Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / BBB21

Ana Maria Braga aproveita participação de Lumena e propõe debate racial no Mais Você: "As diferenças existem"

Programa surpreendeu ao deixar intrigas de lado para apostar em uma conversa informativa sobre questões raciais

Redação Contigo! Publicado em 03/03/2021, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lumena participa do Mais Você - Reprodução/TV Globo
Lumena participa do Mais Você - Reprodução/TV Globo

A psicóloga Lumena participou do Mais Você desta quarta-feira (3) e repercutiu sua participação controversa no Big Brother Brasil 21. Em conversa com Ana Maria Braga, ela mostrou sinceridade.

Ao contrário do que se esperava, a conversa foi transformada em um debate informativo sobre questões raciais, assunto que acabou aparecendo em momentos da participação da psicóloga na competição.

"No fundo eu já estava elaborando o sentimento de uma eliminação. Com muita consciência da minha entrega, dos riscos. Foi um choro que não veio fisicamente, foi algo que já estava me preparando emocionalmente. Queria encerrar aquele ciclo com dignidade", disse ela.

Questionada sobre o principal motivo de sua saída, ela desabafou. "Acho que me perdi por conta de escolhas lá dentro. A gente vai tentando se apegar ao que é possível dentro de uma experiência que é muito intensa. Eu fiz alianças com pessoas, escolhas que me organizavam e me desorganizavam. Meu lado competidora, minha estratégia de jogo, foi ficando em segundo plano."

QUESTÕES RACIAIS

Na conversa, ela foi questionada sobre a relação com Carla Diaz. Durante sua trajetória, a psicóloga fez comentários que geraram um debate aqui fora.

"Eu não consegui lidar muito bem lá dentro. Eu não consigo me isentar de falar de categorias que fazem parte da minha vida. Eu fui uma menina negra que cresceu com pouquíssimas referências numa área que eu amo que é o entretenimento. Isso aciona um debate de relações raciais. Porque o que o entretenimento brasileiro privilegia são meninas brancas como a Carla e não como as minhas."

Ela disse que não queria ter tocado no tema, mas não conseguiu fugir de questionamentos. "Eu infelizmente fiz esse tipo de correlação, mas foi o que foi possível analisar. Não sei como isso repercutiu porque eu não fui tocar nessas questões. Mais lá as jornadas se tocam e criam essas questões."

Na conversa, Ana Maria Braga ouviu, acolheu e até ouviu uma especialista que explicou o conceito de branquitude, termo muito presente no debate racial. "As diferenças existem", disse ela ao questionar a psicóloga.

"É importante que a gente fale, o debate racial é sobre buscar humanidade, igualdade de oportunidades, respeito, equidade", declarou a psicóloga.

NA MIRA

Ao que tudo indica, Gilberto e Sarahjá têm um alvo para a próxima formação do Paredão. No Quarto Cordel do Big Brother Brasill 21, na madrugada desta quarta-feira (03), brothers avaliam o futuro de Carla Diaz no jogo.