Relembre a carreira ilustre
do ator Luis Gustavo

Luis Gustavo, o intérprete dos eternos Mario Fofoca e tio Vavá nos deixou no dia 19 de setembro, aos 87 anos, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.

Luis Gustavo Sánchez Blanco é um veterano na teledramaturgia brasileira. Nascido na Suécia em 1934, ele 'adotou' o Brasil como seu país do coração e viveu em Itatiba, no interior de São Paulo, até seus últimos dias de vida.


O grande ‘Tatá’, apelido que o acompanhou por toda a vida e como era conhecido entre os mais íntimos, estreou em novelas com ‘Se o Mar Contasse’, de Ivani Ribeiro, na TV Tupi, em 1964.


Em 1968, antes de faz seu primeiro folhetim na Globo, o artista participou da criação de um marco da telenovela brasileira, ‘Beto Rockfeller’.

Com ‘Beto Rockefeller’, o merchandising entrou nas novelas de forma extra-oficial. Uma empresa de medicamentos aproveitou que o protagonista bebia muito uísque e pagava uma taxa cada vez que o artista aparecia usando os seus comprimidos.


Foi em 1976, que o artista interpretou pela primeira vez uma trama global. Ele fez o playboy Ricardo, na primeira versão de ‘Anjo Mau’.

Desde então, o astro deu vida a outros personagens icônicos que caíram no gosto do público, como o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin na primeira versão de ‘Ti Ti Ti’ (1985), e o músico cego Léo em ‘Te Contei?’ (1978).

No entanto, o papel mais memorável do ator é, sem dúvida, o desajeitado detetive particular Mario Fofoca em 'Elas por Elas' (1982). Um homem atrapalhado, desastrado e esquecido, que estava sempre atraindo a má sorte.

Mais tarde, após o grande sucesso do personagem, Luis Gustavo estrelou o mesmo papel na série homónima e no filme ‘As Aventuras de Mário Fofoca’.

Por vários anos, Luis Gustavo também interpretou Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa de comédia dominical da TV Globo 'Sai de Baixo' (1996/2002), criado por ele e o ator Daniel Filho.

Seus últimos trabalhos na emissora foram ‘Brasil a Bordo’ e ‘Malhação: Vidas Brasileiras’, ambos exibidos em 2018.

EDIÇÃO: GUSTAVO CORREIA

TEXTO: Gabriela Cunha

CRÉDITOS: Reprodução/
TV GLOBO/TV TUPI