Ítalo Ferreira, a vida do medalhista de ouro no surf

Mesmo após a derrota de Gabriel Medina na semifinal e na disputa pelo bronze, o Brasil não ficou sem medalha no surfe. O país conquistou o lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Tóquio com Ítalo Ferreira

Nascido em 1994, o atleta cresceu em Baía Formosa,
no Rio Grande do Norte, lugar onde mora até hoje


Filho de pai pescador e mãe que trabalhava na pousada onde a família morava, ele começou a surfar usando como prancha a tampa da caixa de isopor onde seu pai guardava os peixes


Aos 10 anos ele ganhou sua primeira prancha e treinava no 'quintal' de casa. Com a mesma idade ganhou um primeiro campeonato local

Não demorou para ele ser descoberto por um diretor de marketing de uma grande marca de surfe, que abriu as portas para a carreira profissional no esporte.


Aos 17 anos, em 2011, foi bicampeão mundial Pro Júnior.
Em 2014, foi campeão brasileiro, se classificando para integrar a Liga Mundial do Surf (WSL).

Com 21 anos, o surfista surpreendeu na primeira temporada, do WSL em 2015, após terminar como sétimo melhor do mundo e vencer o prêmio de 'Rookie Of The Year', o melhor novato do ano.

Em 2019, foi campeão mundial da World Surf League (WSL), após uma vitória em Pipeline, no Havaí, sobre o bicampeão Gabriel Medina. Ítalo se tornou o terceiro brasileiro a conquistar o título mundial.

Em 2021, Ítalo Ferreira se torna o primeiro surfista no mundo a receber a medalha de ouro pelo esporte nos Jogos Olímpicos, após derrotar o japonês Kanoa Igarashi.

Após a vitória, Ítalo Ferreira pretende inspirar outros jovens surfistas. Por isso, vai criar um instituto em sua terra natal no Rio Grande do Norte, com o objetivo de atender crianças de Baía Formosa e dar melhores oportunidades no surfe.

EDIÇÃO: GUSTAVO CORREIA

Texto: Julia Palmieri

Créditos: Reprodução/
Instagram