exemplo. Eu queria aprender com você", finaliza a cantora.

PAREDÃO

O primeiro paredão do BBB22 está cada vez mais perto e o líder Douglas Silva tem uma decisão importante para tomar neste domingo (23).

Em conversa com Jessilane, ele desabafou sobre a responsabilidade de ser o primeiro líder da edição e ter que indicar alguém direto para a berlinda.