A trama escrita por Walcyr Carrasco ganhou destaque na época por seu enredo romântico; veja - Reprodução/SBT
Relembre

Novela 'Fascinação' estreava há 23 anos no SBT para bater de frente com a Globo; veja como está o elenco hoje

A trama escrita por Walcyr Carrasco ganhou destaque na época por seu enredo romântico; veja

Redação Contigo! Publicado em 25/05/2021, às 17h30

Há 23 anos, estreava no SBT a novela Fascinação, escrita por Walcyr Carrasco. Com Regiane Alves, Marcos Damigo, Caio Blat e Mariana Ximenes, a trama foi lançada às pressas para o horário nobre da emissora para competir com a concorrente Torre de Babel, de Silvio de Abreu, na Globo. A aposta acabou dando certo e o sucesso foi inegável. 

O autor desenvolveu a novela para o SBT após escrever Xica da Silva (1996/97), exibida pela Rede Manchete com grande sucesso. No entanto, o autor era contratado da emissora não como autor e sim como assessor de teledramaturgia, onde analisava capítulos de novelas mexicanas e dava seu parecer quanto a serem ou não aproveitadas pela emissora.

Ao ser questionado por Sivio Santos sobre o motivo de escrever uma trama para a concorrência em segredo – ele assinou com o pseudônimo Adamo Angel –, Walcyr declarou a vontade de desenvolver novelas e que não havia tido essa oportunidade até ali. Ele então recebeu o aval do Homem do Baú que autorizou que ele criasse uma história nova.

Segundo Walcyr Carrasco, Fascinação foi pensada como uma alternativa romântica. Ele acredita que a trama pode ter conquistado a audiência "órfã" de Por Amor, a novela anterior a Torre de Babel.

"Por Amor' era um melodrama romântico, como a novela do SBT, e tinha alguns traços das tramas mexicanas. 'Torre de Babel' só voltou a ter bons índices de audiência depois que se tornou mais romântica", disse Carrasco, em uma entrevista na época para a Folha de São Paulo.

Após pouco mais de duas décadas de sua estreia, muita coisa mudou. Separamos um antes e depois do elenco de Fascinação para você matar a saudade. Confira:

Regiane Alves

A atriz interpretou a mocinha Clara. Atualmente, a artista pode ser assistida na reprise de A Vida da Gente, na Globo.

Marcos Damigo

O artista viveu o galã Carlos Eduardo, par romântico de Regiane Alves. O ator está fora da TV desde 2016, quando participou de um dos episódios de O Outro Escritor, pelo Canal Futura. Atualmente se dedica ao cinema.

Heitor Martinez Mello

O ator interpretou o vilão Alexandre na trama. Seus últimos trabalhos foram na Record TV, em 'Gênesis', 'Amor sem igual', 'O Rico e Lázaro'  e 'Os 10 Mandamentos.

Glauce Graieb

A atriz viveu a vilã Melânia, mãe de Carlos Eduardo. Seu mais recente trabalho na TV foi na novela infantil Carrossel (2013).

Samantha Monteiro

A artista teve destaque na trama ao interpretar Berenice, esposa de Carlos Eduardo. Longe da TV, a atriz já declarou vontade de voltar a atuar.

Míriam Mehler

A atriz deu vida a personagem Guiomar. Aos 84 anos, a artista comenta sobre o desejo de voltar às telinhas.

Mariana Ximenes

Ximenes interpretou a jovem Emília, prima de Berenice. Atualmente, a atriz está escalada para a trama de época da Globo, Nos Tempos do Imperador.

Caio Blat

O ator viveu Gustavo, irmão de Carlos Eduardo e filho de Melânia. O artista está no elenco de Império, novela reprisada atualmente, na Globo.

Luiz Carlos de Moraes

O veterano deu vida a Manoel Gouveia, padrinho de Berenice. Atualmente, o ator está longe da TV.

Ademir Zanyor

O artista foi Malaquias, advogado de Clara que sempre a ajudou. Hoje, ele deixou tudo para trás por um chamado maior: se converteu à igreja evangélica.

Mariana Ximenes Regiane Alves Caio Blat Walcyr Carrasco Silvio de Abreu Torre de Babel Glauce Graieb Fascinação Samantha Monteiro Heitor Martinez Mello Ademir Zanyor Marcos Damigo Míriam Mehler Luiz Carlos de Moraes

Leia também

Globo sofreu censura após estrear primeira novela diária há 59 anos


Renascer: Em um acesso de raiva, Tião ameaça Inocêncio com uma arma


Família É Tudo: Vênus tenta lutar contra bandido e acaba no chão


No Rancho Fundo: Zefa Leonel se arrisca em gruta e encontra tesouro


Paraíso Tropical: Bebel e Olavo driblam 'politicamente incorreto' 17 anos depois


Lucy Ramos pontua representatividade em Família é Tudo: 'Todos os pretos têm personagens relevantes'