Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / ROBÔS

BBB20: Web pipoca com fakes e bots atacando Babu: ''Quem paga?''

Perfis falsos e robôs surgem em discussões sobre BBB20; veja

Redação CONTIGO! Publicado em 23/04/2020, às 17h06 - Atualizado em 01/05/2020, às 22h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bots e fakes atacam Babu nas redes sociais - Reprodução/TV Globo
Bots e fakes atacam Babu nas redes sociais - Reprodução/TV Globo

O uso de perfis falsos e robôs nas redes sociais tem sido mais e mais comum na política, mas de repente os chamados "bots" estão dominando até discussões sobre o BBB20.

Usuários do Twitter perceberam um aumento no número dos perfis dedicados a atacar a imagem dos participantes do programa, especialmente Babu Santana. São contas criadas há pouquíssimo tempo, com descrições claramente falsas e que, ou disseminam informações falsas, ou repetem as mesmas mensagens.

Nem todos são bots: muitas contas são de fato feitas por alguém que as alimenta manualmente, normalmente respondendo a publicações alheias ou repostando conteúdo. Muito comumente as tais contas podem ficar com a página principal em branco, com o conteúdo revelado apenas na aba "Tweets e respostas" do Twitter.

O surgimento de fakes é menos preocupante que o dos bots. Esses robôs não são fruto de trabalho manual direto, mas de programação, e costumam custar caro. Responsáveis por identificar palavras-chave nas publicações e responder com mensagens repetidas ou parecidas, os robôs geralmente aparecem para levar o assunto em uma direção. A tática é simples: o usuário da rede social vai receber a mensagem e vai tentar discutir a respeito, recebendo apenas mensagens pré-programadas. Assim, o assunto fica mais em pauta.

A campanha contra Babu revela também o medo de que ele saia vitorioso do BBB20. De fato, caso Babu sobreviva ao último paredão, deve brigar firme pelo título. Mas este último paredão pode ter resultados inesperados, principalmente se Thelma vencer a prova de imunidade e garantir seu lugar na final. Uma disputa entre Rafa, Manu e Babu certamente terá um outrora possível vencedor eliminado.

A ativista Andreza Delgado identificou um dos perfis falsos, com o nome de Penny Arguille, suposta "Advogada aposentada, lutando sempre a favor da legitimidade do movimento negro". O perfil, criado em fevereiro de 2020, já não existe mais quando do fechamento desta nota. As publicações eram carregadas de conteúdo contra Babu.

RATO DE SUCESSO

Desde que surgiu na cozinha VIP nesta quarta-feira (22), o rato Genilson — como ele tem sido carinhosamente chamado nas redes — ganhou popularidade e é, para muitos, o quinto participante da reta final do BBB20.

Como a internet não deixa nada passar batido, o pequeno roedor já até tem uma conta do Instagram no seu 'nome'. O objetivo? Estava escrito na bio do perfil @ratodobbb: "Quero passar o Hadson." Aparentemente, o intruso da casa mais vigiada do Brasil conseguiu. Com menos de um dia de existência, o perfil já conta com mais de 500 mil seguidores, contra os 270 mil do Hadballa.

Veja:

Ativista identifica perfil falso no Twitter

Perfil falso ataca Babu

Perfil falso já foi apagado