Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / Entendendo

BBB20: Por que Babu Santana se aliou aos vilões do reality?

Excluído e deslocado, Babu tenta mudar a narrativa do BBB20; entenda

Leandro Fernandes Publicado em 17/02/2020, às 09h17 - Atualizado às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que Babu se aliou a Prior e Lucas? - Reprodução/TV Globo
Por que Babu se aliou a Prior e Lucas? - Reprodução/TV Globo

Babu Santana é um ator, militante do movimento negro e tem um forte discurso a respeito de privilégios. Ainda assim, se aliou aos rapazes considerados vilões do BBB20.

Babu começou o jogo meio perdido e deslocado. É o mais velho da casa e o único negro junto com Thelma. Ele navegou entre os grupos no início, chegou a se aproximar de Hadson pouco antes da eliminação e depois flutuou em direção a Pyong e as meninas. Mas na última semana, o ator fez uma aliança com Lucas e Felipe Prior, dizendo que "agora fazia parte dos brucutus".

Essa fala entrega que Babu sabe que está do lado daqueles que devem ser mal vistos do lado de fora - ele sabe o que é uma narrativa. Sabe tanto que está tentando mudar a narrativa a todo momento, separando a casa entre "Fofos e Perfeitos" e os "Imperfeitos". As redes sociais estão reagindo lentamente, mais identificando o grupo dos rapazes como criadores de conflito que mexem com o jogo do que realmente os reconhecendo como excluídos.

A desconexão entre o discurso de Babu e a aliança é notável: ele reclama a respeito de uma "segregação elitista", mas se aliou a dois rapazes brancos que passaram todo o programa identificando mulheres como "falsas" e inimigas. Quando reagiram, foram vistas como "donas da verdade".

O que ocorre também é que Babu não foi aceito no grupo das meninas. Quando tentou se aliar, não foi assimilado e continuou excluído. Então, talvez numa tentativa de conseguir aliados, foi para o outro lado, tornando-se um alvo para votos, ainda mais com as brigas e reclamações sobre comida - que nunca atingiram o principal causador dos problemas, Lucas.

Vale um exercício de imaginação. Lucas e Prior parecem rapazes que passaram a vida sendo os centros das atenções: são bonitos, populares e se encaixam em todos os padrões para serem bem aceitos na sociedade. A exclusão no BBB20 deve ser a primeira vez em que enfrentam esse tipo de situação. Babu, por outro lado, passou a vida se identificando com os excluídos. São pessoas totalmente diferentes, mas se uniram pela narrativa (um tanto estranha) de serem os "rejeitados".

Se o público vai comprar essa narrativa? Saberemos nesta terça-feira, em que temos uma chance considerável de ver Victor Hugo eliminado.