Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!
BBB / COLORISMO

BBB21: Equipe de Gilberto rebate falas de Nego Di sobre tom de pele do brother: "Duro de assistir"

A equipe de redes sociais do pernambucano se pronunciou após brother ser chamado de 'sujinho' e 'neandertal' por colegas de confinamento

Redação Contigo! Publicado em 05/02/2021, às 11h52 - Atualizado às 12h25

BBB21: Equipe de Gilberto rebate falas de Nego Di sobre tom de pele do brother - Reprodução/TV Globo
BBB21: Equipe de Gilberto rebate falas de Nego Di sobre tom de pele do brother - Reprodução/TV Globo

As falas de Nego Di e Karol Conká sobre Gilberto revoltaram muitos fãs do Big Brother Brasil 21 e causaram repercussão nas redes sociais.

Nesta sexta-feira (5), a equipe responsável pelas redes sociais de Gil se manifestou sobre as declarações, que colocaram em dúvida a autodenominação do brother como pessoa negra. Na ocasião, Nego Di chegou a falar que a cor do economista é apenas sujeira, e que com um banho ele ficaria branco.

No perfil do Instagram de Gilberto foi divulgado um comunicado que rechaça as falas e traz uma reflexão acerca do ser negro no Brasil. Confira na íntegra:

"Segundo o IBGE, a população autodeclarada negra e parda do Brasil somam mais de 56%. Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro

Nessa madrugada, tivemos a infelicidade de assistir os participantes invalidando sua cor (achando que eles são os detentores do poder de dizer quem é negro ou não), o chamando de 'sujunho', de 'neandertal', falando que ele deveria se esfregar com uma bucha e dar um 'jeito' no cabelo. Contestando se alguém teria dito para ele "'cara, tu é preto' e ele acreditou". Tivemos que ouvir a invalidade da autodeclaração 'quero que vocês enxerguem em mim que eu sou ruiva, eu sou verde', debochando e anulando toda uma luta a respeito da aceitação do negro, seja qual for o tom da pele negra.

Sabemos que a construção do que é ser negro no Brasil ainda é muito confusa para muitas pessoas, principalmente quando se trata de pessoas negras de pele clara. Entretanto, a discussão sobre o colorismo não pode ser feita com base no gostar ou não de alguém.

É triste que a gente tenha que ouvir este tipo de conversa. É duro de assistir e duro de engolir. Mas acreditamos que possamos refletir a partir dela sobre pautas ainda tão pouco discutidas e muito importantes para a união e o fortalecimento da população negra brasileira.

Pela movimentação do jogo, Gil agora será o novo alvo e já conseguimos sentir o tom que isso irá levar, seja invalidando sua cor ou usando de características da personalidade linda, brilhante e gritante do Gil para isso.

Estamos aqui fora por ele e não deixaremos que nenhum tipo de racismo e homofobia passem impunes.

O Gilberto representa uma parcela importante e significativa da sociedade e merece respeito por tudo que ele é e representa."