Rayssa Leal,
sensação do skate brasileiro

O Brasil se uniu para parabenizar a mais nova sensação do país no último domingo (25). Com apenas 13 anos
e menos de um metro e meio, Rayssa Leal juntou os corações brasileiros ao conquistar medalha de
prata nas Olimpíadas de Tóquio na categoria
Street Skate Feminino.

Mas quem é Rayssa? Também conhecida como ‘Fadinha’, a pequena skatista nasceu em Imperatriz, no Maranhão, e colocou os pezinhos sobre as quatro rodas com
apenas 6 anos.


A paixão da nossa campeã se tornou real quando ela ganhou um skate de seu pai, Haroldo. Porém, a fama da maranhense chegou um pouco depois.


Tony Hawk, o nome mais famoso no skate, compartilhou um vídeo da jovem mandando um 'heelflip' vestida
de fada — foi assim que o tão famoso apelido surgiu.

‘Tonyzinho’, como chamado pela atleta, mantém uma amizade com Rayssa até hoje. Ele até mesmo esteve presente em Tóquio para ver a mais nova subir no pódio com apenas 13 anos.


A Fadinha atualmente ocupa o segundo lugar no
Ranking Mundial do skate, porém suas rodinhas começaram a ver competições em Blumenau, Santa Catarina, quando embarcou com a mãe sem dinheiro
para a passagem de volta.

Agora vice-campeã, Rayssa pode compartilhar o palco olímpico com Letícia Bufoni — uma de suas maiores inspirações. Letícia não chegou a ser classificada na semi-final da modalidade, mas vibrou com a pequena o tempo todo.

Na verdade, a amizade entre a Fadinha e a veterana começou em 2015, quando a dupla se conheceu no ‘Esporte Espetacular’ antes do Dia das Crianças.

Rayssa foi às Olimpíadas sem o auxílio da Bolsa Atleta por ter menos de 14 anos, sendo assim, a skatista conta apenas com a ajuda da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e dos patrocínios.

A atleta também levou sua eterna companheira para Tóquio, a mãe. Por ser menor de idade, Rayssa teve a chance de contar com a presença de um responsável e até mesmo fez questão de exaltar os pais em seu discurso de vitória

EDIÇÃO: GUSTAVO CORREIA

Texto: Laura Vicaria

Créditos: Reprodução/
Instagram